Foi aprovado em reunião do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), no último dia 24, o reajuste da tabela de valores para bolsas de estudo no Brasil, com validade a partir desta semana. A alta é de 6,7% referente ao acumulado do período de março de 2022 a fevereiro de 2023 do IPC-FIPE.
Em abril, a vinculada da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação já havia reajustado em 30% os valores de todas as mensalidades para Bolsas Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE) e Bolsas de Pesquisa no Exterior (BPE). As BPE não eram reajustadas desde 2012.
“A expectativa da FAPESP é atrair cada vez mais os jovens para a ciência, apoiando sua formação, qualificação e oferecendo oportunidades de inserção em projetos e grupos de pesquisa já consolidados”, disse Marco Antonio Zago, presidente da FAPESP.
Também foi aprovado um reajuste para a Bolsa de Participação em Curso PC-IV a partir de 1º de junho de 2023. Levando-se em conta que esse benefício se destina à realização de curso no exterior, o percentual aplicado foi o mesmo dado pela FAPESP para Bolsas no Exterior (BEPE e BPE).
Para as bolsas em andamento, a FAPESP suplementará automaticamente as mensalidades restantes a partir da data de entrada em vigor das novas tabelas. Os novos valores válidos a partir de 1º de junho de 2023 estão disponíveis em: fapesp.br/valores/bolsasnopais .
Sobre a SCTI
A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) tem o objetivo de aumentar a sinergia com todos os atores que integram o ecossistema de inovação, fomentando o conhecimento científico no Estado de São Paulo. Conta com os seguintes órgãos vinculados: Instituto de Pesquisas Tecnológicos (IPT), Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Centro Paula Souza (CPS), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), Faculdade de Medicina de Marília (Famema) e Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp).
Matérias relacionadas

Ouro Preto está no topo da lista de cidades históricas que impulsionam o turismo no país
18/07/2025 às 16:38
Concurso mineiro de cachaças e aguardentes entra na reta final de inscrições
18/07/2025 às 13:28
Mart’nália leva samba e carisma ao Festival de Inverno de Ouro Preto nesta sexta-feira (18/7)
18/07/2025 às 12:46
Produtores rurais de Mariana deverão se recadastrar para continuar acessando os serviços da Secretaria de Desenvolvimento Rural
18/07/2025 às 12:33
Vereadores de Ouro Preto verificam situação da Escola Municipal São Sebastião
18/07/2025 às 11:48
Deixar Um Comentário