Itabirito 96 anos: Ato Cívico abre as festividades do aniversário da cidade

Durante a cerimônia também foi lembrado os 197 anos da Independência do Brasil sobre Portugal.

Home » Itabirito 96 anos: Ato Cívico abre as festividades do aniversário da cidade
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 11/09/2019, 16:25 - Atualizado em 11/09/2019, 16:25
Foto-Ato cívico marca as comemorações de aniversário de Itabirito-MG. Crédito-Ascom/PMI. Siga no Google News

A manhã do dia 7 de setembro foi de muita celebração em Itabirito (MG). A cidade completou 96 anos de emancipação política com um Ato Cívico. Durante a cerimônia também foi lembrado os 197 anos da Independência do Brasil sobre Portugal. Neste ano, a cerimônia oficial ganhou um novo cenário: o bairro Boa Viagem, onde começou a história do município.

O Ato contou com a participação das corporações musicais União Itabiritense e Santa Cecília, da fanfarra das Escolas Municipais, Laura Queiroz, Manoel Salvador de Oliveira, José Ferreira Bastos, Natalia Donada Melillo e da Fanfarra da Paz, e também dos 81º Grupo de Escoteiros Cata Branca de Itabirito e do Capítulo Demolay Esperança dos Inconfidentes. Além destas apresentações, o ato contou com a apresentação dos corais, Universo do Cras Maria Loura e Padre Adelmo e o grupo de Seresta Descendo a Ladeira.

A nova administração municipal tomou posse no dia 4 de setembro e em tempo recorde conseguiu realizar o Ato Cívico na Praça Dom Silvério. Neste ano o evento não pode acontecer na Avenida Queiroz Junior. “Entramos em contato com autoridades para a realização do Desfile de 7 de setembro na Avenida, mas com prazo curto para uma autorização legal o evento não pode acontecer de frente a Prefeitura”, explicou a secretária de Patrimônio Cultural e Turismo, Junia Melillo. 

Em seu discurso, o Prefeito Municipal, Orlando Caldeira, ressaltou a importância do resgate histórico realizado por meio do espaço centenário. “A Praça Dom Silvério foi o melhor lugar que poderíamos escolher para a realização do Ato Cívico. Muita coisa se iniciou nesse espaço. Tenho a certeza que a realização do Ato aqui na Boa Viagem vai ficar marcada na história de Itabirito, como o resgate de tudo aquilo que queremos para a nossa cidade: paz e virtude para enaltecer o passado da nossa gente”.

O público que prestigiou o evento aprovou a iniciativa. “Adorei o novo espaço onde foi realizado o Ato Cívico de 7 de Setembro deste ano, tudo que é novo é bom”, disse a dona de casa, Maria de Paula Martins. “Gostei muito da organização e da tranquilidade do evento aqui na Praça Dom Silvério. Adorei as apresentações das escolas e dos corais”.

Mês de festa

O Ato Cívico foi apenas a abertura do Aniversário da Cidade que vai contar com diversas atrações durante todo o mês de Setembro. A população poderá festejar os 96 anos de Itabirito com mais uma edição Mountain Bike Internacional Estrada Real no Alto do Cristo nos dias 21 e 22, além de uma edição do Domingo é dia de Banda, no dia 29, com a participação da Corporação Musical União Itabiritense e da Sociedade Musical São Sebastião de Passagem de Mariana.

 A Programação do aniversário da cidade ainda vai contar com apresentações culturais na Casa de Cultura e se estenderá até a primeira semana de outubro.

Assessoria de Comunicação/Prefeitura Municipal de Itabirito

Deixar Um Comentário