Haddad, Manuela D’Ávilla, Dilma Roussef e Pimentel realizam ato em Ouro Preto-MG

O candidato ao Planalto discursou na Praça Tiradentes, visitou o Museu da Inconfidência e rendeu homenagens aos conjurados da Inconfidência Mineira.

Home » Haddad, Manuela D’Ávilla, Dilma Roussef e Pimentel realizam ato em Ouro Preto-MG
Por João Paulo Silva Publicado em 21/09/2018, 17:49 - Atualizado em 02/07/2019, 00:52
Foto-Divulgação. Crédito-Tino Ansaloni Siga no Google News

Foto-Divulgação
Crédito-Tino Ansaloni

Em comício realizado na Praça Tiradentes, nesta sexta-feira (21), o presidenciável Fernando Haddad, a candidata à vice-presidência, Manuela D’Ávila, o Governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel e os candidatos ao Senado, Dilma Roussef e Miguel Correia, ambos pelo Partido dos Trabalhadores, se reuniram com outras lideranças políticas do partido e representantes de movimentos populares e sociais pela primeira vez, em Ouro Preto (MG), nesta campanha eleitoral.

Na entrevista aos jornalistas, antes do comício, ainda dentro do Museu do Museu da Inconfidência, o candidato ao Planalto Central, Fernando Haddad, disse que vai investir em políticas públicas para preservar o Patrimônio Histórico Nacional, além de propor que os recursos para a área sejam incluídos no orçamento. Haddad também falou como pretende gerar empregos – “diminuir a carga tributária e os impostos sobre os mais pobres, pois quanto menos eles pagarem em impostos, mais irão consumir. O segundo ponto é fazer a reforma bancária já que o lucro no Brasil não é do tamanho do juro. A terceira medida emergencial é abrir espaço orçamentário para retomar obras paradas geradoras de emprego, como aquelas na área da construção civil”. O presidenciável visitou o Museu da Inconfidência e depositou flores no Panteão dos Inconfidentes, local onde estão enterrados os restos mortais dos conjurados da Inconfidência Mineira.

“A nossa visita a Ouro Preto é marcada por simbolismos. O primeiro deles é prestar uma homenagem à liberdade. Precisamos compreender que o país vive um momento delicado e por isso é necessário cultivar a liberdade. É preciso defender a tolerância, a liberdade de expressão e entender que a diversidade é uma riqueza do Brasil. Essa é a terra da liberdade. O segundo ponto importante é o compromisso com a nossa história. Ouro Preto é um patrimônio histórico inestimável”. Haddad citou o incêndio no Museu Nacional, ocorrido no Rio de Janeiro, no dia 2 de setembro e completou – “nós temos que ter políticas públicas voltadas à preservação do patrimônio histórico do Brasil e nós vamos fazer alterações na legislação de fomento à cultura para incorporar uma parcela dessa verba para essa finalidade”.

O evento estava marcado para às 10h, mas só teve início no começo da tarde. A presidenta deposta, Dilma Roussef, não poupou críticas ao processo de impeachment, enfrentado em 2016 e aos adversários tucanos, com menções diretas a Aécio Neves, candidato a deputado federal pelo PSDB e Antônio Anastasia, relator de sua impugnação no Senado. Por várias vezes, Dilma foi ovacionada com gritos de “Dilma guerreira da pátria brasileira” e “Lula Livre”.  “Nós de Minas Gerais temos um imenso amor por essa cidade. Aqui o Brasil começou a se tornar um país independente e que se nega a ficar de joelhos”, disse Dilma.

Manuela D’Ávilla também rendeu homenagens a Ouro Preto. “Estamos aqui para comemorar o início da primavera na terra das liberdades, mas principalmente para que o nosso país floresça e se desenvolva enquanto Nação”, discursou, fazendo referência ao mote da campanha petista – “O Brasil Feliz de Novo” e a Ouro Preto, berço da Inconfidência Mineira. “Nós somos aqueles que lutamos para que homens e mulheres, negros ou brancos e de qualquer orientação sexual sejam livres. Isto só será possível com Haddad presidente. Minas é liberdade e nos inspira”, acrescentou.

O Governador Fernando Pimentel saudou a todos os seus companheiros, em especial o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, preso desde abril em Curitiba (PR), sob a acusação de receber um triplex no Guarujá. Pimentel falou de libertação e criticou o governo de Michel Temer. “Não é apenas ao Lula que devemos libertar, mas a todo o nosso povo. Libertá-lo da humilhação de um governo ilegítimo, do bloqueio político a Minas Gerais, da falta de desenvolvimento econômico, do desgoverno tucano, enfim desse pesadelo que se encerrará quando voltarmos a sonhar com Fernando Haddad e Manuela D’Ávila. Vamos passar o trator em cima dos golpistas e colocar o povo novamente no poder. A libertação do Brasil depende do nosso voto em outubro”.

Fernando Haddad é o segundo presidenciável a visitar Ouro Preto na Campanha Eleitoral 2018. Ainda pré-candidato do Partido Democrático Trabalhista (PDT) à Presidência da República, Ciro Gomes, participou do 1° Ciclo de Debates “Brasil em Foco”, no dia 16 de abril. O evento, foi organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos da UFOP (ASSUFOP).

Já pode-se dizer que há uma tradição em receber candidatos do Partido dos Trabalhadores na cidade. Em 2010, Dilma Roussef lançou a sua pré-candidatura à Presidência da República em Ouro Preto. Mais tarde, em 2011, ela seria agraciada com o grau máximo da Medalha da Inconfidência, maior comenda concedida pelo estado de Minas Gerais.

Sobre a estreita relação entre políticos brasileiros de expressividade e a antiga Vila Rica, o ex-prefeito de Ouro Preto e atual secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais, Angelo Oswaldo destacou – “as pessoas que têm uma consciência crítica e interesse sobre a história e formação cultural brasileira precisam visitar Ouro Preto. Até mesmo em um ato de romaria cívica, pois se trata de um mergulho espiritual em nosso país. Por isso nós tivemos a visita da candidata Dilma Rousseff em 2010 e agora o candidato Fernando Haddad que vai ao panteão dos Inconfidentes e à Praça Tiradentes falar ao Brasil”, afirmou Angelo Oswaldo.

“Hoje é um dia especial para os ouro-pretanos, pois comemoramos Santa Efigênia, essa figura do catolicismo que nos remete à diversidade cultural e à pluralidade étnica do povo brasileiro, neste momento em que precisamos tanto de respeito ao próximo”, completou o secretário.

“Nós temos 15 dias para convencer o povo brasileiro de que é possível voltar a ser feliz e reverter a situação de nosso país que atualmente está com as suas instituições democráticas sabotadas. Vivemos uma grave crise política que só pode ser superada com o seu voto no dia 7 de outubro”, finalizou Haddad. Ao final do evento, os candidatos tiraram fotos com os eleitores e partiram para outros compromissos de campanha.

No período da tarde, o candidato viajou até Betim, região metropolitana de Belo Horizonte, onde participou de outro ato. Às 20h30, os candidatos participarão de um comício na Rua Padre Gangana, no Santos Reis, também em Betim.

Foto-Divulgação. Crédito-Tino Ansaloni

Deixar Um Comentário