Após a realização de uma inspeção pela Agência Nacional de Mineração (ANM), a barragem de rejeitos Forquilha V, situada na mina de Fábrica, em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, foi colocada em situação de alerta devido à identificação de fissuras em sua estrutura.
A inspeção ocorreu na última segunda-feira (5), e a ANM exigiu que a Vale, responsável pela barragem, realizasse limpeza e monitoramento contínuo para verificar a progressão ou estabilização das fissuras.
Apesar do alerta, a Vale afirmou que a estrutura da barragem Forquilha V continua estável e não está em situação de emergência. A empresa enfatizou que o estado da barragem não foi alterado pela vistoria e que um plano de ação está sendo implementado para atender às exigências da ANM.
A Vale também se comprometeu a realizar inspeções diárias e a enviar relatórios detalhados sobre a condição da estrutura, as medidas de segurança adotadas e um estudo sobre as causas das fissuras. A Forquilha V não está mais em operação e não recebe rejeitos desde 2023.
A Vale ressaltou que o problema identificado na Forquilha V não afeta outras barragens do complexo, incluindo a Forquilha III, que permanece no nível mais alto de emergência, mas é uma estrutura distinta da Forquilha V. A monitorização da Forquilha V é realizada 24 horas por dia pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG) da mineradora.
Deixar Um Comentário