Fundação João Pinheiro abre inscrições para assessoria gratuita a municípios

Programa oferece assistência técnica gratuita em administração pública, gestão, processos e políticas públicas a prefeituras do estado

Home » Fundação João Pinheiro abre inscrições para assessoria gratuita a municípios
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 16/11/2022, 14:10 - Atualizado em 16/11/2022, 14:10
Foto – Reprodução / Divulgação. Siga no Google News

Fundação João Pinheiro (FJP) recebe, de 22 a 30/11, inscrições para a 14ª edição do Programa de Internato em Administração e Gestão Municipal (Prinagem), que será realizada de 16/1 a 10/2/2023.

O programa de extensão universitária da Escola de Governo da FJP envia alunos do curso de graduação em Administração Pública para permanecerem quatro semanas nos municípios mineiros desenvolvendo atividades relacionadas a gestão, processos e políticas públicas. Assim, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da gestão municipal, o estudante tem acesso à complexidade dos problemas públicos e à dinâmica das administrações locais, além de ter oportunidade de aprender com os servidores municipais.

Sob a orientação de professores, os alunos, organizados em duplas ou trios, estão aptos a atuar na elaboração de leis orçamentárias e planos municipais; assessorar a elaboração da carta de serviços municipais;  realizar o diagnóstico, mapeamento e a proposição de melhorias de processos, especialmente em processos de licitação e compras, convênios e gestão de estoques; propor melhorias de serviços e políticas públicas; realizar o diagnóstico da gestão municipal; ministrar oficinas para servidores, secretários municipais e conselheiros de políticas públicas sobre temas diversos da administração pública e a apoiar processos de gestão de pessoas (diagnóstico de clima organizacional e a elaboração do plano de cargos e salários, por exemplo), entre outros.

Thiago Gonzaga trabalhou em dupla com Keyla Amelotti no município de Itamarandiba. Os estudantes da turma XLI do curso de Administração Pública atuaram a fim de contribuir para a instalação da Fundação Municipal Hospitalar. Eles elaboraram a minuta do estatuto da fundação, fizeram um relatório diagnóstico da situação patrimonial do hospital municipal e ainda um diagnóstico sobre a força de trabalho.

“Foi um grande aprendizado e oportunidade de conhecermos a realidade da administração pública municipal. Fomos muito bem acolhidos e tivemos todo o suporte para desenvolver o projeto”, ressalta Thiago. “Percebemos que, mesmo com tantas adversidades, os servidores municipais são bastante engajados e dedicados ao trabalho. Acredito que o Prinagem contribuiu para eu ver fora da caixa e perceber a importância de considerar as diversas realidades de Minas Gerais”, salienta o estudante.

Keyla reitera a opinião do colega. “Participamos do programa já ao final da graduação e foi uma ótima chance de vivenciar na prática a teoria que aprendemos ao longo do curso”, afirma. “Além disso, pudemos verificar ações que foram implementadas por colegas em edições anteriores do Prinagem no município e que estão em pleno funcionamento. Isso foi importante, inclusive, no desenvolvimento do nosso trabalho”, acrescenta.

Inscrições

O programa é aberto aos 853 municípios mineiros e os interessados podem se inscrever de 22 a 30/11. A Chamada de Municípios 2/2022, com todas as informações sobre o Prinagem, inscrições, seleção e a responsabilidade dos envolvidos está disponível em fjp.mg.gov.br/prinagem.

O Prinagem teve início em 2016 e já realizou 13 edições (nove presenciais, uma híbrida e três remotas) em mais de 90 municípios, com a participação de 230 estudantes e 19 professores da FJP.

Na última edição, que ocorreu de 27/6 a 22/7 deste ano, participaram os municípios de Bom Despacho, Dom Silvério, Itamarandiba, Barão de Cocais, Itabira, Lagoa da Prata, Santa Maria de Itabira e Contagem.

Deixar Um Comentário