Inaugurada em 9 de novembro de 1920, a Escola Municipal Alfredo Baeta, situada no bairro Cabeças, em Ouro Preto (MG), celebra 100 anos de história e tradição no próximo mês. A equipe de redação do Jornal Voz Ativa entrou em contato, na tarde de ontem (21/10), com a diretora e professora Maria Regina Gonzaga. A educadora informou ao veículo de imprensa ouro-pretano que para marcar a importante data e celebrar junto aos alunos, ex-alunos, funcionários e comunidade da prestigiosa escola, algumas atividades estão sendo preparadas e que as mesmas deverão ser divulgadas em breve.

Municipalizada em 1997 e com as atividades presenciais suspensas em razão da pandemia do coronavírus, atualmente a Escola Municipal Alfredo Baeta atende alunos do 1º período da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental.
O seu nome teve origem em seu fundador, o doutor Alfredo Baeta Neves que, enquanto ocupava o cargo de presidente da Câmara Municipal de Vereadores, doou à instituição de ensino o terreno para a construção de uma sede própria. No entanto, a escola funcionou em vários prédios para conseguir atender à demanda de alunos.
Em 1961, por ordem do então secretário de Estado da Educação, Ciro Maciel, a construção original foi demolida. No local, foi erguido o prédio novo, o mesmo que abriga as atividades da escola até os dias de hoje.
Memória
Com a intenção de resgatar a história da instituição e contextualizar o seu centenário, a Fundação de Arte de Ouro Preto realizou, no dia 22 de abril, a entrega de 12 fotografias pertencentes ao acervo da escola. As molduras foram restauradas por alunos da turma XLIII (43) do Curso Técnico em Conservação e Restauro, sob orientação da docente Poliana Reis.

Já as fotos foram restauradas por discentes da turma XLIV (44), sob orientação da professora Bianca Monticelli. Os trabalhos receberam apoio das técnicas em restauro: Elisa Diniz, Roberta da Silva e Ludmila Ribeiro. As fotografias representam ex-diretores da Escola, além do próprio Alfredo Baeta.
Alfredo Baeta atuante
Ainda em comemoração ao centenário da Escola Municipal Alfredo Baeta, a diretora Maria Regina Gonzaga, e a vice-diretora, professora Ana Maria de Paula Gallisa, realizaram um amplo leque de atividade, que incluíram desde atividades relacionadas ao histórico da entidade, da sua fundação aos tempos atuais, até a revitalização de seu acervo de documentos manuscritos.
Por meio de empresas e ex-alunos, as educadoras também se empenharam em obter apoio para a publicação de um livro comemorativo do centenário da Escola Alfredo Baeta. Ao que tudo indica, essa será uma grata surpresa anunciada no dia em breve e que manterá viva a memória desta que é uma das principais escolas da cidade histórica.
Mais um pouco da história da Escola Municipal Alfredo Baeta:
Assumiram a direção da escola, desde a sua fundação, as seguintes professoras:
- Vera de Assis Martins
- Ester Hermínia
- Lúcia Maria da Costa Simões Gobbi
- Maria Auxiliadora Paiva
- Maria Cecília Albergaria
- Terezinha Bontempo Vale Teixeira
- Marina Cota Moreira Pinto
- Ilva D’Ony Pereira Vieira
- Maria Isabel Figueiredo dos Santos
- Cristina de Paiva Ferreira
- Maria da Glória Faria de Souza
- Marieta de Fátima Gonçalves Faria
- Maria Regina Gonzaga
- Márcia Aparecida da Silva Santos
Em 2019 foram eleitas pela comunidade escolar as atuais gestoras escolares, sendo Diretora a Professora Maria Regina Gonzaga e vice-diretora a Professora Ana Maria de Paula Gallisa.
Infraestrutura
A Escola Municipal “Alfredo Baeta” possui 08 salas aula, 01 refeitório, 03 pátios descobertos, 04 instalações sanitárias masculinas, 04 femininas e 01 para os professores e funcionários, área de serviço, 01 sala de biblioteca, 01 sala para material de Educação Física e a sala da diretoria que, também, funciona como secretaria.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ouro Preto
Deixar Um Comentário