Inverno atípico começa nesta quarta, 21 de junho

A estação mais fria do ano, deverá ser menos rigorosa por influência do El Niño.

Home » Inverno atípico começa nesta quarta, 21 de junho
Por Daniel Marcos Publicado em 21/06/2023, 14:03 - Atualizado em 21/06/2023, 14:05
inverno-atipico-comeca-nesta-quarta-21-de-junho
Vista parcial de Ouro Preto no inverno. Crédito — Tino Ansaloni / Arquivo JVA. Siga no Google News

Tem início nesta quarta-feira, dia 21 de junho, às 11h58min, a estação do inverno no Hemisfério Sul do planeta, com fim às 3h50 do dia 23 de setembro de 2023. Nesse período, de acordo com especialistas, é necessário manter a hidratação em dia e não economizar nos agasalhos.

No entanto, a estação mais fria do ano, deverá ser menos rigorosa por influência do El Niño, fenômeno meteorológico que eleva as temperaturas das águas do Oceano Pacífico.

Em Ouro Preto, nos dias 21 e 22 de junho, quarta e quinta-feira, a temperatura mínima prevista é de 8° e máxima de 20°, com umidade relativa do ar em torno de 5°, garantindo tempo frio e seco.

Ouça a matéria completa com entrevista do médico Ariosvaldo Figueiredo e as dicas de cuidados com a saúde durante o inverno. Edição — Daniel Marcos / JVA

O clima de Ouro Preto é tropical e semiúmido, características do cerrado. Como a cidade está localizada na região Sudeste do país, o seu clima preponderante no período de abril a setembro é mais seco e frio. As regiões noroeste da Região Norte, leste do Nordeste e em parte do Sul do Brasil são marcadas por maiores volumes de precipitação com possibilidade de chuva. Os dados são do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE/CPTEC.

já vimos na TV ou ouvimos pelo rádio a previsão do tempo atmosférico e algumas informações sobre o clima com prospecções meteorológicas, mas você sabe a diferença entre tempo e o clima?

O tempo atmosférico

Na previsão meteorológica, no rádio ou na TV é anunciado como nublado, chuvoso ou dia ensolarado. As condições do tempo se referem ao comportamento da baixa atmosfera (troposfera), que pode ser instável e mudar bruscamente, como exemplo, aquela tarde ensolarada em que o tempo muda pra chuva em poucos minutos, ou naquele dia chuvoso quando o sol aparece e de repente e o céu se abre num azul infinito.

Essas mudanças, características da instabilidade do tempo atmosférico, são analisadas em previsões meteorológicas periódicas com intervalos mais curtos. O resultado desses estudos tem grande utilidade em áreas estratégicas para o país, como a agricultura, o turismo e aviação.

O Clima

É uma sucessão periódica de comportamentos temporais atmosféricos em determinadas regiões em período específicos. O Estudo climatológico é voltado ao conhecimento do comportamento meteorológico e acumula dados obtidos de forma regular e sazonal. Sua função é oferecer uma análise climática que possa orientar e facilitar a vida do ser humano em suas diversas atividades.

Além do CPTEC/INPE, outra boa fonte para se acompanhar as mudanças de temperatura é o Instituto Nacional de Meteorologia, subordinado ao Ministério da Agricultura e Meteorologia, com sede em Brasília. Esse instituto oferece dados voltados às atividades do campo e outras práticas produtivas. Uma fonte com dados mais robustos e detalhados sobre o assunto é o IPCC, Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU que compila dados climáticos intercontinentais e é responsável por dirigir estudos eficientes em relação às mudanças climáticas no planeta e seus desdobramentos.

Sobre a fonte — O médico Ariosvaldo Figueiredo tem o Título de Especialista em Clínica Médica, conferido pelo Hospital do IPSEMG, em Belo Horizonte e foi Pró-Reitor de administração da UFOP. É estudioso dos Sistemas de Saúde Pública e possui vasta experiência clínica.

Deixar Um Comentário