Uma grave falha de planejamento no setor de transportes da Secretaria Municipal de Educação resultou na desclassificação de equipes de seis escolas de Ouro Preto-MG nas etapas dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). As disputas estavam marcadas para acontecer nesta quinta-feira 25/05, em Itabirito.
A questão foi amplamente debatida durante a reunião ordinária da Câmara Municipal de Ouro Preto, ocorrida no mesmo dia, gerando indignação generalizada entre os vereadores que exigiram uma resposta imediata da prefeitura. O vereador e professor Renato Zoroastro foi o autor de um requerimento enviado à prefeitura cobrando esclarecimentos sobre o ocorrido.
Renato informou ao Jornal Voz Ativa que recebeu pelo whatsapp diversos áudios de familiares e alunos que ficaram revoltados. “Lamentamos demais essa situação. Nós vereadores, alunos, familiares e os professores de educação física estamos frustrados e indignados porque todo o tempo e esforço na preparação das equipes foram perdidos”, desabafou o vereador.
Durante a reunião o secretário de esportes, Wagner Melo, enviou mensagens a vereadores informando que as obrigações foram compartilhadas entre as secretarias de educação e esportes e que o transporte deveria estar no planejamento da pasta da educação.
O JEMG é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Secretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução técnica é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais – FEEMG.
Iniciado no dia 15 de maio, com as etapas Microrregionais, o JEMG ainda terá as etapas regionais e estaduais, que definirão os classificados que representarão o Estado no JEB’s (Jogos Escolares Brasileiros), Jogos da Juventude e para as Paraolimpíadas Escolares.
Em 2023 o evento conta com mais de 800 municípios inscritos nas competições que envolvem 520 jovens com idade entre 12 e 17 anos, matriculados em escolas públicas e particulares do estado. A etapa microrregional é formada por Ouro Preto, Acaiaca, Mariana, Itabirito e Diogo de Vasconcelos com a participação de 520 alunos.
O Jemg consta no calendário esportivo das escolas do município e não há histórico de outro fato como esse envolvendo competições com equipes de Ouro Preto.
A Secretaria de Educação informou que reconhece a falha e garante que as demais competições não serão prejudicadas.
Matérias relacionadas

Senac Minas oferta mais de mil vagas para cursos técnicos gratuitos e a distância
29/05/2023 às 16:37
Ouro Preto busca apoio para recriar em julho o Triunfo Eucarístico, a maior festa do Brasil Colonial
29/05/2023 às 16:30
Bullying e Cyberbullying são temas de palestra em Mariana
29/05/2023 às 14:23
Senac EAD oferece mais de 12 mil vagas gratuitas em cursos técnicos
29/05/2023 às 14:15
Rádio Inconfidência lança aplicativo gratuito disponível para IOS e Android
29/05/2023 às 12:24
Deixar Um Comentário