Festival de Turismo é lançado nesta quinta-feira (13/06) em Ouro Preto-MG

A edição 2019 do Festival de Turismo de Ouro Preto acontecerá entre os dias 7 e 10 de agosto, no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Home » Festival de Turismo é lançado nesta quinta-feira (13/06) em Ouro Preto-MG
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 14/06/2019, 20:22 - Atualizado em 04/07/2019, 23:40
Foto – Lançamento da edição 2019 do Festival de Turismo de Ouro Preto. Crédito-Ane Souz/PMOP. Siga no Google News

Foi lançado nesta quinta-feira (13/06), a partir das 19h30, no Centro de Artes e Convenções da UFOP, a edição 2019 do Festival de Turismo de Ouro Preto (MG). Com o tema Turismo, Educação e Negócios, o evento que surgiu em 2015, será realizado pelo Ouro Preto e Circuito do Ouro Convention & Visitors Bureau e C: M Marketing e Eventos, com correalização da UFOP, Prefeitura Municipal e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A solenidade reuniu empresários, representantes políticos, artistas, membros de instituições e sociedade civil como um todo. Repleta de apresentações culturais, o evento recebeu a Guarda de Moçambique de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia, além de exposições e “contação de causos” com o humorista Marcelo Xibil.

O objetivo do evento, de acordo com os realizadores, é “fomentar negócios do turismo e o desenvolvimento econômico na região do Circuito do Ouro, Inconfidentes, Médio Piracicaba e no Estado de Minas Gerais, além de promover discussões, troca de informações e a difusão do desenvolvimento do turismo entre governos, empresas, terceiro setor e investidores”.

Na abertura da cerimônia, o presidente do Convention & Visitors Bureau Ouro Preto, Márcio Abdo de Freitas, afirmou esperar que o evento seja a oportunidade para voltar a discutir o turismo e assim buscar novas ideias caminhos e soluções.

“O mundo mudou. Estamos na era da velocidade nas comunicações, da integração, das redes sociais. Por isso o evento não é apenas uma festa, mas o início de um novo processo de integração e soluções”.

Concordando com a fala de Abdo, o prefeito de Ouro Preto, Júlio Pimenta, afirmou que o Festival de Turismo se configura como uma quebra de paradigma. “Trata-se de uma provocação para que possamos reavaliar, trocar ideias e experiências, a fim de que possamos fomentar o turismo não só em Ouro Preto, mas em toda a região”.

Já o secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Ouro Preto, Felipe Vecchia Guerra, destacou a crise minerária enfrentada no Estado e defendeu a diversificação da economia.

“O turismo é latente em todas as cidades que compõem o Circuito do Ouro, por isso o festival deve ser de todas elas e não apenas de Ouro Preto”. Temos que trabalhar juntos pela diversificação da economia e do turismo, capazes de trazer rendimentos diretos. Precisamos agir de modo que dependamos menos da mineração para que em momentos de crise, como agora, os cofres municipais não sintam tanto”.

“Hoje em Ouro Preto a cadeia de comércio e turismo emprega mais que a mineração. Esses são dados revelados pelo Ministério de Fazenda. Por isso o festival é um ganho para o município. Trabalharmos pela diversificação da economia e do turismo de Minas Gerais não é só um dever de Ouro Preto, mas de todas as cidades aqui presentes”.

Júnia Pena Fagundes, gerente do Centro de Artes e Convenções da UFOP, um dos melhores centros do país e reconhecido internacionalmente, que em 2019 comemora 18 anos, saudou a todos os presentes e afirmou estar recebendo o festival com muita gratidão.

“O Centro de Artes e Convenções da UFOP é um instrumento para apoiar o desenvolvimento econômico, turístico e social de Ouro Preto. Por isso estamos nos empenhando para participar de forma ativa no festival”.

Aristides Rocha de Araújo, da Regional Centro do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), afirmou que o SEBRAE “somará forças, enquanto correalizador, para com o sucesso do evento”. Já o vereador Chiquinho de Assis, representando a Câmara dos Vereadores de Ouro Preto disse que esse é “um momento de conquista para a cidade histórica” e completou: “os desdobramentos dos sonhos de pensar o turismo de forma planejada começa a dar resultados”.

A reitora da Universidade Federal de Ouro Preto, Cláudia Marliére, ressaltou que a instituição de ensino superior é parte integrante da história do país e de Minas Gerais. “Por isso a UFOP tem o forte compromisso social, não só com o Brasil, mas com a região onde está inserida. A proposta desse festival vem incluir a educação, cumprindo um elo entre extensão, pesquisa e sociedade. O conhecimento permeia todas as áreas e não poderia ser diferente nesse contexto que estamos discutindo hoje, ou seja, o turismo”.

Fomento do Turismo Regional

O Festival de Turismo de Ouro Preto dará início a um Plano de Desenvolvimento e Fomento do Turismo Regional, posicionamento de produtos e equipamentos potenciais com conexões empresariais e educacionais e foco principal no desenvolvimento sustentável.

Será uma plataforma setorizada para exposição de produtos, roteiros e serviços da região do Circuito do Ouro e mostras de outros circuitos turísticos de Minas Gerais, além de espaços para a gastronomia, cultura, eventos e entretenimento, inovação e tecnologia, rodada de negócios, sustentabilidade, entre outros.

Stands

Os stands dos realizadores ficarão no saguão Congonhas, um amplo salão de ligação do Foyer de entrada aos demais espaços do primeiro e segundo piso.

A área de produção associada ao turismo será instalada no Salão Mariana, em um ambiente amplo, acessível, adaptável e moderno. Além disso, o salão também preserva equipamentos metalúrgicos antigos, parte do acervo do Museu da Siderurgia da UFOP, que assumem função decorativa.

A feira será no Salão Diamantina, acessível, adaptável e versátil, que permite a realização dos mais variados tipos de eventos. Por contar com sistema de ventilação, pé direito privilegiado e piso marmorizado, é um ambiente fresco e favorável para eventos com maior estrutura e número de convidados.

Comida e Bebida

Caso queira fazer uma refeição entre os workshops e palestras ou conversar sobre negócios durante o almoço, no Festival de Turismo de Ouro Preto você terá várias opções para suas refeições. A área gourmet ficará na Praça Vila Rica, um espaço moderno e de integração entre as áreas internas.

Sobre os realizadores

Ouro Preto e Circuito do Ouro Convention & Visitors Bureau (CVB)

Organização de marketing de destino e promoção de turismo de Ouro Preto e Circuito do Ouro. É uma entidade de setor privado, sem fins lucrativos. Funciona como apoio local e elo entre empresas do trade turístico, estabelecimentos associados e governos no desenvolvimento e fomento da atividade turística de Ouro Preto e região do Circuito do Ouro.

A C:M Marketing│Consultoria & Eventos

Empresa de inteligência de mercado, consultoria e produção de eventos empresariais com foco principal na condução do desenvolvimento inteligente para pessoas e empresas. No mercado há nove anos, tem o compromisso de fornecer soluções inteligentes em negociação, gestão, desenvolvimento e relacionamentos. Possui parceiros estratégicos em gestão de processos, financeiro, planejamento, jurídico, marketing, mercado.

Prefeitura Municipal de Ouro Preto

Por meio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio trabalha no planejamento, execução, controle e avaliação das políticas públicas de turismo, em prol do desenvolvimento econômico e social. Como resultado do conjunto de ações, constitui-se uma importante fonte geradora de emprego, renda e cidadania. Também compete ao órgão divulgar o potencial turístico local em âmbito regional, estadual e nacional.

Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

A UFOP uma instituição de ensino superior pública federal brasileira, sediada em Ouro Preto, no estado de Minas Gerais. Atualmente, também conta com unidades nas cidades de Mariana e João Monlevade, ambas em Minas Gerais. Foi criada em 21 de agosto de 1969 a partir da incorporação de duas centenárias instituições de ensino superior: a Escola de Farmácia fundada em 1839 e a Escola de Minas fundada em 1876. Atualmente, é uma das mais importantes universidades de Minas Gerais e também do Brasil.

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (SEBRAE-MG)

Entidade associativa de direito privado, sem fins lucrativos.  Sediado em Belo Horizonte, o Sebrae em Minas Gerais abrange os 853 municípios mineiros com atendimento em nove sedes regionais e oferece orientação a quem deseja abrir, diversificar ou ampliar um empreendimento, além de desenvolver projetos e articular para a disseminação e criação de políticas públicas que favorecem o crescimento dos pequenos negócios.

Festival de Turismo em números

Confira abaixo alguns números do Festival de Turismo de Ouro Preto, além de dados sobre logística, fomento, cidades e parceiros envolvidos

36 Cidades mineiras/distritos;

32 Circuitos turísticos de Minas;

06 Instituições de fomento;

56 Instituições governamentais

02 instituições estrangeiras

416 agências e operadoras

21 empresas prestadoras de serviço de Ouro Preto

18 Fomento

Produtores rurais e acadêmicos

PROGRAMAÇÃO – FESTIVAL DE TURISMO – 07 A 10 DE AGOSTO DE 2019

DIA 07/08/2019:

  • 14h00: Abertura da Área de Exposição
  • 16h00 às 18h30: FÓRUM – O FUTURO DAS CIDADES MINERADORAS NO EIXO DOS CIRCUITOS TURÍSTICOS MINEIROS

Tema a ser debatido: Mineração/ Governança/ Desenvolvimento Inovação / Turismo.

  • 19h00 às 21h00: CERIMÔNIA ABERTURA OFICIAL

DISPOSITIVO OFICIAL: autoridades, convidados, realizadores, correalizadores e parceiros.

  • 21h00 às 00h00: SHOW CULTURAL

 DIA 08/08/2019:

  • 14h00: Abertura da Área de Exposição

ESPAÇO EXPERIÊNCIAS GASTRONÔMICAS

  • 15h00 às 16h00: OFICINA – Comida Internacional (México)
  • 17h00 às 18h00: OFICINA – Primórdios da Gastronomia Mineira – SENAC
  • 19h00 às 20h00: OFICINA – Projeto Cozinha Aberta

AUDITÓRIO SÃO JOÃO DEL REY / SALÃO TIRADENTES

  • 15h00 às 16h30: DEBATE – OPERAÇÃO DO TURISMO NAS CIDADES HISTÓRICAS

Tema: Agências e Operadoras, Meios de hospedagem, Tecnologias – Mindset, Perfil do consumidor moderno

  • 15h00 às 16h30: PALESTRA ” Acadêmicos da UFOP”
  • 15h00 às 18h00: RODADA DE NEGÓCIOS – Âncoras, Empresas dos setores da cadeia produtiva do turismo, fornecedores de produtos e serviços, consultores, Governo Internacional (CPLP), Empresas de Evento, outros
  • 15h00 às 17h00: OFICINA – Artesanato
  • 15h00 às 17h00: OFICINA – Restauração
  • 15h00 às 17h00: HACKTOUR – Programa Investetour – SEBRAE
  • 15h00 às 17h00: STARTUP DAY – Programa Investetour – SEBRAE
  • 15h00 às 17h00: OFICINAS – Programa Investetour – SEBRAE
  • 17h00 às 18h30: DEBATE – UM OLHAR SOB O NEGÓCIO DO TURISMO NA REGIÃO DO CIRCUITO DO OURO

Tema: Atrativos, Potencial de Negócios e Mercado, Inovação, Educação

  • 17h00 às 18h30: PALESTRA – Turismo Religioso

TEATRO OURO PRETO

  • 19h00 às 20h00: MASTER TALK – TURISMO DISRUPTIVO/INTERNACIONALIZAÇÃO – CE – CPLP
  • 21h00 às 00h00: SHOW CULTURAL

DIA 09/08/2019:

  • 09:00h às 18h00: FÓRUM – FEME – Fórum Estadual da Mulher Empresária
  • 15h00 às 16h00: PALESTRA – Preservação Patrimonial
  • 15h00 às 18h00: RODADA DE NEGÓCIOS – Âncoras: Mineradoras, Grandes Empresas da Região, Governo, Empresas de Evento
  • 15h00 às 18h00: RODADA DE NEGÓCIOS – Âncoras: CE – CPLP
  • 15:00 às 17h00: TALK – Destination Wedding – Cadeia Produtiva do Casamento
  • 15h00 às 17h00: OFICINA – Cozinha Internacional – Peru
  • 18h00 às 19h00: OFICINA – Cozinha Show – Primórdios da Gastronomia Mineira – SENAC
  • 15h00 às 17h00: OFICINA – Artesanato
  • 15h00 às 17h00: OFICINA – Restauração
  • 15h00 às 17h00: HACKTOUR – Programa Investetour
  • 15h00 às 17h00: STARTUP DAY – Programa Investetour
  • 15h00 às 17h00: OFICINA – Programa Investetour
  • 16h00 às 17h00: PAINEL – Ecoturismo, Esportes Radicais e Sustentabilidade
  • 18h00 às 19h00: PALESTRA – Gestão de Parques e áreas de preservação / Ecoturismo, Esportes Radicais, Sustentabilidade

TEATRO OURO PRETO

  • 19h00 às 20h00: MASTER TALK
  • 21h00 às 00h00: SHOW CULTURAL

DIA 10/08/2019:                 

TEATRO OURO PRETO

  • 15h00 às 17h00: DEBATE – Rumos do Carnaval nas Cidades Históricas Mineiras e o Turismo”
  • 17h00 às 18h00: CASE – Carnaval de Belo Horizonte

ESPAÇO EXPERIENCIAS GASTRONOMICAS

  • 15h00 às 16h00: OFICINA – Projeto Cozinha Aberta
  • 17h00 às 18h00: OFICINA – Cozinha Aberta”

AUDITÓRIO SÃO JOÃO DEL REY

  • 15h00 às 17h00: HACKTOUR – Programa Investe Turismo – SEBRAE
  • 15h00 às 18h00: STARTUP DAY – Programa Investe Turismo – SEBRAE
  • 15h00 às 18h00: OFICINAS – Programa Investe Turismo – SEBRAE
  • 19h00 às 20h00: ENCERRAMENTO
  • 21h00 às 00h00: SHOW CULTURAL

SERVIÇOS

Festival de Turismo de Ouro Preto
De 07 a 10 de agosto de 2019
Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto
Ouro Preto/MG
Mais informações 31 9 9964 5106

Confira mais fotos do lançamento da edição 2019 do Festival de Turismo de Ouro Preto, clique nas imagens abaixo para ampliá-las. Todas as imagens são de autoria da fotógrafa Ane Souz.

 

Deixar Um Comentário