Um lobo-guará macho foi encontrado atropelado e morto na estrada que liga o bairro barreira à comunidade de São Gonçalo em Conselheiro Lafaiete. O animal foi encontrado pelo estudante de ciências biológicas, Demétrio Alves que atua em um projeto socioambiental no município.
Há quase 10 anos, o estudante realiza levantamento da fauna de Conselheiro Lafaiete voluntariamente. “Hoje infelizmente presenciei esta situação do lobo-guará morto. Não acho que quem atropelou deveria ser culpado. Acidentes acontecem, mas a pessoa teria sim que arcar com a responsabilidade e ter consciência ambiental. Chame o bombeiro, leve-o animal para a zoonoses, liga para polícia ambiental ou faça alguma ação que seja eficaz para que a morte do animal seja impedida numa situação dessas”, comentou.
Segundo Demétrio a lobo-guará é o maior canídeo da América Latina e com a morte de um mamífero de grande porte na região. Isso gera problemas de desequilíbrio ecológico muito sérios que afeta a população direta e indiretamente. Esses animais são extremamente importantes para o meio ambiente.
“O lobo-guará é o semeador dos campos. Como ele se alimenta de muitas frutas e roda muito, anda cerca de 20 quilômetros por dia, o animal urina e defeca em vários lugares para marcar território. Ele espalha sementes por onde passa e por isso falamos que o lobo-guará é semeador de diversas árvores. Os lobos podem ajudar os produtores rurais porque comem animais que muitas vezes, podem explodir e virar pragas porque têm alto potencial reprodutivo como ratos que invadem grandes plantações e causam doenças como a leptospirose”, explicou o estudante.
Deixar Um Comentário