Fábio Baccheretti mostra otimismo em relação à pandemia no segundo semestre

De acordo com o secretário, a média móvel de aplicação diária de vacinas alcançou sua maior marca desde o início da vacinação em Minas Gerais.

Home » Fábio Baccheretti mostra otimismo em relação à pandemia no segundo semestre
Por João Paulo Silva Publicado em 22/06/2021, 18:19 - Atualizado em 22/06/2021, 18:23
Baccheretti: “ritmo alcançado nessa segunda-feira (21/6) foi 58% maior em relação ao registrado há 14 dias”. Crédito – SES-MG. Siga no Google News

O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, vê uma “perspectiva muito boa” em relação ao cenário pandêmico no próximo semestre em Minas Gerais. Isso porque de acordo com o titular da pasta, a média móvel de aplicação diária de vacinas no estado alcançou sua maior marca desde o início da vacinação.

“Nessa segunda-feira (21/6), a média foi de 212.919 doses aplicadas diariamente, o que representa aumento de 58% em relação à média móvel de vacinação registrada há 14 dias, quando estava em 134.558 doses aplicadas diariamente”, informou o secretário durante coletiva de imprensa, na Cidade Administrativa.

Ainda de acordo com Baccheretti, para os próximos sete dias, existe a expectativa de Minas Gerais receber novos lotes de imunizantes. Nessa segunda-feira (21/6), Minas recebeu 862 mil doses da AstraZeneca referente ao 26º lote.               

“É preciso destacar, ainda, a entrada de uma nova vacina, que é a Janssen, que devemos receber até quinta-feira. É um imunizante de dose única, o que nos deixa muito animados para que possamos atingir a meta de vacinar antes de outubro todo o mineiro adulto”, explicou.

Mais uma vez, Fábio Baccheretti explicou o fato de alguns municípios estarem com a vacinação mais adiantada em relação a determinados grupos e salientou que os critérios para distribuição são técnicos.

“As vacinas vêm ‘carimbadas’ por grupos prioritários pelo Ministério da Saúde. Cabe ao Governo de Minas fazer a distribuição conforme o banco de dados do próprio Ministério ou de acordo com os dados que foram preenchidos pelo próprio município. Existem cidades que conseguem avançar mais porque vencem grupos ou optam por vacinar por idade antes de grupos prioritários. O importante é que todo o estado terminará junto a vacinação dos adultos”, informou.

Distribuição

A distribuição dos imunizantes para o grupo com comorbidades foi outro assunto abordado durante a coletiva de imprensa. Baccheretti explicou que Belo Horizonte não recebe mais vacinas para este grupo porque a 18ª remessa foi toda direcionada para a capital, atingindo 100% desse grupo específico.             

“A 18ª remessa, que foi da Pfizer, ficou toda em Belo Horizonte. Parte da 19ª (AstraZeneca) foi direcionada para a capital. Já nas 23ª e 24ª, BH não recebeu apenas a parte de comorbidades, isso porque a capital já atingiu 100% do grupo específico. Com isso, não é correto afirmar que Belo Horizonte não está recebendo vacinas. A capital não recebe mais para o grupo de comorbidades, mas continua recebendo para os demais grupos”, explicou.  

Informe Epidemiológico Coronavírus - 22/06/2021
Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais

Foto - Reprodução. Crédito - SES-MG.

Até o momento foram 1.747.308 casos confirmados*. Estão em acompanhamento* 87.291 casos e são 1.615.394 casos recuperados**. Estão confirmados 44.623 óbitos.

*Total de casos confirmados: soma dos casos confirmados, que não evoluíram para óbito e dos óbitos confirmados por covid-19.

**Casos em acompanhamento: casos confirmados de covid-19, que não evoluíram para óbito, cuja condição clínica permanece sendo acompanhada ou aguarda atualização pelos municípios.

***Casos recuperados: casos confirmados de covid-19 que receberam alta hospitalar e/ou cumpriram isolamento domiciliar de 14 dias sem intercorrências.

Óbitos confirmados: óbitos confirmados para covid-19.

Dados parciais, sujeitos a alterações. Atualizado em 22/06/2021. Fonte: COES MINAS/COVID-19/SES-MG.

Considerando que o Ministério da Saúde classificou todo o país como transmissão comunitária, além da necessidade de qualificar as informações sobre a circulação do coronavírus em Minas Gerais, desde 23/3/2020, o Boletim Informativo Diário Covid-19 publica o detalhamento apenas dos casos confirmados.

Clique aqui e acesse o Boletim Epidemiológico.

Com informações da SES-MG

Deixar Um Comentário