Fórum Permanente de Sustentabilidade das Cidades Históricas acontece em Januária-MG, de 30 de novembro e 1 de dezembro

Evento contará com mesa de pronunciamentos de abertura, painéis de debates e minicursos organizados pela Universidade Federal de Ouro Preto.

Home » Fórum Permanente de Sustentabilidade das Cidades Históricas acontece em Januária-MG, de 30 de novembro e 1 de dezembro
Por João Paulo Silva Publicado em 09/11/2018, 12:48 - Atualizado em 02/07/2019, 01:44

A comissão organizadora do II Fórum Permanente de Sustentabilidade das Cidades Históricas convida a todos (as) para participar do certame, que ocorrerá no Município de Januária, Minas Gerais, nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro de 2018.

O Fórum constará de uma mesa de pronunciamentos de abertura, dois painéis de debates e 7 minicursos organizados pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais e Município de Januária, em parceria e apoio com a Sociedade Excursionista e Espeleológica, ICMBio, IEPHA-MG, SESC-MG, SEBRAE-MG e outros

Painel de tema geral – O panorama do desenvolvimento sustentável das Cidades Históricas: Metodologia para o diagnóstico das cidades – dia 30/novembro, às 18h30, em Januária.

Painel Regional – A sustentabilidade de projetos regionais: Sítios Arqueológicos do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu – dia 1 dezembro, de 9 h às 15 h, no Parque Nacional das Cavernas do Peruaçu.

O II Fórum Permanente de Sustentabilidade das Cidades Históricas foi selecionado pela ONU-Habitat para compor o seu Circuito Urbano 2018, que é uma ação global para promover e apoiar iniciativas em todo o mundo em prol do desenvolvimento sustentável e a resiliência dos sítios urbanos.

Confira a programação completa do II Fórum Permanente de Sustentabilidade das Cidades Históricas, bem como as informações dos minicursos que serão oferecidos.

Apresentação

 O Fórum Permanente de Sustentabilidade das Cidades Históricas, apresentado e debatido com a sociedade durante o Festival de Inverno de Ouro Preto de 2018, contou com as participações de debatedores de importantes setores de atuação na governança e no desenvolvimento das cidades, dentre eles as Secretariais Estaduais de Cultura e das Cidades de Minas Gerais, IPHAN, BNDES, SEBRAE MG, SESC MG, Promotoria de Justiça, assim como representantes das Cidades Históricas e da comunidade acadêmica da UFOP. Destaca-se que neste primeiro Fórum foi pronunciado de forma comum por todos os presentes a sua importância quanto a uma ferramenta social para a troca de conhecimentos e proposições de ações para contribuir com a formulação de modelos de governança comprometidos com agendas em prol de Cidades Sustentáveis.

Neste ambiente de valorosas contribuições em prol do desenvolvimento sustentável das Cidades Históricas, compartilhadas por todos os participantes, a criação do Fórum foi compromissada por meio de uma carta manifesto que contempla sobretudo os propósitos deste ambiente participativo e contemporâneo. Essa carta manifesto foi assinada pelas entidades coordenadoras deste Fórum, Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, Pró-reitor de Extensão da UFOP e Cátedra da UNESCO- UFOP: Água, Mulheres e Desenvolvimento.

Em continuidade aos trabalhos do Fórum Permanente de Sustentabilidade das Cidades Históricas, as entidades assinantes de seu manifesto de criação, em conjunto com o Departamento de Engenharia Urbana da UFOP, idealizador do Fórum, apresentam neste release a programação proposta para a próxima edição.

A realização do próximo Fórum acontecerá no Município de Januária nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro deste ano. A proposta para a realização neste município partiu de seu representante, Sidney Olímpio Macedo de Souza, Secretário Municipal de Turismo e Cultura, o qual participou do I Fórum apresentando o case sobre a campanha de reconhecimento dos sítios arqueológicos. Observa-se que a realização do Fórum em local externo a sua sede – localizada no Câmpus da UFOP em Ouro Preto – vem atender ao propósito de ser o mais participativo e inclusivo possível no âmbito de toda a diversidade que constitui as Cidades Históricas.

Como programação para o próximo Fórum, pretende-se realizar painéis de debates e propositivos voltados aos temas em comum às cidades históricas e à localidade que sediará o evento (Januária). Além destes dois painéis, propõe-se a capacitação gratuita e pública por meio de minicursos e oficinas oferecidos. Essas atividades serão desenvolvidas por professores, pesquisadores e alunos da UFOP com a participação de entidades.

Ao final, após todas as contribuições obtidas pelas atividades desenvolvidas, será redigida a carta manifesto do II Fórum Permanente de Sustentabilidade das Cidades Históricas de Minas Gerais, contendo as proposições a respeito dos assuntos em pauta.

Objetivo: O II Fórum tem o objetivo de manifestar-se a respeito da sustentabilidade do projeto de reconhecimento dos Sítios arqueológicos do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, bem como estabelecer as questões metodológicas para o levantamento diagnóstico da situação do desenvolvimento sustentável das Cidades Históricas.

Conteúdo do fórum: Painel sobre a metodologia para o levantamento das condições do desenvolvimento sustentável das cidades (tema comum às cidades). Painel sobre Minicursos e palestras com temas voltados ao desenvolvimento sustentável das cidades (capacitação da população).

Data: 30 de novembro e 1 de dezembro de 2018

Local: Município de Januária e Parque Nacional das Cavernas do Peruaçu Número de inscrições: 500 pessoas (contemplando todas as atividades) Inscrição: gratuita, com inscrição prévia.

Público Alvo: prefeituras, empresários, acadêmicos, sociedade civil organizada e população das cidades históricas.

Programação Geral do II Fórum

30/novembro – 9h30 às 17h Minicursos – técnicas em sustentabilidade e urbanismo (com abordagem em aspectos social, ambiental e econômico)

30/novembro – 17h30 às 18h – Pronunciamento de abertura do II Fórum

 30/novembro – 18h às 20h Painel Geral – O panorama do desenvolvimento sustentável das Cidades Históricas: Metodologia para o diagnóstico das cidades

1/dezembro – 9h às 15h30 Painel Januária – A sustentabilidade de projetos regionais: Sítios Arqueológicos do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu

1/dezembro – 15h30 Considerações finais – carta de manifesto do II Fórum Permanente de Sustentabilidade das Cidades Históricas

Participação no Circuito Urbano 2018 da ONU-Habitat

 Para promover os resultados positivos da urbanização ou para enfrentar desafios específicos que dela resultam, a cada ano, no mês de outubro a ONU-Habitat seleciona temas específicos para as duas datas comemorativas de grande importância para as nossas cidades.

O mês de outubro, denominado pela ONU-Habitat Outubro Urbano inicia-se com o Dia Mundial do Habitat na primeira segunda-feira do mês (este ano, dia 1º de outubro), com o tema “Gestão Municipal de Resíduos Sólidos”, e termina com a celebração do Dia Mundial das Cidades, celebrado no dia 31 de outubro, que este ano tem o tema “Construindo cidades sustentáveis e resilientes”.

 Este ano, em comemoração a estas datas, o ONU-Habitat Brasil promoverá o Circuito Urbano 2018: uma relação de eventos realizados no país sobre os temas selecionados que ocorram nos meses de setembro, outubro e novembro. Dentre os objetivos do Circuito Urbano 2018 da ONU-Habitat destaca-se um deles que apresenta grande relação com os propósitos do Fórum Permanente de Sustentabilidade das Cidades Históricas, que é:

Permitir a articulação de uma rede de atores nestas áreas de modo a estimular o diálogo e o intercâmbio de experiências.

 Neste sentido, o II Fórum Permanente de Sustentabilidade das Cidades Históricas teve a honra de ser selecionada para compor o Circuito Urbano 2018 da ONU- Habitat, devido apresentar planejamento com critérios de relevância do tema e escopo claros e sólidos para atingir os objetivos elencados, bem como estar em consonância com os princípios e prioridades defendidas pela Nova Agenda Urbana e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Destacamos ainda que o II Fórum Permanente de Sustentabilidade das Cidades Histórica, compondo este evento de grande relevância e impacto global, receberá apoio institucional da ONU-Habitat, o qual será composto com a participação na linha do tempo dos eventos do circuito urbano 2018, a utilização da marca da instituição nos materiais de comunicação, a divulgação nos sites e redes sociais da agência das Nações Unidas, assim como a participação de representantes nos painéis do II Fórum.

Em colaboração com o Circuito Urbano 2018, durante a programação do II Fórum Permanente de Sustentabilidade das Cidades Histórica será apresentada a importância das agendas globais e aplicada uma pesquisa da ONU-Habitat para analisar o nível de conhecimento do público acerca dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a Nova Agenda Urbana, além de dar o feedback do evento a agência internacional.

Para mais informações a respeito do Circuito Urbano 2018 da ONU-Habitat em todo o mundo acesse https://unhabitat.org/urban-october-2018/

Contatos da Organização

Paulo Vieira, Professor do DEURB – Escola de Minas – UFOP (coordenador técnico do Núcleo de Desenvolvimento Sustentável das Cidades Históricas) – (31)3559-1159 / 99836-3658 / [email protected]

Ana Alcântara, Secretária Executiva da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais – (31)3731-6833, (31) 98752-8020 / [email protected]

Sidney Olímpio, Secretário Municipal de Turismo de Januária, (38)99171-2797, (38)997222797, [email protected]

Núcleo de sustentabilidade das cidades históricas da UFOP / [email protected]
Sociedade Excursionista e Espeleológica (SEE), [email protected]

Clique nas imagens abaixo e confira a programação completa do II Fórum Permanente de Sustentabilidade das Cidades Históricas, bem como as informações dos minicursos que serão oferecidos.</em

>Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais

Deixar Um Comentário