- Resumo IA
• Exposição “Mãos que Aprendem” no Museu Casa dos Contos até 27/10.
• Mostra expressa troca cultural entre gerações com pinturas manuais.
• Evento apoiado por diversas instituições e patrocinadores locais.
• Entrada livre, visitação nos dias úteis, das 10h às 17h.
• Atividades culturais paralelas promovem intercâmbio de saberes.
• Informações no Museu Casa dos Contos, disponível até fim de outubro.Observação: O resumo é gerado por IA e revisado pela redação.

O Museu Casa dos Contos, em Ouro Preto, recebe até o dia 27 de outubro a exposição “Mãos que Aprendem, Mãos que Ensinam, Mãos que se Completam”, realizada pela Escola Municipal Monsenhor João Castilho Barbosa. A mostra acontece na Sala Vicente Vieira, trazendo um conjunto de trabalhos manuais que expressam a troca de conhecimento e convivência harmoniosa entre diferentes gerações e culturas.
A exposição traz uma série de pinturas feitas com as mãos dos participantes, simbolizando o aprendizado, o ensino e o complemento mútuo entre pessoas, representado nas cores e marcas impressas. Essa atividade integra a comunidade escolar com o público visitante, celebrando a diversidade e a união por meio da arte.
A realização do evento conta com o apoio do Museu Casa dos Contos, Museu da Farmácia de Ouro Preto, Prefeitura de Ouro Preto, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Instituto Federal de Minas Gerais, Fundação de Arte de Ouro Preto, e ainda com patrocínios privados e apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEX). Entre os apoiadores estão empresas locais como Jequeri Material de Construção, Alex Brito, e AC Actech.
A visitação é uma excelente oportunidade para moradores e turistas conhecerem iniciativas educacionais e culturais que valorizam o patrimônio histórico e humano da Região dos Inconfidentes. A entrada é aberta ao público, e a exposição pode ser visitada nos dias úteis, das 10h às 17h.
Quem visitar poderá participar também de outras atividades ligadas à extensão cultural patrocinadas pelos parceiros, fomentando o intercâmbio de saberes e o fortalecimento da educação através da arte.
Mais informações podem ser obtidas diretamente no Museu Casa dos Contos, onde a experiência sensorial e afetiva das “Mãos que Aprendem, Mãos que Ensinam” está disponível até o fim do mês de outubro.

















