3ª Audiência Pública de 2025 Câmara de Ouro Preto Segurança Pública no Município
Clique play e assista!

‘Escola Municipal Alfredo Baeta’: 100 anos de amor ao ensino em Ouro Preto-MG

Eventos que marcarão a importante data deverão ser divulgados em breve, informou a diretora Maria Regina Gonzaga.

Home » ‘Escola Municipal Alfredo Baeta’: 100 anos de amor ao ensino em Ouro Preto-MG
Por João Paulo Silva Publicado em 22/10/2020, 13:37 - Atualizado em 07/11/2020, 11:24
Foto – Fachada da Escola Municipal Alfredo Baeta na década de 60. Crédito – Arquivo da escola. Siga no Google News

Inaugurada em 9 de novembro de 1920, a Escola Municipal Alfredo Baeta, situada no bairro Cabeças, em Ouro Preto (MG), celebra 100 anos de história e tradição no próximo mês. A equipe de redação do Jornal Voz Ativa entrou em contato, na tarde de ontem (21/10), com a diretora e professora Maria Regina Gonzaga. A educadora informou ao veículo de imprensa ouro-pretano que para marcar a importante data e celebrar junto aos alunos, ex-alunos, funcionários e comunidade da prestigiosa escola, algumas atividades estão sendo preparadas e que as mesmas deverão ser divulgadas em breve.  

Foto - Arte comemorativa ao centenário da Escola Municipal Alfredo Baeta. Crédito - Divulgação.

Municipalizada em 1997 e com as atividades presenciais suspensas em razão da pandemia do coronavírus, atualmente a Escola Municipal Alfredo Baeta atende alunos do 1º período da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental.

O seu nome teve origem em seu fundador, o doutor Alfredo Baeta Neves que, enquanto ocupava o cargo de presidente da Câmara Municipal de Vereadores, doou à instituição de ensino o terreno para a construção de uma sede própria. No entanto, a escola funcionou em vários prédios para conseguir atender à demanda de alunos.

Em 1961, por ordem do então secretário de Estado da Educação, Ciro Maciel, a construção original foi demolida. No local, foi erguido o prédio novo, o mesmo que abriga as atividades da escola até os dias de hoje.

Memória

Com a intenção de resgatar a história da instituição e contextualizar o seu centenário, a Fundação de Arte de Ouro Preto realizou, no dia 22 de abril, a entrega de 12 fotografias pertencentes ao acervo da escola. As molduras foram restauradas por alunos da turma XLIII (43) do Curso Técnico em Conservação e Restauro, sob orientação da docente Poliana Reis.

Foto – Entrega de fotos restauradas na Escola Municipal Alfredo Baeta. Crédito – Filipe Barboza | Asscom FAOP.

Já as fotos foram restauradas por discentes da turma XLIV (44), sob orientação da professora Bianca Monticelli. Os trabalhos receberam apoio das técnicas em restauro: Elisa Diniz, Roberta da Silva e Ludmila Ribeiro. As fotografias representam ex-diretores da Escola, além do próprio Alfredo Baeta.

Alfredo Baeta atuante

Ainda em comemoração ao centenário da Escola Municipal Alfredo Baeta, a diretora Maria Regina Gonzaga, e a vice-diretora, professora Ana Maria de Paula Gallisa, realizaram um amplo leque de atividade, que incluíram desde atividades relacionadas ao histórico da entidade, da sua fundação aos tempos atuais, até a revitalização de seu acervo de documentos manuscritos.

Por meio de empresas e ex-alunos, as educadoras também se empenharam em obter apoio para a publicação de um livro comemorativo do centenário da Escola Alfredo Baeta. Ao que tudo indica, essa será uma grata surpresa anunciada no dia em breve e que manterá viva a memória desta que é uma das principais escolas da cidade histórica.

Mais um pouco da história da Escola Municipal Alfredo Baeta:

Assumiram a direção da escola, desde a sua fundação, as seguintes professoras:

  • Vera de Assis Martins
  • Ester Hermínia
  • Lúcia Maria da Costa Simões Gobbi
  • Maria Auxiliadora Paiva
  • Maria Cecília Albergaria
  • Terezinha Bontempo Vale Teixeira
  • Marina Cota Moreira Pinto
  • Ilva D’Ony Pereira Vieira
  • Maria Isabel Figueiredo dos Santos
  • Cristina de Paiva Ferreira
  • Maria da Glória Faria de Souza
  • Marieta de Fátima Gonçalves Faria
  • Maria Regina Gonzaga
  • Márcia Aparecida da Silva Santos

Em 2019 foram eleitas pela comunidade escolar as atuais gestoras escolares, sendo Diretora a Professora Maria Regina Gonzaga e vice-diretora a Professora Ana Maria de Paula Gallisa.

Infraestrutura

A Escola Municipal “Alfredo Baeta” possui 08 salas aula, 01 refeitório, 03 pátios descobertos, 04 instalações sanitárias masculinas, 04 femininas e 01 para os professores e funcionários, área de serviço, 01 sala de biblioteca, 01 sala para material de Educação Física e a sala da diretoria que, também, funciona como secretaria.

Foto - Fachada atual da Escola Municipal Alfredo Baeta. Crédito - Ane Souz.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ouro Preto

Deixar Um Comentário