4ª Audiência Pública de 2025 Câmara de Ouro Preto Tema: revisão do Plano Diretor - Mineração na localidade de Botafogo e em outras regiões de Ouro Preto
Clique play e assista!

Empresas devem seguir normas de saúde e segurança do trabalho mesmo nos formatos híbrido e home-office

Especialista em segurança e saúde do trabalho alerta para obrigações legais da CLT, que continuam valendo independentemente do modelo escolhido.

Home » Empresas devem seguir normas de saúde e segurança do trabalho mesmo nos formatos híbrido e home-office
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 07/05/2025, 11:16 - Atualizado em 07/05/2025, 11:16
Imagem ilustrativa. Crédito — Reprodução / Freeík. Siga no Google News

Com a adoção dos formatos home-office e híbrido tendo se popularizado nos últimos anos, especialmente durante a pandemia da covid-19, muitas empresas optaram por utilizá-los. De acordo com a pesquisa O Planeta Firma - Anuário de Benefícios Corporativos, Boas Práticas e Tendências Para os Recursos Humanos, realizada pela empresa de benefícios flexíveis Swile, em parceria com a Leme Consultoria, e divulgada em fevereiro deste ano, 13,30% ainda são adeptas do forma remoto. Já 20,80% das instituições participantes optaram pelo formato híbrido com mais dias em casa e 32,10% pelo formato com mais dias na empresa.

Para alertar as empresas sobre o tema, o especialista Juciano Massacani, CEO da GraalSeg, referência em Segurança e Medicina do Trabalho, esclarece que é preciso se atentar para o artigo 6º da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que estabelece que não há distinção entre as atividades realizadas no estabelecimento do empregador, no domicílio do empregado ou à distância, desde que exista a relação de emprego. “Ou seja, as organizações devem seguir as regras e legislações relacionadas à segurança e medicina do trabalho da mesma forma que exigidas no modelo 100% presencial”, explica o especialista.

Isso significa, não só que a empresa é responsável pelas condições de trabalho de seus colaboradores, como que ela pode ser responsabilizada caso os funcionários desenvolvam alguma doença ocupacional. Para evitar tais casos, Massacani separou algumas dicas para que as empresas não só estejam regulares, mas que também protejam os seus colaboradores:

Compromisso com a segurança vai além do local físico

Independentemente do modelo de trabalho — remoto, híbrido ou presencial —, as empresas continuam responsáveis pelas condições de saúde e segurança de seus colaboradores. “Estar em dia com a legislação é fundamental, mas ir além e cuidar do bem-estar de quem faz o negócio acontecer é o que garante um ambiente de trabalho mais saudável, produtivo e sustentável”, finaliza o especialista.

Deixar Um Comentário