A Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana, uma das principais iniciativas de promoção do patrimônio cultural da região dos Inconfidentes, está com inscrições abertas para os cursos gratuitos do primeiro semestre de 2025. Desde 2019, a instituição tem se dedicado ao ensino de técnicas construtivas tradicionais. Neste semestre, a escola oferece a oportunidade de aprendizado em áreas essenciais para a promoção da cultura e a salvaguarda do patrimônio de Mariana e região.
As inscrições estão abertas até 13 de fevereiro pelo site oficial da Escola (www.escoladeoficios.org.br). As aulas começam no dia 11 de março, com término previsto para 3 de julho. Os cursos, que têm duração de um semestre, são gratuitos e contam com a oferta de vale-transporte e lanche para os alunos matriculados. Os cursos oferecidos neste semestre são: Alvenaria: técnicas tradicionais de bioconstrução, Carpintaria, Forjaria, Cantaria e Pintura.
Sobre os cursos
Alvenaria: Módulo I — Técnicas tradicionais e bioconstrução
Este curso visa o ensino das técnicas tradicionais de alvenaria com ênfase em bioconstrução, utilizando materiais naturais e sustentáveis, como a taipa, adobe e pau a pique. Os alunos aprenderão sobre o uso de técnicas para construção e restauração de edificações tradicionais, promovendo a preservação e sustentabilidade nas obras.
Cantaria — Módulo II — Escultura em Pedra Sabão
O curso de Cantaria oferece aos alunos a oportunidade de trabalhar a pedra-sabão, um material típico da região, com foco na escultura e na restauração de elementos arquitetônicos. No Módulo II, o curso aprofunda-se na técnica de escultura, proporcionando habilidades tanto para o trabalho artístico quanto para a restauração de monumentos históricos.
Carpintaria: Módulo I — Estruturas e noções de Marcenaria
Focado nas técnicas tradicionais de carpintaria e na construção de estruturas em madeira, este curso oferece uma base sólida de marcenaria, abordando desde as noções básicas até a construção de estruturas e móveis. Os alunos aprenderão a utilizar as ferramentas e técnicas necessárias para criar peças funcionais e estéticas.
Forjaria: Módulo I — Da Bigorna ao Objeto: Técnicas de Forjaria
O curso de Forjaria ensina aos alunos as técnicas de forjamento de metais, utilizando a forja para criar peças artísticas e utilitárias. O Módulo I abrange o processo de transformação do metal na bigorna, desde a produção de pequenos objetos até a elaboração de peças mais complexas, com ênfase na arte de trabalhar o metal e na preservação dessa técnica.
Pintura — Módulo II (Cursos independentes)
A pintura arquitetônica e a produção de tintas naturais estão no foco deste módulo. Os cursos oferecem uma introdução à pintura em edificações, com ênfase no uso de tintas produzidas com pigmentos naturais, além de técnicas de marmorizado e texturização. O curso também aborda a pintura sobre madeira, uma técnica comum nas construções históricas e na restauração de móveis e elementos decorativos.
Sobre a escola
A Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana é uma iniciativa do Instituto Pedra, com patrocínio master do Instituto Cultural Vale, contando com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Prefeitura de Mariana. Dedicada à salvaguarda e à promoção das técnicas tradicionais, a escola dedica-se à formação de indivíduos para cuidarem do patrimônio edificado de maneira sustentável e inovadora.
Sobre o Instituto Cultural Vale
O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Pelo quarto ano consecutivo é o maior apoiador da Cultura no Brasil, patrocinando e fomentando projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa.
Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do país em com investimento de mais de R$ 1 bilhão em recursos próprios da Vale e via Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org
Serviço:
ESCOLA DE OFÍCIOS TRADICIONAIS DE MARIANA
Inscrições: https://www.escoladeoficios.org.br/seletivo
Endereço: Rua Cônego Amando, 278, Bairro Chácara – Mariana – MG. CEP: 35426-060
Telefone: (31) 3560-2108 | Whatsapp: (31) 98741-8050
Site: www.escoladeoficios.org.br
Instagram e facebook: @escoladeoficiosdemariana
Deixar Um Comentário