A Prefeitura de Itabirito conquistou autorização junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan para realização de obras emergenciais na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no bairro Tombadouro. As intervenções previstas inicialmente contemplarão lonamento e escoramento da edificação, afetada pelo desabamento do forro do altar, em agosto.
As medidas foram definidas em reunião realizada na última quinta-feira, dia 15 de setembro, com a participação de representantes do Poder Executivo Municipal, do Iphan, das Obras Sociais da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem e do arquiteto Adriano Furini, que será o responsável técnico pelo projeto de restauração a ser apresentado ao Iphan no prazo de 90 dias.
Preservação da história local
“A autorização do Iphan representa uma importante conquista para o município. Agora, teremos a oportunidade de realizar obras emergenciais na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, garantindo a preservação de uma parte importante da quase centenária história de Itabirito, além de passar a trabalhar em um projeto de restauração”, comemorou o prefeito Orlando Caldeira.
Sentimento compartilhado com a secretária de Patrimônio Cultural e Turismo, Junia Melillo. “A Igreja de Nossa Senhora do Rosário, tombada desde 1955, é um dos mais importantes monumentos de Itabirito em razão de sua localização e do significado. Essa conquista reafirma o nosso compromisso com o patrimônio local, garantindo a perpetuação da rica história do município ao longo das gerações”, destacou.
Investimento de R$ 2 milhões
Para a realização das obras emergenciais e da futura restauração, a Prefeitura de Itabirito aportará cerca de R$ 2 milhões em recursos próprios. O montante será repassado, a partir da assinatura de protocolo de intenções, às Obras Sociais da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem.
Deixar Um Comentário