Escola Estadual Dom Pedro II comemora 110 anos com festa para os alunos em Ouro Preto-MG
A instituição foi criada pelo então Governador de Minas Gerais, Dr. João Pinheiro da Silva, por meio do decreto número 2.296, de 17/11/1908, com a denominação de Grupo Escolar “Dom Pedro II”, em homenagem ao imperador do Brasil.
Foto-Divulgação
Crédito-Escola Estadual Dom Pedro II/Arquivo
A tricentenária Ouro Preto (MG) resiste ao tempo e continua ajudando a contar a história do país e do mundo. Através de sua arquitetura, paisagens preservadas, filhos ilustres, arte e cultura, ela se impõe. A cada dia, os amantes da “cidade onde os sinos dobram”, e são muitos os que diariamente passam por aqui, deixam um pouquinho de si mesmos. Mas também levam lembranças dessa onipotente cidade cravada por entre as serenas montanhas de Minas Gerais. Recentemente, uma de suas ilustres filhas acaba de completar nada menos que 110 anos de história. Trata-se da Escola Estadual Dom Pedro II que, para comemorar a data tão especial, realizou, durante toda a semana do dia 19 a 23 de novembro, diversas atividades com seus alunos.
Professores, funcionários, direção e comunidade escolar também não ficaram de fora da festa desta instituição de ensino que carrega a realeza até no nome. O ápice da comemoração aconteceu no dia 23 de novembro, na própria escola, com diversas atividades culturais e almoço para os estudantes. A festa contou até com um bolo de aniversário em sua homenagem. O “Quinteto de Metal”, formada por integrantes da Sociedade Musical Santa Cecília, do distrito de Rodrigo Silva, ajudou a abrilhantar a festa.
O vice-diretor do período da tarde, Roberto Pinto, conta que tudo foi pensado especialmente para ressaltar a importância da ilustre instituição para a sociedade ouro-pretana. “Realmente a data é um verdadeiro marco. São pouquíssimas as escolas que conseguem chegar a 110 anos. Imagine quantos cidadãos essa escola já formou, contribuindo diretamente para a construção de uma Ouro Preto e, sobretudo, de um país melhor”.
Saiba mais sobre a Escola Estadual Dom Pedro II
A Escola Estadual “Dom Pedro II” situa-se ao Largo Orlando Trópia, n. 94, Centro Histórico de Ouro Preto. Foi criada pelo Governador de Minas Gerais, Dr. João Pinheiro da Silva, pelo decreto número 2.296, de 17/11/1908, com a denominação de Grupo Escolar “Dom Pedro II”, em homenagem à sua Majestade, o Imperador “Dom Pedro II”. É a segunda Escola Estadual mais antiga da Cidade Patrimônio Cultural da Humanidade.
Foi instalada em 9 de janeiro de 1909, em seu antigo prédio, situado à Rua da Glória (hoje, Antônio de Albuquerque), no fundo de Ouro Preto, antigo Clube dos Batutas, respondendo pela direção até 1910, o Major Carlos José dos Santos, quando foi substituído pela Professora Ubaldina Ferreira de Carvalho.
Em 9 de dezembro de 1917, foi transferida para o atual prédio à Rua Senador Rocha Lagoa (hoje, Largo Orlando Trópia), n. 94, construído pela Secretaria de Negócio do Interior, na gestão de Dr. Américo Lopes, pasta que tratava dos assuntos da Educação em Minas Gerais. Neste local funcionara, em prédio já demolido, o Quartel do Regime de Cavalaria, número 31.
Em 1978, pelo Decreto Lei número 19.036, de 2 de janeiro, foi a ela anexada, a Escola Estadual “Renê Giannetti”, que ministrava o ensino de 5a a 8 a séries do 1 o grau, atual Ensino Fundamental II.
Em 1989, pelo Decreto número 29.278, de 18/4/1989, foi contemplada com o curso do 2 o grau, hoje, Ensino Médio, antiga reivindicação da comunidade, carente daquele grau de ensino, iniciando essa nova modalidade em maio do mesmo ano.
Em 1998, a Escola passou a Pólo do Ensino Médio Geral, sendo extinto o Ensino Fundamental.
Em 2005, a Escola foi escolhida dentro do projeto da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, a primeira Escola Referência, desenvolvendo desde então diversos projetos-piloto a nível estadual.
Em 2013, a Escola passa a participar do projeto do Governo Estadual “Reinventando o Ensino Médio” que compreende uma Formação Geral, constituída pelos Conteúdos Básicos Comuns, e uma Formação Específica, composta por conteúdos destinados à geração de competências e habilidades nas seguintes áreas de empregabilidade: Comunicação Aplicada, Tecnologia da Informação e Turismo. Esse projeto funcionou até dezembro de 2014.
Em 2016, na referida instituição, iniciou-se três turmas de Educação de Jovens e Adultos – EJA, a nível médio, destinadas aqueles que desejam retomar os estudos no 1º Período, 2º Período ou 3º Período dessa modalidade de ensino.
Em 19/07/2016, foi publicada a Portaria nº 958/2016 autorizando a partir de 1º de agosto de 2016 o início das atividades dos Cursos Técnicos em Administração e Transações Imobiliárias sendo que para o Ciclo de Matrículas 2016-2017, foram processadas 130 matrículas para o Curso de Administração e 38 matrículas para o curso de Transações Imobiliárias.
Para o Ciclo de Matrícula 2017-2018, foram autorizadas o funcionamento de mais duas turmas para o Curso Técnico em Administração.Em 01/07/2017, a Escola Estadual “Dom Pedro II” foi autorizada a reiniciar as atividades do Curso Técnico em Informática, abrindo matrículas para 30 alunos que concomitantemente cursavam o Ensino Médio na Escola.
Face o exposto, até 31/03/2018 a Escola Estadual “Dom Pedro II”, teve a oportunidade de colocar no mercado de trabalho cerca de 30 técnicos em Transações Imobiliárias e 115 profissionais com título de Técnico em Administração.
Até 31/12/2018, com as três turmas ainda cursando, espera-se que cerca de 70 técnicos em Administração e 28 técnicos em Informática estejam devidamente qualificados e aptos a ingressarem no mercado de trabalho.
Na sua história educacional de 110 anos, orienta alunos de todas as classes sociais, podendo afirmar que, em setores profissionais da comunidade ouro-pretana, há algum ex-aluno da Escola Estadual “Dom Pedro II”, contribuindo para o crescimento do país.
Endereço: Largo Orlando Trópia, nº 94, Centro, Ouro Preto-MG
Telefone: (31) 3551-2133
Diretor: Jorge Tadeu de Brito Machado Guimarães
Vice-diretores: Roberto Arlindo Pinto, Dulcinéa Corrêa França e Vicente Nolasco.
Níveis de ensino ministrados: Ensino Médio regular, Educação de Jovens e Adultos – EJA e Técnico Profissional.
Deixar Um Comentário