Legislação brasileira de Patrimônio Cultural é discutida em seminário em Ouro Preto

O evento conta com cerca de 400 participantes, entre integrantes do Ministério Público, profissionais, estudantes, especialistas e comunidade jurídica interessada no tema

Home » Legislação brasileira de Patrimônio Cultural é discutida em seminário em Ouro Preto
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 05/04/2023, 08:05 - Atualizado em 05/04/2023, 08:08
Foto – Reprodução. Crédito – MPMG Siga no Google News

Teve início nesta terça-feira, 4 de abril, na cidade histórica de Ouro Preto, o Seminário Nacional de Direito do Patrimônio Cultural, com o tema: “Radiografia da Legislação Brasileira de Patrimônio Cultural: Propostas de Aperfeiçoamento diante de Novos Paradigmas Ético-Jurídicos”. O evento conta com cerca de 400 participantes, entre integrantes do Ministério Público, profissionais, estudantes, especialistas e comunidade jurídica interessada no tema, e é realizado no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop)  até quarta-feira, 5 de abril.

O seminário é palco de debates sobre a estruturação orgânica da legislação de proteção do Patrimônio Cultural no Brasil e foi pensado como espaço para diálogo, tendo como princípios norteadores o pluralismo, a inclusão, a diversidade, a acessibilidade e a democracia participativa. 

O evento, promovido pela Coordenadoria de Patrimônio Cultural do Ministério Público de Minas Gerais (CPPC-MPMG) e pelo Núcleo de Pesquisa em Direito do Patrimônio Cultural (Nepac) da UFOP, conta com a participação de ícones da defesa do patrimônio cultural brasileira e tem o apoio de cerca de 150 entidades do país. 

A programação incluiu, nesta terça-feira, painel sobre a “Radiografia da Legislação Brasileira de Patrimônio Cultural: Lacunas Jurídicas”, com Ana Maria Moreira Marchesan (MPRS), Hermano Fabricio Oliveira Guanais e Queiroz (TJBA) e Rodrigo Vieira Costa (UFERSA), além da mediação da promotora de Justiça Giselle Ribeiro de Oliveira. Além disso, foram abordados os “Novos Paradigmas Ético-Jurídicos na Proteção do Patrimônio Cultural”, painel que teve a participação de Francisco Humberto Cunha Filho (AGU e UNIFOR), Carla Amado Gomes (Universidade de Lisboa) e Leonardo Barci Castriota (UFMG e ICOMOS). 

Foto - Reprodução. Crédito - MPMG

O “Federalismo Brasileiro e as Possibilidades de Fomento e Financiamento do Patrimônio Cultural” foi outro tema debatido por Mário Ferreira de Pragmácio Telles (UFF e PEP/IPHAN), Cecília Nunes Rabêlo (IBDCULT) e Sandra Rafaela Magalhães Corrêa -(IPHAN). 

A abertura do seminário teve a participação do prefeito de Ouro Preto e de representantes do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), UFOP, Iepha, Iphan, entre outros órgãos ligados à defesa do Patrimônio Cultural. Foi aberta ainda a mostra “Vivências no Patrimônio”, com a apresentação de iniciativas de todo o país ligadas à área. 

O corregedor-geral do MPMG, Marco Antônio Lopes de Almeida, na abertura, reforçou a importância de se debater o tema, especialmente em um evento no estado o qual ele caracterizou como “verdadeiro tesouro histórico e cultural”. “A proteção do patrimônio histórico e cultural é medida que tem como objetivo possibilitar a evolução da humanidade, em busca de conhecimento, liberdade e qualidade de vida, de forma harmônica e respeitosa com a natureza, a história e a memória de nossos antepassados, que produziram a cultura que nos cerca. Conhecimento que deve ser transmitido às gerações futuras”. 

Foto - Reprodução. Crédito - MPMG

Ao falar sobre o objetivo do seminário nacional, o promotor de Justiça Marcelo Maffra, coordenador do CPPC, enfatizou que ele foi pensado para que os participantes discutam os grandes desafios para a área nos próximos anos. “São desafios que envolvem o plano legislativo, administrativo e principalmente o exercício das atribuições do Ministério Público”, disse.

https://twitter.com/i/status/1643366338696470528

Carta patrimonial 

O seminário reserva para o dia 5 de abril, além de diversas apresentações orais de trabalhos científicos, o painel “Patrimônio Cultural: Premissas e Particularidades quanto à Responsabilidade Civil e Penal”, que terá a participação do promotor de Justiça do MPMG Marcos Paulo de Souza Miranda, além de Eduardo Tomasevicius Filho (USP) e Michael Schneider Flach (MPRS). 

Haverá ainda debate sobre “Patrimônios Culturais Insurgentes, Emergentes e Novas Perspectivas, Abordagens e Instrumentos de Proteção”, com a participação de Cristina Meneguello (UNICAMP), Yussef Daibert Salomão de Campos (UFG) e Maraluce Maria Custódio (UEMG). 

Ao final do seminário, será realizada plenária de aprovação da Carta Patrimonial. 

Ministério Público de Minas Gerais
Assessoria de Comunicação Integrada
Centro de Jornalismo

Deixar Um Comentário