No último final de semana, motivada por buscar a valorização da produção artesanal dos Doces de São Bartolomeu, Patrimônio Imaterial de Ouro Preto, a ADAF - Associação dos Doceiros e Agricultores Familiares de São Bartolomeu entregou durante a cerimônia de abertura da 28ª FESTA CULTURAL DA GOIABA uma menção honrosa que reconheceu pessoas que atuaram como incentivadores e apoiadores da preservação de seu mais precioso bem cultural, o feitio dos doces.

O ato de reconhecimento, realizado na sexta dia, definido como “MENÇÃO HONROSA DOCES DE SÃO BARTOLOMEU - PATRIMÔNIO IMATERIAL DE OURO PRETO” teve como agraciados de sua primeira edição o artista plástico ouro pretano Gélcio Fortes, a doceira local Maria da Costa e o doceiro Vicente Tijolo e sua família, ambos com mais de 50 anos de tradição doceira no Distrito. A celebração contou com a presença de toda a comunidade local, visitantes, doceiros, autoridades municipais, da vice-prefeita Regina Braga e do Prefeito Ângelo Oswaldo, que inclusive fez uma das entregas de placas.

Em continuidade no sábado, 04, a festa, que teve o apoio da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, por meio do FUNPATRI - Fundo de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Ouro Preto, registrou grande público, com cerca de 30 excursões e visitantes vindos de todos os cantos de Minas Gerais, de outros estados e até mesmo de fora do país. O FUNPATRI, que apoia a festa desde 2023, tem sido primordial no desenvolvimento de medidas de salvaguarda dos Doces de São Bartolomeu.

O fundo contribuiu na promoção de diversas ações durante o evento: Cortejo do Boi da Manta, que deu início à programação cultural; exposição “Frutos da Terra”, com participação de pessoas do Distrito; mini documentário “De tacho em tacho”, produzido com as crianças da escola local, “Doce ao Vivo”, oficinas de arte e de culinária.

Deixar Um Comentário