Israel Quirino lança livros infantis no Colégio Flecha, Mariana-MG

O evento acontece nesta quinta-feira (11/08), às 18h.

Home » Israel Quirino lança livros infantis no Colégio Flecha, Mariana-MG
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 11/08/2022, 11:10 - Atualizado em 11/08/2022, 11:12
Foto – Reprodução / Divulgação. Siga no Google News

O Colégio Flecha, a Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil e a Academia Brasileira dos Autores Aldravianistas Infantojuvenil convidam para o lançamento dos livros do acadêmico, Dr. Israel Quirino: Céu de Vagalumes (minicrônicas), ilustrado por Érica Ferreira e O Menestrel da Beira do Caminho (poesia). O evento acontece nesta quinta-feira (11/08), às 18h, no Colégio Flecha, situado à Rua Santa Clara, n. 841, Barro Preto, Mariana (MG). O lançamento integra o Projeto “Tertúlia com o Autor na Escola”.

Idealizado pela Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil, pelo Colégio Flecha e pela ABRAAIMARIANA, o projeto “Tertúlia com o Autor na escola” tem o objetivo de convidar autores para lançarem seus livros na escola, aproximando alunos de escritores, para promover uma série de lançamentos de livros, debates e troca de experiências.

Sobre o autor

Israel Quirino, mineiro de Mariana, é professor de Direito Constitucional, membro efetivo da Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil desde 2013, onde ocupa a cadeira de nº 35 cujo patrono é o poeta Cláudio Manuel da Costa. Tem longa carreira na crônica jornalística, tendo seus escritos publicados nos jornais O Gaveta, Voz de Mariana (nos anos 1980), Ponto Final, A Semana, O Liberal, o Tempo, Hoje em Dia, entre outros. Publicou o seu primeiro livro Galerias em 1986 pela Editora Arte Quintal, um ensaio sobre a história da mineração de ouro em Passagem de Mariana.

Estreou na poesia em 1988 com a edição do livro Anjos Vadios. Publicou, em 2013, a novela No Caminho de Emaús e em 2014 o livro infantil Um Dia de Rei. Costumeiramente publica artigos jurídicos em periódicos especializados. Foi menção honrosa no 28º Concurso de Contos da Cidade de Araçatuba – SP – 2015 com o conto A Índia e também no Concurso de Contos SFX na cidade de São José dos Campos – SP – 2016 com o conto A Vaca.

Foi destaque no concurso Escriba - 2017 com a crônica O Oitavo dia da Criação, e um dos vencedores no concurso Escriba do Cotidiano – 2021 com o conto “Crisálida”. Em 2022 publicou os livros O Menestrel da Beira do Caminho (poesia) e Céu de Vagalumes (prosa poética minimalista).

Céu de Vagalumes

Foto - Reprodução / Divulgação.

O livro Céu de Vagalumes é composto por micropoemas, microcontos, microcrônicas, verbetes, aforismos? Não importa, pois na prática são metonímias do cotidiano, a figura que melhor caracteriza a contemporaneidade. Cada proposição textual é recheada de poeticidade, pitada de humor, pitada de convite à reflexão. Os desenhos, estes são traduções para a língua icônica, literais e intérpretes do tema esboçado no texto, diretos como diretas são as demandas discursivas da atualidade nas mídias sociais.

O Menestrel da Beira do Caminho

Foto - Reprodução / Divulgação.

O Menestrel é o poeta do cotidiano. Aquele que percebe à sua volta os sentimentos que transpiram. Colhe a sua poesia no vento, na poeira, nas imagens que vê nas nuvens, no que ouve pelas veredas. Israel Quirino propõe, nos dias de hoje, uma visita aos menestréis e, à beira dos caminhos trilhados, compõe suas Cantigas de Bendizer, homenagens às amizades feitas durante a caminhada. Proclama Cantigas de Amores, sem pudores, em versos leves e intimistas e apresenta, em um último ato, O Cancioneiro de Beira- Estrada em que verseja sobre temas variados, sem perder a leveza dos versos ou detalhes dos tempos vividos.

Deixar Um Comentário