Feriado prolongado eleva alerta para acidentes: Hospital João XXIII reforça cuidados

Unidade de trauma de Minas Gerais registra aumento de atendimentos em feriados, com quedas e acidentes ligados ao álcool liderando as ocorrências.

Home » Feriado prolongado eleva alerta para acidentes: Hospital João XXIII reforça cuidados
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 17/04/2025, 14:53 - Atualizado em 17/04/2025, 14:53
Foto — Francis Campelo/Reprodução. Siga no Google News

Com a proximidade do feriado prolongado, marcado pelo aumento do fluxo de veículos nas estradas rumo a destinos como praias, cachoeiras e áreas rurais, o Hospital João XXIII (HJXXIII), referência em trauma da rede Fhemig, reforça o alerta para a prevenção de acidentes. Historicamente, a unidade registra um pico no número de atendimentos durante esses períodos. Somente no feriado da Semana Santa do ano passado (29 a 31/3), foram realizados cerca de 600 atendimentos, sendo a queda da própria altura o trauma mais comum, com 77 casos.

A cirurgiã do trauma Patrícia Cabral Costa destaca que muitos dos acidentes atendidos no hospital estão relacionados ao consumo excessivo de álcool, incluindo ocorrências no trânsito, afogamentos e queimaduras provocadas ao acender churrasqueiras.

Mergulhos exigem cautela em piscinas e cachoeiras

A médica faz um apelo especial para os cuidados em ambientes aquáticos, como piscinas e cachoeiras. “É fundamental conhecer a profundidade do local antes de nadar. Evite mergulhar em águas rasas ou em áreas desconhecidas, onde pode haver obstáculos submersos. É dessa forma que muitos jovens sofrem lesões graves na coluna, resultando em paraplegia”, adverte.

O risco de acidentes também se manifesta em situações como escorregar na borda de piscinas. Por isso, a especialista enfatiza a importância de nunca empurrar outras pessoas. “Uma brincadeira pode ter consequências sérias”, explica Patrícia.

Em relação aos afogamentos, a orientação é cautelosa ao tentar prestar socorro. “Se alguém estiver se afogando, jogue algum objeto para que a pessoa possa se segurar e evite se aproximar demais, para não se tornar mais uma vítima”. A médica lamenta que, anualmente, jovens e crianças se afogam, podendo evoluir para óbito ou deixar sequelas neurológicas graves e irreversíveis. “Não deixem crianças sozinhas perto ou na água e utilizem boias em quem não sabe nadar”, aconselha.

Atenção redobrada com crianças em todos os momentos

A supervisão constante das crianças é crucial, não somente em ambientes aquáticos. “Ao atravessar a rua, o adulto deve segurar a criança pelo punho, e não pela mão, o que dificulta que ela se solte e corra para a frente de um veículo”, orienta a cirurgiã.

A médica também reforça a importância do uso da cadeirinha no veículo para crianças, mesmo que haja resistência, e do cinto de segurança para todos os ocupantes do veículo, incluindo adultos. “Em hipótese alguma, leve uma criança no colo, principalmente no banco da frente. Em caso de acidente, ela pode ser comprimida ou até mesmo arremessada para fora do carro”.

Cuidados essenciais em trilhas e em casos de acidentes

Para quem pretende aproveitar o feriado em contato com a natureza, a recomendação é verificar a bateria do celular antes de sair e evitar caminhar sozinho em trilhas. Em caso de picadas de animais peçonhentos, a orientação é procurar atendimento médico com urgência. “Recomendamos somente lavar o local da ferida com água e sabão. Não amarre nada e tente descrever o animal ou, se possível, levar uma foto”, explica a médica.

O mesmo cuidado vale para queimaduras. “Lave somente com água fria. Muitos pacientes aplicam produtos como pasta de dente, dificultando a limpeza no hospital e causando ainda mais dor”.

Em caso emergências, a orientação é acionar o Samu (192) ou o Corpo de Bombeiros (193), que farão o encaminhamento adequado para a unidade de saúde mais próxima. A calma ao fornecer o endereço é fundamental para agilizar o atendimento.

Deixar Um Comentário