A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, seguirá apoiando quatro projetos desenvolvidos em Miguel Burnier e Santo Antônio do Leite, distritos de Ouro Preto, que têm contribuído para a qualidade de vida dos moradores da região. As iniciativas foram contempladas no Edital de Investimento Social 2025 da empresa.
Entre os projetos apoiados está o “Nossa Casa”, gerenciado pelo Instituto Vem Ser. As atividades, abertas a todos os moradores, incluem cursos de capacitação, apoio pedagógico, reforço escolar, aulas de informática, inglês, zumba e taekwondo. No espaço, são beneficiadas, em média, 80 pessoas mensalmente, da sede de Miguel Burnier e Mota. Além disso, semanalmente, o projeto prepara um almoço especial aberto ao público, uma forma de gerar renda e emprego local.
O “Projeto Rota Cultural Miguel Burnier” contempla diversas atividades que reforçam a importância da Estação Ferroviária de Miguel Burnier, edifício tombado pelo estado, para as manifestações sociais, culturais e de convivência da comunidade. Além de valorizar o potencial turístico que o local possui.
Já os projetos “Bordadeiras de Burnier” e “Cultura e Transformação” desenvolvem atividades de arte, costura e artesanato com grupos de mulheres da região, promovendo troca de experiências e integração e reforçando o senso de pertencimento e valorização do território. Os valores arrecadados com a venda das peças produzidas serão revertidos para as participantes, representado uma renda extra para as famílias.
Em Santo Antônio do Leite foi aprovado o projeto Educação Empreendedora. Desenvolvido pelo grupo de mulheres do Clube de Mães Unidas Venceremos, a iniciativa tem como objetivo contribuir para a reutilização têxtil reciclável, por meio do empreendedorismo artesanal de mulheres jovens da comunidade do Catete.
“Temos a convicção de que iniciativas como essas, alinhadas às necessidades locais, podem contribuir para a transformação das comunidades onde estamos presentes. Por isso, acompanhamos de perto os benefícios que esses projetos trazem para os moradores de Miguel Burnier e Santo Antônio do Leite, gerando novas oportunidades de trabalho, renda, convívio social, além de preservar o patrimônio cultural, material e imaterial local, potencializando inclusive o turismo”, afirmou Bruno Castilho, Gerente de Responsabilidade Social Brasil da Gerdau.
Em 2024, mais de 5.700 pessoas foram beneficiadas com os projetos apoiados pela Gerdau no Estado de Minas Gerais. As instituições responsáveis pelos projetos vão receber os recursos financeiros para execução das atividades até dezembro deste ano.
Sobre o Edital de Investimento Social
Todos os anos a Gerdau publica o Edital de Investimento Social em Minas Gerais para apoiar projetos direcionados para o desenvolvimento das comunidades onde a empresa está presente. As propostas devem estar alinhadas aos três pilares de responsabilidade social da companhia: educação empreendedora, habitação e reciclagem.
No edital para a região de Ouro Preto, puderam participar projetos a serem desenvolvidos nos distritos de Engenheiro Corrêa, Santo Antônio do Leite e Miguel Burnier e nos subdistritos e comunidades de Mota, Azia e Chrockatt de Sá. As organizações podem apresentar projetos nas áreas de cultura (circo, dança, música, patrimônio histórico, cultura afro-brasileira) e esporte.
Os projetos passam por um processo de seleção que conta com o auxílio de uma consultoria externa. As iniciativas contempladas recebem os recursos para execução durante o ano, de acordo com as propostas sugeridas.
Deixar Um Comentário