Conheça 7 dicas para não cair em golpes de consórcio

Especialista faz alerta sobre promessas impossíveis, cobranças antecipadas e consórcios muito vantajosos.

Home » Conheça 7 dicas para não cair em golpes de consórcio
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 29/05/2023, 10:31 - Atualizado em 29/05/2023, 10:31
Imagem ilustrativa. Crédito — Freepik / Licença grátis. Siga no Google News

Muitos brasileiros recorrem aos consórcios para adquirir bens, como veículos, imóveis ou serviços, justamente pelo fato de não sofrer a incidência de juros, como acontece em financiamentos. Mas assim como qualquer outra modalidade financeira, é preciso ficar atento para fugir dos golpes aplicados por empresas fraudulentas e vendedores mal-intencionados.

Ismael Dias, CEO da CotaFácil, rede de franquias de soluções financeiras, separou 7 dicas para o consumidor ficar atento antes de fechar negócio:

1- Pesquise a empresa

A reputação e a credibilidade da empresa precisam ser verificadas cuidadosamente antes de fechar qualquer negócio. Pesquise na internet, leia avaliações e verifique se há reclamações ou processos judiciais. Checar se a empresa é autorizada e regulamentada pelos órgãos competentes, como o Banco Central, também é fundamental.

2- Leia o contrato com atenção

Antes de assinar qualquer contrato de consórcio, é preciso ler com atenção e entender todos os termos e condições acordados. Preste atenção especial às cláusulas relacionadas a taxas, reajustes, prazos, contemplação e cancelamento. Se houver algo que não esteja claro, não hesite em pedir esclarecimentos à empresa ou para algum advogado de confiança.

“Após o contrato feito e assinado, é importante ligar na central da administradora e confirmar com o CPF ou CNPJ se realmente o consórcio foi feito. Cheque os dados do plano contratado e, se a administradora confirmar, estiver de acordo com o que o vendedor passou, pode efetuar o pagamento do boleto”, explica Ismael Dias.

3- Evite consórcios muito vantajosos

Mensalidades muito baixas ou contemplações rápidas demais é sinal de alerta, desconfie. Golpistas podem usar essas táticas para atrair vítimas em potencial. Lembre-se de que um consórcio é um investimento de longo prazo e não há garantias de quando você será contemplado.

“É importante fazer o contrato de acordo com a média de contemplações dos meses anteriores. Peça para o vendedor os resultados das últimas três assembleias e verifique se o grupo que ele te passou e o que está no contrato são realmente os mesmos. Dessa forma você consegue saber se o que ele está te passando realmente é verídico. E mesmo com essas informações, não deixe de ligar na administradora para pedir os resultados e ver se bate com o que o vendedor te reportou”, diz o fundador da CotaFácil.

4- Verifique a idoneidade dos vendedores

Se for adquirir uma cota de consórcio por meio de um vendedor ou representante, certifique-se de que ele esteja autorizado, registrado pela empresa e peça informações sobre seu histórico profissional. Não se sinta pressionado a tomar qualquer decisão rápida e evite fazer pagamentos em dinheiro vivo ou depósitos em contas pessoais.

5- Promessas impossíveis

Desconfie de promessas de contemplação garantida ou de consórcios em andamento que oferecem cotas já contempladas. Essas são práticas comuns em golpes de consórcio. Lembre-se de que a contemplação depende de sorteios ou lances e isso não pode ser manipulado.

“Se cair em um golpe e efetuar o pagamento sem ir atrás dessas informações, tem que procurar a Polícia e um advogado para tentar responsabilizar o vendedor ou a empresa. Porém é muito difícil. O que mais tem é vendedor prometendo contemplação. É preciso fugir desse tipo de pessoa”, diz o especialista.

6- Consulte órgãos de defesa do consumidor

Antes de fechar negócio, consulte órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, para verificar se há reclamações registradas contra a empresa ou o vendedor. Eles podem fornecer informações valiosas e orientações para evitar golpes.

7- Desconfie de cobranças antecipadas

Nunca faça pagamentos antecipados sem ter garantias concretas sobre a existência e a integridade do consórcio. Muitos golpistas solicitam pagamentos iniciais para garantir a vaga e, em seguida, desaparecem com o dinheiro.

Sobre o CotaFácil

Fundada em Umuarama, interior do Paraná, em 2015, a  CotaFacíl é uma rede de franquias de soluções financeiras e foi idealizada com o intuito de atender as necessidades e o bolso de pessoas que têm o desejo de se tornarem donos do seu próprio negócio, realizar o sonho do carro ou da casa própria. Atualmente conta com 278 unidades em operação espalhadas pelo país, a projeção é de terminar o ano com 500 operações em todo território nacional. 

Deixar Um Comentário