No dia 21/01 o JVA publicou matéria sobre enxame de abelhas no telhado da Capela do Bairro Padre Faria.
Ataque de abelhas em Ouro Preto leva transeuntes a unidade de saúde
Após a delimitação do local pela Guarda Municipal e Departamento de trânsito da cidade, os Bombeiros Militares estiveram no local e após análise concluiu que seria necessária uma autorização para intervir, por se tratar de monumento histórico tombado.
Com a autorização expedia pela prefeitura via Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, na noite de 23/01, uma equipe voltou ao local. Segundo os bombeiros, uma colmeia de tamanho grande se instalou ali e duas opções de ação eram possíveis: o extermínio das abelhas, o que não era aconselhável ou a captura das mesmas.
A primeira opção não seria viável tanto pela questão ambiental, como pela localização da colmeia, que não permitiria o extermínio de grande parte devido à localização. Muitas abelhas continuariam ali, levando perigo aos moradores e frequentadores do templo. A solução foi a captura da abelha rainha e de parte da colmeia, sendo estas acondicionadas em caixa própria. Isso proporcionaria a possibilidade de as colmeia se adaptar por completo no recipiente que depois deve ser retirado.
Esse processo é lento e pode demorar de dois a três dias, segundo o comandante Torres, da 2ª Cia de Bombeiros de Ouro Preto, até a migração total da colemia. Se a migração para a caixa acontecer por completo, o problema estará resolvido.
Porém, na tarde de 24/01, recebemos vídeo de moradores que mostra inúmeras abelhas num poste de iluminação pública próximo. Em contato com os bombeiros, recebemos a explicação do comandante, de que o enxame no poste ser o mesmo que estava no telhado da igreja. Este pode não ter aceitado a caixa como novo local, ou pode ser um novo enxame, nesse caso, migratório, pois não é um local adequado para que abelhas façam colmeia, ao ar livre.
Os bombeiros estarão na noite de hoje, 24/01 averiguando novamente a situação. Enquanto o caso não chega ao fim, o poder público e bombeiros solicitam aos moradores que evitem passar pelo local, respeitando o isolamento feito, para não acontecerem novos ataques. O JVA continuará acompanhando o caso até o fim.
O secretário de Segurança de Trânsito de Ouro Preto, Moisés dos Santos, emitiu um alerta em áudio, solicitando aos moradores que não transitem pelo local. Clique play e ouça, abaixo.
Assistam vídeos da ação dos bombeiros na noite de 23/01 local e das abelhas no poste de iluminação pública, na tarde de hoje, 24/01 (Vídeos - Cap. Torres)
Deixar Um Comentário