Correios – por que os brasileiros deveriam ser contra a privatização?

Direção Nacional da Associação dos Profissionais dos Correios Regional Minas Gerais listou uma série de motivos pelos quais os brasileiros deveriam se opor ao processo de privatização da empresa pública federal.

Home » Correios – por que os brasileiros deveriam ser contra a privatização?
Por João Paulo Silva Publicado em 08/09/2020, 16:04 - Atualizado em 08/09/2020, 16:04
Foto – Movimento no Centro de Tratamento de Encomendas dos Correios, em Benfica, Rio de Janeiro. Crédito – Marcelo Frazão/Agência Brasil. Siga no Google News

A Direção Nacional da Associação dos Profissionais dos Correios Regional Minas Gerais (ADCAP-Minas) elencou na tarde desta terça-feira (08/09), uma série de motivos pelos quais, de acordo com a associação, os cidadãos e cidadãs brasileiras deveriam ser contra a privatização da empresa pública federal.

Os debates sobre a privatização dos Correios também ganham força por todo o País. Em meados do mês passado, o governo anunciou que o projeto de lei referente à desestatização da empresa deve ser encaminhado em breve ao Congresso Nacional.

O novo marco regulatório do setor propõe o fim do monopólio da estatal, da mesma forma como aconteceu com o segmento de gás natural — a nova lei do gás, que abre o mercado para a concorrência privada, aprovada pelo Congresso na semana passada.

Ator grava depoimento em apoio aos correios

Na última sexta-feira (4/09), o ator Pedro Cardoso, que imortalizou o simpático personagem Agostinho Carrara, na série televisiva A grande família, publicou um depoimento defendendo os Correios em seu perfil do Instagram. No vídeo, Cardoso diz que entende o motivo da greve dos Correios e faz um apelo a todos quanto à importância de a empresa não ser privatizada. Ele lembra que os Correios são um patrimônio nacional e precisam do apoio da população brasileira, que é a verdadeira dona da estatal. “Eu tenho adoração pelos Correios. Desde pequeno sempre tive. Todo mundo tem”, declarou o ator.

Foto - Ator Pedro Cardoso publica depoimento em apoio aos Correios. Crédito - Reprodução.

Cardoso destacou que se há problemas na empresa, na maioria dos casos, eles foram provocados por dirigentes externos, eventualmente ocupando um cargo na empresa por indicação. Para ele, os empregados de carreira não são os responsáveis pela situação em que a estatal se encontra. “O nosso problema não são os Correios em si. É o mau uso que altos funcionários da administração pública podem fazer deles. A grande maioria dos funcionários dos Correios são pessoas que prestam um ótimo serviço a todos nós”, afirmou.

Abaixo você confere os motivos pelos quais os brasileiros deveriam ser contra a privatização, de acordo com Associação dos Profissionais dos Correios Regional Minas Gerais:

Universalização

Apesar das dimensões continentais do Brasil, os Correios já estão presentes em todos os municípios, assegurando aos brasileiros acesso fácil aos serviços postais. Em 2019 foram distribuídos mais de 5 bilhões de objetos postais no Brasil.

Preços Módicos

O preço da carta brasileira é um dos menores do mundo, apesar de o território do país ser um dos maiores do planeta. Além disso, mesmo em serviços prestados sob concorrência, como é o caso do serviço de encomendas, na maioria das situações os preços dos serviços dos Correios estão entre os mais econômicos.

Qualidade

A qualidade operacional dos serviços dos Correios é similar ou superior à oferecida por outras transportadoras e é influenciada por fatores localizados que impedem ou dificultam a realização das entregas, como acontece, por exemplo, em algumas regiões do Rio de Janeiro.

Sustentabilidade

Diferentemente do que ocorre em muitos países, no Brasil os Correios não dependem de recursos do Tesouro Nacional para sobreviverem. A Empresa produz receitas suficientes para cobrir seus custos e ainda gerar superávits para o Estado. Além disso, sua infraestrutura já está montada, paga e funcionando.

Importação e Exportação

Além de cuidar da importação e da exportação de correspondências para os demais países do mundo, os Correios têm desenvolvido serviços que apoiam as empresas brasileiras na realização de pequenas importações e exportações de produtos.

Comércio Eletrônico

Os serviços de encomendas dos Correios, prestados em regime concorrencial, têm constituído a principal infraestrutura de logística por onde flui o comércio eletrônico brasileiro. As opções oferecidas pelos Correios estão sempre entre as mais econômicas e procuradas pelos clientes.

Quem se beneficiaria com uma eventual privatização dos Correios

Os primeiros beneficiários seriam os assessores e intermediários, que são, principalmente, as consultorias e bancos de investimento contratados para analisar viabilidade, dimensionar e estruturar o negócio. Em seguida, os detentores de capital especulativo, sempre disponível para aproveitar oportunidades mundo afora. E ainda os concorrentes do serviço de encomendas, que não precisarão mais competir com os Correios, podendo elevar substancialmente seus preços, em detrimento da população em geral, que gastará mais.

Exemplo internacional

A última privatização relevante de correios se deu em Portugal, no ano de 2014. Os efeitos trazidos para a população portuguesa podem ser facilmente constatados em pesquisa na internet. Em síntese, a população foi forçada a pagar bem mais pelos serviços e ter o atendimento piorado, com o fechamento de diversos balcões (agências). Os portugueses clamam, agora, pela reestatização de seu correio. No caso brasileiro, em que o território é muito maior e de acesso mais difícil e dispendioso, pode-se prever que a situação será bem pior, com a penalização das populações de diversas regiões do país.

Manifestação

Os trabalhadores dos Correios estão de braços cruzados há três semanas. Eles se preparam para uma manifestação nesta terça-feira (08/09), em frente à sede da superintendência da empresa em São Paulo, na Vila Leopoldina. São esperadas centenas de pessoas. Atos também devem acontecer em outros estados.

Deixar Um Comentário