- Resumo IA
• A Estátua de Juquinha das Flores na Serra do Cipó foi revitalizada.
• Reinauguração será em 7 de maio, às 11h, com entrada gratuita.
• A artista Virgínia Ferreira liderou o processo de restauração.
• Juquinha era famoso por distribuir flores aos viajantes.
• Projeto contou com o apoio da Lei Rouanet e Anglo American.
• Evento acontece na MG-010, em Santana do Riacho.Observação: O resumo é gerado por IA e revisado pela redação.

A paisagem icônica da Serra do Cipó recupera um de seus sorrisos mais famosos. A tradicional estátua do Juquinha das Flores, localizada às margens da rodovia em Santana do Riacho, passou por um minucioso processo de revitalização e será oficialmente entregue ao público amanhã, 7 de maio, às 11h. O evento de reinauguração acontece no próprio local do monumento e tem entrada gratuita.
O resgate da obra e o legado da artista
A estátua, que se tornou ponto de parada obrigatória para turistas e símbolo da hospitalidade mineira, é de autoria da artista plástica Virgínia Ferreira. Natural de Belo Horizonte, Virgínia possui um currículo respeitado, tendo atuado em projetos de peso como o monumento a Tiradentes, em Ouro Preto, e elementos históricos da Praça da Liberdade, na capital mineira.
Para este restauro, a própria Virgínia liderou a equipe técnica. Segundo a artista, o objetivo foi devolver a saúde ao material e garantir que a estrutura suporte as duras condições climáticas da região:
“Essa restauração recompôs as formas da obra e deu saúde ao material. Irá prolongar a sua permanência íntegra. Entretanto, a localidade tem grande variação de temperatura e umidade. Portanto, os trabalhos de conservação precisam ser periódicos para manter sua beleza”, destaca Virgínia.
Quem foi Juquinha das Flores?
Muito mais que um monumento de concreto, a estátua é uma homenagem a José Patrício, o lendário Juquinha. Figura carimbada nas montanhas mineiras, ele era conhecido por colher flores e distribuí-las aos viajantes em troca de pão ou ajuda, sempre com um jeito respeitoso e generoso que cativava quem passava pela estrada.
Parceria e Investimento na Cultura
A preservação deste patrimônio cultural foi viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), via Ministério da Cultura, contando com o patrocínio fundamental da mineradora Anglo American. O projeto reforça a importância da manutenção de monumentos que guardam a identidade e a história das comunidades locais.
Serviço: Reinauguração da Estátua do Juquinha
- Data: Quinta-feira, 7 de maio de 2026.
- Horário: 11h.
- Local: MG-010, Santana do Riacho (Serra do Cipó).
- Acesso: Gratuito.



















