FAOP faz balanço positivo do “Sextas Abertas” e próxima edição acontece em Cachoeira do Campo

Após duas edições do evento neste ano, Wirley Reis, o Têko, presidente da FAOP, apresenta balanço e comemora os números e a aceitação positiva do público participante.

Home » FAOP faz balanço positivo do “Sextas Abertas” e próxima edição acontece em Cachoeira do Campo
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 18/06/2025, 11:02 - Atualizado em 18/06/2025, 11:03
Foto – Reprodução. Crédito – Têko/Wander Faria Siga no Google News

A Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), divulgou hoje (18/6) um balanço das duas primeiras edições do projeto “Sextas Abertas”, realizadas em maio e junho deste ano, na sede de seu Núcleo de Arte e Ofícios e na Praça Antônio Dias, em Ouro Preto.

O evento, que reúne múltiplas atividades de diferentes linguagens artísticas e temas culturais transversais em um mesmo espaço, num dia inteiro de atividades a cada mês, já atendeu 05 escolas, cujos alunos participaram de forma gratuita de oficinas e outras atividades, 172 participantes, no total, nas 13 oficinas realizadas até o momento, além de 84 expositores na feira de arte, artesanato e gastronomia, e mais de 2.000 pessoas, considerando o público das apresentações de teatro, cinema e shows que acontecem na praça.

A avaliação dos números, segundo Wirley Rodrigues Reis, mais conhecido como Têko, presidente da FAOP, é extremamente positiva e corrobora o retorno que estão tendo do público.

“Os números de visitantes e participantes nas oficinas, na feira e nas apresentações culturais refletem o compromisso e o trabalho da FAOP em manter viva a arte e a cultura em Ouro Preto. Além da nossa programação habitual, tivemos ainda o privilégio de contar com o clima festivo das celebrações juninas, que abrilhantou ainda mais o ‘Sextas Abertas’. Esse encontro foi um importante momento de valorização de saberes locais e de cultivo de laços com a comunidade, reforçando o papel da FAOP como um espaço de encontro, formação e preservação da nossa identidade cultural”, afirma Têko, que assumiu o cargo em janeiro de 2025 e foi prefeito de Itapecerica entre 2017 e 2024.

Foto - Reprodução. Crédito - Têko/Wander Faria

Participante da oficina de “Confecção de Luvas de Lã a partir da técnica têxtil ancestral da Feltragem Molhada”, Vilma do Nascimento, artesã e moradora do bairro Piedade, ficou muito satisfeita com o aprendizado: “Além de trabalhar com artesanato, dou aulas e apoio os artesãos locais na Casa do Folclore e na Casa de Cultura Negra. Meu objetivo nessa oficina foi aprender uma nova técnica, não só para aprimorar meu trabalho, mas também para repassar esse conhecimento para outros colegas. Foi muito bom participar, virei outras vezes!”, declara Vilma.

A professora e a monitora de educação inclusiva, Júlia Silva e Maria Cristina Freitas, acompanharam os alunos do quarto ano da Escola Municipal Padre Carmélio na oficina de Malabarismo, ministrada pelo arte-educador Rafael Vieira.

“As crianças estavam bastante animadas para vir e eu também. Me surpreendi positivamente, foi muito bom pra eles fazer uma atividade ao ar livre e aprender novas habilidades”, diz Júlia. A monitora concorda: “Acompanho um aluno autista nível 01 na escola e a partir do momento que ele convive com outras crianças, participa de eventos como esse, isso agrega muito para o desenvolvimento dele. É muito importante eventos que trazem aprendizado para as crianças para além da sala de aula”, confirma Cristina.

O “SEXTAS ABERTAS - EDIÇÃO 2025” é patrocinado pela CEMIG, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Com idealização e co-realização da FAOP | Fundação de Arte de Ouro Preto, apoio do Instituto Território Criativo e realização da IRENI - Inteligência em Eventos e Governo de Minas Gerais — Governo diferente, Estado Eficiente.

Destacando-se como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig segue investindo e apoiando as diferentes produções artísticas existentes nas várias regiões do estado. Afinal, fortalecer e impulsionar o setor cultural mineiro é um compromisso da Companhia, refletindo seu propósito de transformar vidas com energia. Ao abraçar a cultura em toda a sua diversidade, a Cemig potencializa, ao mesmo tempo em que preserva, a memória e a identidade do povo mineiro. Assim, os projetos incentivados pela empresa trazem na essência a importância da tradição e do resgate da história, sem, contudo, deixar de lado a presença da inovação. Apoiar iniciativas como o “Sextas Abertas” reforça a atuação da Cemig em ampliar, no estado, o acesso às práticas culturais e em buscar uma maior democratização dos seus incentivos.

SERVIÇO:

PROJETO SEXTAS ABERTAS - EDIÇÃO 2025
Próxima edição:
11/07, no Distrito de Cachoeira do Campo
Instagram: @sextasabertas
PROGRAMAÇÃO: será divulgada em breve

Foto - Reprodução. Crédito - Têko/Wander Faria

Deixar Um Comentário