22ª Reunião da Câmara de Ouro Preto
Clique play e assista

Desfile da Independência encanta moradores e turistas em Ouro Preto-MG

O ponto alto da parada cívico-militar foram as fanfarras da cidade histórica que prestaram homenagem aos seus fundadores.

Home » Desfile da Independência encanta moradores e turistas em Ouro Preto-MG
Por João Paulo Silva Publicado em 07/09/2018, 16:43 - Atualizado em 02/07/2019, 00:44

Foto-Desfile cívico militar em Ouro Preto
Crédito-João Paulo Teluca Silva

Sob a imponente estátua de bronze de Joaquim José da Silva Xavier, o mártir da independência, centenas de ouro-pretanos, turistas, autoridades e representantes de instituições brasileiras e ouro-pretanas se concentraram na Praça que leva o seu nome para comemorar o 7 de Setembro, na manhã desta sexta-feira. Acima de Tiradentes, um céu tão azul como raramente se vê na antiga Vila Rica, encravada em meio às serras de Minas.

Para pegar um bom lugar e assistir ao desfile cívico-militar, que começou pouco depois das 9h, o público começou a se reunir cedo na Praça Tiradentes. O arquiteto Alessandro e a nutricionista Virgínia Zadnona viajaram mais de mil quilômetros da capital paranaense para prestigiar o evento. “Estou ansiosa para assistir à parada, pois me remete ao meu tempo do colégio”, disse Virgínia. “Tenho certeza de que será um momento especial com esse cenário histórico fabuloso”, completou Alessandro.

À maneira do ano passado, alunos e professores de 11 escolas municipais, cinco estaduais, uma instituição de ensino particular e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) participaram do desfile cívico, entoados pelas fanfarras das escolas Juventina Drumond, Isaura Mendes, Horácio Andrade e da própria Apae. Por sua vez, a Sociedade Musical Senhor Bom Jesus de Matosinhos foi responsável pela execução dos hinos durante o hasteamento das bandeiras, que aconteceu por volta do meio-dia.

Houve também apresentações da Polícia Militar de Minas Gerais, Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros, Agentes Penitenciários, Grupo de escoteiros, Instituto Trampolim, Judô de Ouro e dos integrantes do Proerd e Projea. Ao fim, as fanfarras se apresentaram individualmente, com coreografias e homenagens aos seus fundadores.

Júlio Pimenta, prefeito de Ouro Preto, que hasteou a Bandeira Nacional, símbolo máximo de representação da nação brasileira, exaltou o desfile cívico e falou da importância do evento para os brasileiros e ouro-pretanos. “Além de resgatar a nossa história local e nacional, o desfile de Sete de Setembro nos mostra o quanto é importante para o Brasil a sua independência. Esta importante data também nos lembra sobre a autonomia conquistada enquanto Nação e mostra a determinação do povo brasileiro”.

Já o vice-prefeito, Tico Miranda, parabenizou todos os envolvidos no evento. “A segurança pública, as instituições de ensino, os projetos esportivos, cada um cumprindo a sua função, faz da nossa Ouro Preto um lugar melhor a cada dia. Além disso somos uma pátria abençoada e fomos presenteados com um lindo dia de sol”.

De acordo com historiadores, a Independência do Brasil deu os primeiros passos às margens do rio Ipiranga, atual cidade de São Paulo. O Príncipe Regente D. Pedro teria ordenado aos soldados que o acompanhavam que jogassem fora os símbolos portugueses que carregavam nos uniformes. Em seguida, gritou “independência ou morte” e a partir desse momento, simbolicamente, o Brasil não era mais uma colônia de Portugal.

Todas as fotos são de autoria de João Paulo Teluca Silva/Jornal Voz Ativa.

Deixar Um Comentário