Linha férrea que recebeu Dom Pedro II em sua primeira viagem será reinaugurada

Além de ter recebido membros da família real, a ferrovia também foi palco de um importante evento histórico.

Home » Linha férrea que recebeu Dom Pedro II em sua primeira viagem será reinaugurada
Por João Paulo Silva Publicado em 10/06/2025, 17:12 - Atualizado em 10/06/2025, 17:12
Foto — Reprodução/Prefeitura de Cruzeiro Siga no Google News

O município de Cruzeiro, no Vale do Paraíba, se prepara para um momento histórico: a reabertura de parte da ferrovia da Serra da Mantiqueira, que conecta os estados de São Paulo e Minas Gerais. O trecho, que já recebeu o imperador Dom Pedro II em sua inauguração em 1884, voltará a operar a partir do dia 5 de julho, coincidindo com o primeiro encontro de ferromodelismo da cidade.

O trajeto do trem turístico partirá da Estação Central de Cruzeiro com destino à Estação Rufino de Almeida, percorrendo um trecho de 4,5 quilômetros já restaurados, segundo a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), entidade responsável pelo projeto.

Além de recuperar parte da linha original, há planos para expandir a conexão ferroviária até São José dos Campos, onde está sendo avaliada a implementação do Trem Intercidades Eixo Leste, que ligará a cidade à capital paulista.

Outro ponto estratégico que pode ser recuperado no futuro é o Túnel da Mantiqueira, trecho de 997 metros que liga Passa Quatro, em Minas Gerais, a Cruzeiro, mas que permanece desativado.

A ferrovia da Minas-Rio, como foi originalmente concebida, tinha o objetivo de unir Minas Gerais ao estado do Rio de Janeiro. No entanto, os planos não se concretizaram e o percurso foi interrompido em Cruzeiro.

Além de sua importância histórica como rota ferroviária, a ferrovia também teve papel estratégico durante a Revolução Constitucionalista de 1932, servindo de cenário para batalhas e registrando diversas baixas.

Com essa reinauguração, os trilhos voltam a conectar passado e presente, promovendo não somente turismo, mas também a preservação do patrimônio ferroviário e cultural do Brasil.

Deixar Um Comentário