Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto abre inscrições para Residência Artística Digital

Com bolsas de 2000 reais, Programa Emergencial de Residência Artística – iai convida artistas, pesquisadores e arte-educadores para refletirem e produzirem projetos com foco nas potencialidades do ambiente digital e os caminhos para a evidenciação de espaços e tempos invisíveis, centrados no conceito de decolonização.

Home » Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto abre inscrições para Residência Artística Digital
Por Assessoria de Comunicação - Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto Publicado em 09/02/2021, 11:51 - Atualizado em 09/02/2021, 11:51
Foto – Arte reprodução. Crédito – Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto. Siga no Google News

Tradicionalmente, as residências artísticas oferecem possibilidades de imersão, vivências e exercício da poética, em seu sentido filosófico, visando o impulso de processos criativos que dão origem a obras de diferentes linguagens, mediados por emoções e sentimentos que, por sua vez, são questões políticas, sociais e históricas.

Voltando o olhar para o mundo e para os reflexos negativos na economia da cultura em tempos de pandemia, sobretudo no Brasil, muitos artistas se encontraram em situação de vulnerabilidade, com seus trabalhos comprometidos ou paralisados pelo cancelamento de residências presenciais, fechamento de museus e galerias ou o cancelamento de eventos, mostras e programas.

A partir desse contexto, o ia – Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto, através de seu braço digital, o iai (Instituto de Arte Interativo), idealizou a primeira edição do Programa Emergencial de Residência Artística – iai. O programa vai selecionar 03 artistas visuais, pesquisadores ou arte-educadores residentes em Ouro Preto (MG), e outros 03, brasileiros ou estrangeiros residentes em Minas Gerais, para uma residência digital, com orientação curatorial e pedagógica e bolsas de R$2000,00. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 13 de fevereiro, através do endereço eletrônico: www.ia.art.br.

Programa Emergencial de Residência Artística – iai

O programa conta com recursos da Lei Aldir Blanc, do Governo Federal, através da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, e possui dois objetivos principais: traçar paralelos entre manifestações locais, próprias de artistas do município de Ouro Preto, e globais, ampliando o universo dessas práticas para o trabalho de artistas residentes no estado de Minas Gerais; e a inevitabilidade atual de se produzir, observar, fruir e interagir em um contexto de distanciamento social.

Nesse sentido, a residência se estrutura a partir de três questionamentos principais: de que modo as plataformas digitais podem colaborar com os programas de residência artística e ajudar a criar outras formas de produzir e estar no mundo? Como as plataformas digitais podem ser utilizadas para nos auxiliar a encontrar outras temporalidades e espacialidades nos/dos trabalhos artísticos? Como a realidade digital pode evidenciar territórios invisíveis e contribuir para uma discussão decolonial, com foco em práticas artísticas atravessadas por questões sociais e políticas?

De acordo com Bel Gurgel, idealizadora do Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto e do Programa Emergencial de Residência Artística – iai, a pandemia evidenciou a necessidade de apropriação das plafatormas digitais na arte para se refletir, entre outras coisas, sobre o futuro das residências trespassadas pelos meios digitais, não só como meios ou dispositivos de criação (site-specifc, web-arte ou animações), mas como mediadores dos ritos e experiências que orbitam as residências artísticas.

“O que podemos perceber hoje é que os meios digitais são estratégicos no mundo da arte. Talvez, o primeiro questionamento que museus e galerias realizam ao planejar sua programação anual (ou deveriam realizar), diz respeito às ações que se dão no universo digital. O programa que idealizamos, de caráter experimental, além de dialogar com essas perguntas, cada vez mais fundamentais, quer apontar horizontes de possibilidades não só para as residências, mas para os processos de fomento, produção e fruição da arte contemporânea”, afirma Bel, ao ressaltar que a iniciativa não pretende substituir o presencial pelo digital, mas estabelecer outras experiências.

Com curadoria de Tainá Azeredo (Casa Tomada), a residência terá um caráter de imersão intensa. A despeito da mediação por plataformas digitais, o programa contará com uma série de encontros individuais e coletivos semanais, parte deles de forma privada e parte abertos ao público no formato de lives, por meio do canal do ia no YouTube, visando descortinar e publicizar os processos inerentes às residências artísticas, herméticos por natureza.

Ao fim do programa, além de uma mostra final com transmissão ao vivo, fruto da residência e do trabalho desenvolvido pelos artistas selecionados, o programa vai gerar um material didático, destinado a escolas da rede pública de ensino de Ouro Preto, com coordenação de Valquíria Prates (responsável por programas públicos de educação e ações pedagógicas de instituições, museus e eventos como Bienal de São Paulo, Museu de Arte da Pampulha e Museu de Imagem e do Som).

O Programa Emergencial de Residência Artística – iai tem início no dia 22 de fevereiro e se encerra no dia 01 de abril. O resultado da seleção será divulgado no dia 19 de fevereiro.  

ia – Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto

Fundado em 2016, por Bel Gurgel, como instituto cultural sem fins lucrativos, o ia é centrado no compromisso social por meio da arte, com o objetivo de atuar na pesquisa, arte-educação, desenvolvimento e concepção de projetos artísticos e culturais com foco na ideia de glocalização (conceito cunhado pelos estudos culturais latino-americanos), que se refere à presença da dimensão local na produção de uma cultura global, buscando fomentar a constante conexão entre pesquisas e produções artísticas de Ouro Preto e região em diálogo com reflexões e produções que se dão no âmbito estadual, nacional e mundial.

O embate entre tradição (representada pelo esplendor barroco da cidade patrimônio cultural da humanidade) e a contemporaneidade (com foco no caráter efêmero da arte contemporânea) constitui a essência do ia, a partir de quatro pilares principais: a troca entre diferentes atores sociais, o diálogo entre linguagens artísticas distintas e entre o passado, o presente e o futuro, a desconstrução do status quo que subjuga a arte ao mercado e a tendências regidas pelo mercado e a decolonização, como forma de se criar e produzir arte contemporânea, a partir da reverência, reconhecimento e legitimação de epistemis e práticas culturais, sociais e políticas da América Latina e do Brasil, especificamente.    

Como uma instituição inovadora, edificada em um centro que celebra o passado, o ia busca agregar valores da diversidade social, da tecnologia, da sustentabilidade e da economia criativa, articulando novas linguagens e integrando conhecimentos. Deste modo, impulsiona que artistas explorem o significado e o impacto dessas experiências no seu próprio trabalho, no território e na troca com outros agentes, gerando um legado permanente e contínuo no patrimônio material e imaterial brasileiro.

SERVIÇOS
Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto Abre Inscrições para Residência Artística Digital
Inscrições gratuitas: até dia 13 de fevereiro, pelo endereço eletrônico www.ia.art.br
Data de realização da residência: de 22 de fevereiro a 01 de abril.

Deixar Um Comentário