“Lispectorante”: Filme com Marcélia Cartaxo mistura Clarice Lispector, fantasia e crítica social nos cinemas
A atriz paraibana já interpretou Macabéa no premiado filme A Hora da Estrela de 1985. A personagem foi criada por Clarice Lispector em seu último livro pouco antes de morrer.
LISPECTORANTE, novo longa da diretora pernambucana Renata Pinheiro ("Carro Rei", "Amor, Plástico e Barulho"), chega aos cinemas brasileiros em 8 de maio, com distribuição da Embaúba Filmes. Uma produção Aroma Filmes, o longa traz a atriz Marcélia Cartaxo, que protagonizou a clássica adaptação de “A Hora da Estrela”, como uma mulher com sede de viver, que encontra na fantasia uma maneira de encarar a dura realidade da vida.
Como o título bem sugere, LISPECTORANTE é inspirado por reflexões de Clarice Lispector, uma das autoras mais importantes do século, que morou no bairro da Boa Vista, em Recife, antes de se mudar para o Rio de Janeiro. É justamente ali, numa região da capital pernambucana tão cheia de história e, ainda assim, abandonada, que o espectador é apresentado à protagonista Glória Hartman (Cartaxo).
Passando por uma crise existencial e financeira, Glória volta para sua cidade natal em busca de um recomeço. Porém, mais do que um reencontro consigo mesma, a mulher descobre nas ruínas onde morou a escritora um chamado para o fantástico, capaz de se sobrepor à dureza da realidade.
“O filme se passa durante as semanas que antecedem um carnaval de rua, na vida de uma mulher que, assim como os artistas, tem a necessidade de transformar as coisas para tornar a realidade maior”, explica Pinheiro, cineasta premiada nos festivais de cinema de Gramado e Brasília. "LISPECTORANTE é um filme sobre o esquecido, o ignorado, o inexistente. Sobre a alma de uma mulher de 60 anos, uma cidade abandonada, um sobrado em ruínas e um andarilho romântico.
Com uma narrativa original e lírica, LISPECTORANTE convida o espectador a refletir sobre memória e desejo através do olhar doce, ávido e curioso de uma mulher madura. Além de Cartaxo, o longa ainda é estrelado por Pedro Wagner, Grace Passô, Clara Pinheiro, Gheuza e Karina Buhr.
Com distribuição da Embaúba Filmes, LISPECTORANTE estreia em 8 de maio nos cinemas.
Sinopse
Glória Hartman, uma mulher madura que atravessa uma crise existencial e financeira, volta para sua cidade natal, que passa por um processo de abandono. Através de uma fenda nas ruínas de onde morou a escritora Clarice Lispector, Glória começa a ver cenas fantásticas que vão alterar sua vida.
Ficha técnica
Direção: RENATA PINHEIRO
Roteiro: RENATA PINHEIRO e SERGIO OLIVEIRA
Empresa Produtora: AROMA FILMES
Produção: SERGIO OLIVEIRA
Direção de Arte: JOANA CLAUDE e ANANIAS DE CALDAS
Fotografia: WILSSA ESSER
Montagem: RENATA PINHEIRO e QUENTIN DELAROCHE
Elenco: PEDRO WAGNER, GRACE PASSÔ, CLARA PINHEIRO, MARCÉLIA CARTAXO e GHEUZA, KARINA BUHR
Sobre Renata Pinheiro
Premiada roteirista e diretora, iniciou a carreira em cinema como diretora de arte — sendo vencedora dos prêmios Fénix e Platino, no México. Seus filmes estrearam em importantes festivais, como a Quinzena dos Realizadores em Cannes, Roterdã, Locarno, Rio de Janeiro e Gramado. Realizou Amor, Plástico e Barulho (2013), Açúcar (2017) e Carro Rei, eleito Melhor Filme no Festival Gramado 2021.
Sobre a Aroma Filmes
Fundada em 2008 pelos diretores Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira, a Aroma Filmes conquistou ao longo de seus 17 anos, uma sólida reputação no cinema brasileiro contemporâneo. A empresa produziu seis longas, quatorze curtas-metragens e uma série de TV. Todas estas obras foram selecionados em prestigiados festivais de cinema nacionais e internacionais, como Quinzena dos Realizadores-Festival de de Cannes, Festival de Cinema de Locarno, IFFR (Holanda), Fantasia International Film Festival (Canadá), Fantastic Fest (USA), BIFFF (Belgica), Bifan (Coreia do Sul) e muitos outros.
Sobre a Embaúba Filmes
A Embaúba Filmes é uma distribuidora especializada em cinema brasileiro, criada em 2018 e sediada em Belo Horizonte. Seu objetivo é contribuir para a maior circulação de filmes autorais brasileiros. Ela busca se diferenciar pela qualidade de seu catálogo, que já conta com mais de 50 títulos, investindo em obras de grande relevância cultural e política. A empresa atua também com a exibição de filmes pela internet, por meio da plataforma Embaúba Play, que exibe não apenas seus próprios lançamentos, como também obras de outras distribuidoras e contratadas diretamente com produtores, contando hoje com mais de 500 títulos em seu acervo, dentre curtas, médias e longas-metragens do cinema brasileiro contemporâneo.
Deixar Um Comentário