20ª Reunião da Câmara de Ouro Preto 2024
Clique play e assista

Escolas de Ouro Preto-MG contarão com aplicativo escolar para informação, monitoramento e avaliação educacional

O sistema permitirá aos professores o acompanhamento da frequência dos estudantes, lançamento de notas no diário, dentre outros.

Home » Escolas de Ouro Preto-MG contarão com aplicativo escolar para informação, monitoramento e avaliação educacional
Por João Paulo Silva Publicado em 20/09/2018, 11:16 - Atualizado em 02/07/2019, 00:51

Foto-Professores testam aplicativo em Rodrigo Silva.
Crédito-Divulgação/PMOP

Os professores da Escola Municipal Doutor Alves de Brito, no distrito de Rodrigo Silva, já estão utilizando com sucesso uma inovadora ferramenta tecnológica. Trata-se de um aplicativo que vai proporcionar uma base de dados unificada, com registro de notas e frequência, carga horária de professores, informações sobre educação inclusiva e muito mais. O aplicativo está ainda em fase de testes, mas em breve será utilizado por toda a rede municipal de educação.

Em Ouro Preto, até os dias de hoje, cada escola mantinha controle próprio dessas informações. Na ausência de um padrão determinado, cada uma fazia isso do seu jeito e sem nenhuma integração com o banco de dados da Secretaria Municipal de Educação.

Além de centralizar as informações, o novo sistema permite que os professores façam as chamadas ou lancem as notas de seus alunos no diário de classe eletrônico, fazendo uso de qualquer computador ou até mesmo do seu próprio celular. Os pais também poderão acompanhar de perto, pela internet, a frequência e o rendimento escolar de seus filhos.

O aplicativo integra o trabalho realizado pela Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação, em parceria com a empresa Sonner, para informatizar a gestão da Prefeitura de Ouro Preto. Rafael Gomes, que atua na coordenação de projetos de tecnologia, explica que a ideia é suprir essa ausência de banco de dados unificado da Educação.

“Sabemos que ainda há muito a evoluir em tecnologia para a gestão educacional no município, principalmente em infraestrutura das escolas, mas a informatização dessa área já representa um grande salto para o município de Ouro Preto”. Ele esclarece que os professores serão orientados sobre a utilização dos recursos que a ferramenta oferece. A expectativa é que todos os dados sejam lançados e disponibilizados em rede até o final de 2018.

O sistema contribuirá também no controle da evasão escolar e na gestão de programas sociais, como o Bolsa Família, no qual um dos requisitos primordiais para receber o benefício é ter os filhos matriculados e frequentes nas salas de aula. Portanto, se o aluno deixar de frequentar a escola, a Secretaria de Desenvolvimento Social será imediatamente comunicada.

Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Ouro Preto

Deixar Um Comentário