Grupo de Quadrilha Junina do Bairro Santa Cruz vai representar Ouro Preto no “Concurso Estadual de Quadrilhas”

Concurso integra a 43ª edição do “Arraial de Belo Horizonte”, considerado o maior festejo junino do sul e sudoeste do país.

Home » Grupo de Quadrilha Junina do Bairro Santa Cruz vai representar Ouro Preto no “Concurso Estadual de Quadrilhas”
Por João Paulo Silva Publicado em 26/07/2022, 14:27 - Atualizado em 26/07/2022, 14:28
Foto – Grupo de Quadrilha Junina do Santa Cruz, Ouro Preto-MG. Crédito – Reprodução / Divulgação Siga no Google News

O Grupo de Quadrilha Junina do Bairro Santa Cruz, em Ouro Preto (MG), vai participar do Concurso Nacional de Quadrilhas, na categoria “estadual” no começo do próximo mês. Realizado pela segunda vez na capital mineira, o concurso integra a 43ª edição do Arraial de Belo Horizonte, considerado o maior festejo junino do sul e sudoeste do país.

Dançarinos de até 18 estados se apresentarão no tablado do evento, montando na Praça da Estação, nos dias 13 e 14 de agosto. O novo fim de semana de festa se soma aos outros já anunciados, com os concursos municipal e estadual:  29 a 31 de julho e 6 e 7 de agosto.

Esse é o terceiro ano consecutivo em que a Quadrilha Junina do Bairro Santa Cruz participa do evento. O grupo é formado por 16 pares com idades a partir de 12 anos. Sueli Mônica Moraes, fiscal e secretária da quadrilha, explica que não há faixa etária limite para participar do tradicional grupo de dança. Nas apresentações de Ouro Preto, um casal de crianças faz o “par do padre”, mas, em Belo Horizonte, eles não poderão participar, pois o evento exige que todos os participantes sejam maiores de idade.  

Sueli explica que a quadrilha remonta a fundação do Bairro Santa Cruz. “A família de Antônio Batata foi umas das primeiras a chegar no local e instaurar a quadrilha no bairro. Desde então, a quadrilha só foi crescendo, sendo assumida posteriormente pelos seus filhos. Com o tempo, fomos aprimorando nossas apresentações”.

A primeira vez em que foram convidados para participar da festa em Belo Horizonte, foi uma pequena participação. “Lá, nós pudemos observar a qualidade das quadrilhas participantes, começamos a estabelecer contato com todas as equipes e fomos fazendo apresentações em Ouro Preto, enquanto arrecadávamos dinheiro para investir no grupo”.  

No segundo ano em que o grupo participou do campeonato, eles usaram roupas adquiridas de outra quadrilha e no terceiro ano, a Quadrilha Junina do Bairro Santa Cruz já se apresentou com roupas próprias. “Graças a Deus, agora nós estamos com um nível bacana e nos equiparemos em qualidade com as quadrilhas da região metropolitana”, disse Sueli.

Com um contexto mais otimista em relação à pandemia do coronavírus, esse ano, o Grupo de Quadrilha Junina do Bairro Santa Cruz teve uma agenda extensa. “Foram tantos convites em junho e julho que nem conseguimos fazer a festa do bairro ainda. Provavelmente, ela acontecerá somente no final de agosto”.

Sueli afirma que todos os membros da quadrilha estão muito felizes de representar Ouro Preto nessa festa cultural e enaltece as ações do bairro Santa Cruz. “Quem pensa que nos morros não existe nada, está muito enganado. No morro existe muita coisa boa. No Santa Cruz, além da quadrilha, temos movimentos religiosos, times de futebol e pessoas sempre unidas em torno de uma causa”, finaliza.

A Quadrilha Junina do Bairro Santa Cruz agradece o apoio da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, do Jornal Voz Ativa, da União Recreativa de Santa Cruz e do Movimento de Moradia e Cidadania da Região dos Inconfidentes.

Deixar Um Comentário