28ª Reunião Ordinária de 2025
Clique play e assista!

Internet 5G: mais 27 cidades de MG têm sinal liberado; confira a lista completa

A ativação da Internet ultrarrápida será autorizada a partir desta segunda-feira (23/10) em cidades como Piranga, São João del Rei, Carandaí, Coromandel, Frutal, entre outras.

Home » Internet 5G: mais 27 cidades de MG têm sinal liberado; confira a lista completa
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 23/10/2023, 09:40 - Atualizado em 23/10/2023, 09:40
Foto — Reprodução / Divulgação. Siga no Google News

A partir da próxima segunda-feira (23/10)27 novos municípios de Minas Gerais terão autorização para implantar a tecnologia 5G. O anúncio foi dado na última quarta-feira (18/10) pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi).

Com isso, as operadoras de internet que atuam nessas localidades já podem solicitar ativação da tecnologia ultrarrápida, de acordo com seus interesses comerciais. Ao todo, são 432 cidades brasileiras com a liberação nesta etapa.

Em Minas Gerais, as novas cidades com a liberação para o 5G estão distribuídas nas regiões Central (10), Zona da Mata (4), Centro-Oeste (3), Norte (3), Sul (2), Alto Paranaíba (2), Jequitinhonha (1), Rio Doce (1) e, Triângulo Mineiro (1).

Com o novo anúncio, serão 2.456 os municípios brasileiros com a faixa de 3,5 GHz disponível para utilização por estações do 5G, o que representa aproximadamente 156 milhões de brasileiros, ou seja, 73% da população do Brasil. Importante ressaltar que a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades: a instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora.

Troca da parabólica

A notícia positiva também traz um alerta para os usuários da parabólica tradicional que moram nesses municípios: é preciso atualizar o equipamento para o modelo digital. A substituição é necessária porque a parabólica antiga utiliza a Banda C para transmitir a programação, a mesma em que o 5G vai ocupar. Com isso, a antena tradicional vai deixar de funcionar e os canais vão migrar para a Banda Ku, utilizada pela nova parabólica digital.

Antes mesmo de o sinal parar de ser transmitido, quando o 5G for ativado na região, os usuários do equipamento podem perceber interferências, como chiados, chuviscos e até perda de acesso a alguns canais. 

Nos novos 27 municípios onde o 5G foi liberado, a previsão é que mais de 20 mil famílias possam receber o kit gratuito. As trocas já estão sendo feitas e em Minas são cerca de 210 cidades com o serviço sendo executado pela Siga Antenado, entidade sem fins lucrativos responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (banda C) para as parabólicas digitais (banda Ku).

Presidente da Siga Antenado, Leandro Guerra explica que o novo equipamento tem inúmeras vantagens em relação ao modelo tradicional. “Os benefícios mais visíveis da nova tecnologia são novos canais, programação regional e melhor qualidade de imagem e de som. Mas é importante lembrar que, em breve, a parabólica tradicional deixará de funcionar. Então, o quanto antes o usuário fizer a troca, mais cedo ele poderá aproveitar os benefícios da nova parabólica digital”.

Instalação gratuita

Famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico do Governo Federal que tenham uma parabólica tradicional instalada e funcionando podem solicitar a instalação gratuita da nova parabólica digital. Para saber se tem direito e se o agendamento está aberto na sua cidade, o interessado deve acessar o site sigaantenado.com.br ou ligar para 0800 729 2404, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 16h, com o CPF ou NIS em mãos.

Crédito: Siga Antenado/Divulgação

Deixar Um Comentário