Estudantes desclassificados em etapa do JEMG por falha no transporte da prefeitura de Ouro Preto

Home » Estudantes desclassificados em etapa do JEMG por falha no transporte da prefeitura de Ouro Preto
Por Daniel Marcos Publicado em 25/05/2023, 21:31 - Atualizado em 29/05/2023, 10:42
Foto – O vereador Renato Zoroastro. Crédito – Eduarda Dias Siga no Google News

Uma grave falha de planejamento no setor de transportes da Secretaria Municipal de Educação resultou na desclassificação de equipes de seis escolas de Ouro Preto-MG nas etapas dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). As disputas estavam marcadas para acontecer nesta quinta-feira 25/05, em Itabirito.

A questão foi amplamente debatida durante a reunião ordinária da Câmara Municipal de Ouro Preto, ocorrida no mesmo dia, gerando indignação generalizada entre os vereadores que exigiram uma resposta imediata da prefeitura. O vereador e professor Renato Zoroastro foi o autor de um requerimento enviado à prefeitura cobrando esclarecimentos sobre o ocorrido.

Renato informou ao Jornal Voz Ativa que recebeu pelo whatsapp diversos áudios de familiares e alunos que ficaram revoltados. “Lamentamos demais essa situação. Nós vereadores, alunos, familiares e os professores de educação física estamos frustrados e indignados porque todo o tempo e esforço na preparação das equipes foram perdidos”, desabafou o vereador.

Durante a reunião o secretário de esportes, Wagner Melo, enviou mensagens a vereadores informando que as obrigações foram compartilhadas entre as secretarias de educação e esportes e que o transporte deveria estar no planejamento da pasta da educação.

O JEMG é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Secretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução técnica é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais – FEEMG.

Iniciado no dia 15 de maio, com as etapas Microrregionais, o JEMG ainda terá as etapas regionais e estaduais, que definirão os classificados que representarão o Estado no JEB’s (Jogos Escolares Brasileiros), Jogos da Juventude e para as Paraolimpíadas Escolares.

Em 2023 o evento conta com mais de 800 municípios inscritos nas competições que envolvem 520 jovens com idade entre 12 e 17 anos, matriculados em escolas públicas e particulares do estado. A etapa microrregional é formada por Ouro Preto, Acaiaca, Mariana, Itabirito e Diogo de Vasconcelos com a participação de 520 alunos.

O Jemg consta no calendário esportivo das escolas do município e não há histórico de outro fato como esse envolvendo competições com equipes de Ouro Preto.

A Secretaria de Educação informou que reconhece a falha e garante que as demais competições não serão prejudicadas.

Deixar Um Comentário