A Escola Municipal de Paracatu de Baixo deu início ao ano letivo de 2025 em sua nova sede, no subdistrito de Paracatu, em Mariana. Para marcar esse momento, uma cerimônia de inauguração foi realizada na sexta-feira (7), um dia após o retorno das aulas, celebrando o início das atividades no novo espaço escolar.
Com uma infraestrutura moderna e planejada para atender às necessidades dos alunos, a escola é composta por dois blocos principais. O primeiro abriga as salas de aulas convencionais, enquanto o segundo é destinado a aulas específicas e oficinas, incluindo biblioteca, sala multiuso, laboratório de ciências, informática, artes e setores administrativos.
O prédio conta ainda com quatro salas multidisciplinares, cozinha, copa, vestiários, banheiros, hall de entrada coberto e refeitório. A área da creche foi projetada com um espaço exclusivo para troca de fraldas, banheira e lavatório, garantindo o conforto e a segurança das crianças. Cada sala de aula foi cuidadosamente planejada para atender às diferentes faixas etárias.
Já o prédio do Ensino Fundamental possui dois andares. No primeiro, estão localizados os setores administrativos, como secretaria, diretoria, coordenação pedagógica, sala dos professores, depósito de materiais e copa, além de uma biblioteca equipada, com espaço de leitura e computadores, sala multifuncional e refeitório. O andar também conta com um pátio coberto, jardim de inverno e uma área dedicada ao xadrez ao ar livre.
No segundo pavimento, há seis salas de aula equipadas, além dos laboratórios de ciências, informática e a sala de artes. Em todos os andares, há banheiros disponíveis para os alunos e funcionários.
Para facilitar a adaptação, em outubro de 2024, as crianças tiveram uma semana de aulas experimentais na nova escola antes do início oficial das atividades. A Escola Municipal de Paracatu funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h, seguindo o calendário escolar municipal. Com sua inauguração, a unidade provisória que funcionava em Mariana foi desativada ao término do ano letivo de 2024.
Matérias relacionadas

Ouro Preto está no topo da lista de cidades históricas que impulsionam o turismo no país
18/07/2025 às 16:38
Concurso mineiro de cachaças e aguardentes entra na reta final de inscrições
18/07/2025 às 13:28
Mart’nália leva samba e carisma ao Festival de Inverno de Ouro Preto nesta sexta-feira (18/7)
18/07/2025 às 12:46
Produtores rurais de Mariana deverão se recadastrar para continuar acessando os serviços da Secretaria de Desenvolvimento Rural
18/07/2025 às 12:33
Vereadores de Ouro Preto verificam situação da Escola Municipal São Sebastião
18/07/2025 às 11:48
Deixar Um Comentário