Veja como foi o Debate com candidatos a Prefeitura de Ouro Preto-MG
Transmitido na terça-feira - 17/09/2024 - 20h

Advogado explica a diferença entre contrato, escritura e registro

O especialista Samuel Rodrigues também fala se contrato de gaveta tem validade.

Home » Advogado explica a diferença entre contrato, escritura e registro
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 16/11/2023, 10:41 - Atualizado em 16/11/2023, 16:20
Advogado Samuel Rodrigues. Crédito — Reprodução. Siga no Google News

Seja para quem sonha com a casa própria ou para quem quer investir, comprar um imóvel é o desejo de muitos. Mas é certo que você precisa assinar documentação importantes. Por isso, é necessário entender a diferença entre contrato de compra e venda, escritura e registro.

"Contrato de compra e venda é o documento em que as partes pactuam a aquisição do imóvel informado as condições do mesmo, valor, forma de pagamento e condições do bem adquirido, obrigando uma das partes a transferir o domínio de cerca coisa, e o outro, de pagar-lhe certo preço. A escritura é a formalização pública do contrato de compra e venda o qual é oficializado em cartório. A mesma valida, de forma jurídica, o que foi pactuado entre vendedor e comprador, com assinaturas de ambos, na transação de um imóvel. No tocante ao registro, é a formalização pública que assegura a transferência de propriedade do bem de forma concreta", explica o advogado Samuel Rodrigues, CEO da Samuel Rodrigues Advogados Associados

O especialista listou os passos para a compra de um imóvel. "É de suma importância a análise do imóvel, quanto a sua estrutura, eventuais avarias; análise documental (verificar se há débitos pendentes do imóvel e ou dos vendedores que possa impactar na aquisição do imóvel; verificar o preço de mercado e as condições de pagamento pois com base na documentação regular do imóvel há possibilidade de efetuar um financiamento", destaca. 

E o famoso contrato de gaveta, ele é legal? Samuel diz que pode ter validade desde que observados os critérios legais tais como partes capazes, objeto lícito e valor e bem como as condições que o mesmo foi elaborado.

"Há casos que não há como efetuar a escritura de um imóvel por ser objeto de aquisição via usucapião e a transmissão da posse desse imóvel se dá mediante contrato de gaveta, o que futuramente será regularizado por processo próprio. 

Nesse sentido, observados os critérios legais e desde que não haja pretensão de lesar terceiros, o respectivo contrato de gaveta tem validade quanto a transferência de posse, pois a propriedade deverá ser obtida por processo próprio", afirma ele, que diz também que preciso bastante cuidado na aquisição de um imóvel nesta condição.

"A fim de avaliar se a pessoa que está transferindo a posse realmente é a titular da mesma, a fim de não correr o risco de adquirir algo de quem não tem o respectivo direito", conclui.

15 Comments

  1. Paulo Guaraci Rodrigued 16/11/2023 em 14:20- Responder

    no caso de contrato de gaveta, imprescindível que tenha as assinaturas reconhecidas em cartório e duas testemunhas, o que dá validade integral ao contrato de gaveta.

  2. Jose raudamedes moreira da Silva 16/11/2023 em 17:26- Responder

    como fazer se terreno escriturado e registrado foi penhorado pela justiça, para a prefeitura com ação movida por um vereador. O proprietario nao recebeu comunicado algum. Pode ser a revelia? atraso de IPTU.

  3. Maria Cristina Rubio da Silva 16/11/2023 em 17:52- Responder

    E no meu caso que comprei , fiz escritura e registro recebi todas as certidões assinadas pelo cartorário dizendo que o imóvel estava livre de qualquer restrição e agora depois de eu ter vendido o imóvel a pessoa ter obtido os mesmos documentos do mesmo cartório passado quase dez anos o imóvel foi penhorado por um erro do cartorário e o juiz condenou me a pagar o imóvel

  4. Maurício Guimarães Boia Nascimento 16/11/2023 em 23:52- Responder

    Assinei um instrumento particular de compromisso de compra e venda de um terreno para uma construtora de Minha Casa Minha Vida. Ela irá me pagar 10 unidades em permuta. E irá me dar 200 mil em 20 parcelas de 10 mil, iniciando este pagamento em dinheiro no mês subsequente à licença de obra. Só que, por boa fé, não coloquei prazo para a obtenção da licença. E já estamos sob a força deste contrato há 16 meses. Tampouco determinamos prazo de vencimento deste contrato. Há uma cláusula de multa que só atinge a mim de 500 mil reais.. Estou na mão desta construtora ou posso rescindir este contrato a qualquer momento?

  5. Sebastião 17/11/2023 em 05:57- Responder

    quanto tempo vale um contrato de gaveta quando não se efetiva a escritura e o registro.? Pode ser feito esse registro depois de 30 anos quando as testemunhas já faleceram?

  6. Cristovao americo da Silva 17/11/2023 em 07:37- Responder

    bom dia posso so com o contrato de gaveta regularizar uma casa . ok

  7. Marcelo 17/11/2023 em 08:23- Responder

    Na parte:
    “Há casos que não há como efetuar a escritura de um imóvel por ser objeto de aquisição via usucapião e a transmissão da posse desse imóvel se dá mediante contrato de gaveta, o que futuramente será regularizado por processo próprio.

    Como que um imóvel adquirido pôr usucapião não pode ser feito via escritura? Se teve usucapião o imóvel tem o registro no nome dessa pessoa e pode ser vendido normalmente

  8. Antonio 17/11/2023 em 09:37- Responder

    É preciso muito cuidado na venda/compra de imóveis, principalmente por contrato de gaveta, muitas vezes há apenas a cessão da posse sem o direito a regularização da propriedade. o que será discutido judicialmente, entretanto neste tipo de contrato gaveta, cessão de posse é possível estar negociando com que não tem o direito sobre o imóvel. Fazer buscas é fundamental, conversar com vizinhos, tirar certidões, verificar as contas de luz, água e outros serviços. Pergunte a história do imóvel e porque não há documentos ao vendedor. Peça sempre documentos do imóvel e do vendedor. Consulte processos. peca ajuda ( contrate) a um corretor de imóveis e o auxílio de um advogado.

  9. Alessandro de Paula (advogado) 17/11/2023 em 11:02- Responder

    Existem muitas outras implicações para a validade do contrato de gaveta. não basta apenas reconhecer firma e testemunhas. Aconselho a procurar um advogado de sua confiança antes de fechar o negócio nessa modalidade ” contrato de gaveta”.

  10. Neusa 17/11/2023 em 11:24- Responder

    Quitei meu apto da CDHU .Peguei o contrato e gostaria de saber qual é o próximo passo.Qual a sequencia dos trâmites?E quanto mais.terei que pagar até finalizar todos os procedimentos

  11. Dário candido 17/11/2023 em 16:34- Responder

    no caso de contrato de gaveta, imprescindível que tenha as assinaturas reconhecidas em cartório e duas testemunhas, o que dá validade integral ao contrato de gaveta.

  12. Jose de Araujo 17/11/2023 em 20:08- Responder

    Ola , estou na fase final de um processo onde sou o autor na aquisicao de um imovel via usucapiao, no caso entao nao poderei transferir para um futuro comprador ???

  13. Ivone Gama Avila 17/11/2023 em 22:29- Responder

    Eu mesma comprei uma casa 🏠 contrato de gavetas.Dono do imóvel assim q recebeu a quitação do imóvel, gentil, levou no endereço adquirido por mim no seu nome, paguei 13 anos q faltavam. Com a quitação e contratos transferi e registrei em meu nome Válido sim!

  14. Marlete 18/11/2023 em 00:38- Responder

    agente tem. como vender um lote sem escritura e registro sem registro..com o contato de compra e venda….

  15. elizabeth cristina muniz 18/11/2023 em 08:30- Responder

    Dr. bom dia. Comprei uma sala em construção, pagando 60%, devendo quitar na entrega das chaves e habite-se. Registrei em cartório a promessa de compra e venda. A vendedora nunca nos procurou informando a finalização da obra.Descobrimos que a vendedora, alugou o imovel por um ano.Questionamos, e alegou que não nos encontrou. Com medo, tentei registrar a Promessa de compra e venda, mas fui informada no cartório, que meu documento é particular, e não se registra e que somente o público. Isso é fato? O que poderíamos fazer? Ela nos causou um prejuízo de aluguel por quase 3 anos, já que seria para instalação de local de trabalho..
    Dr. desde já agradeço.
    Obrigada
    Elizabeth Cristina Muniz

Deixar Um Comentário