Começam hoje (28) as comemorações do 45º Jubileu de Nossa Senhora da Conceição

Neste ano, a celebração será ainda mais especial, em razão da reabertura do Santuário;

Home » Começam hoje (28) as comemorações do 45º Jubileu de Nossa Senhora da Conceição
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 28/11/2022, 11:18 - Atualizado em 28/11/2022, 11:25
Interior do Santuário de Nossa Senhora da Conceição. Crédito – Ane Souz. Siga no Google News

Nesta segunda-feira, 28 de novembro, às 19h, acontecerá a Missa Solene de abertura do tradicional Jubileu de Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto, em sua 45º edição.

Neste ano, o Jubileu será ainda mais especial, em razão da reabertura do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, após 9 anos fechado para restauração dos elementos artísticos e estruturais.

O Santuário foi oficialmente entregue à comunidade, no último dia 18 de novembro, Dia de Aleijadinho. Por essa razão, o tema do 45.º Jubileu de Nossa Senhora da Conceição, neste ano, é “Com Maria, louvemos o Senhor no Santuário”.

A programação do Jubileu inclui a Novena Preparatória, do dia 29 de novembro ao dia 7 de dezembro, e a festa terá seu ápice no Dia da Padroeira: dia 8 de dezembro.

Neste dia, feriado municipal, a Solenidade da Imaculada Conceição terá início às 5h com Alvorada Festiva. Em seguida, haverá missas em vários horários: às 5h30, às 7h30, às 10h, às 15h e às 18h.

Conforme a tradição, além dos sacerdotes de Ouro Preto, também serão convidados celebrantes de outros municípios, como Mariana, São João Del Rei, Belo Horizonte e Congonhas.

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Ouro Preto e a Venerável Irmandade dedicada à mesma Padroeira são as organizadoras do Jubileu e convidam toda a comunidade. Ambas são organizações muito tradicionais na cidade. A paróquia foi oficialmente criada em 1707, portanto está completando 315 anos; e a Irmandade tem atuação desde 1727 em Ouro Preto, com 295 anos de vigência.

CLIQUE AQUI e veja a programação completa do 45.º Jubileu de Nossa Senhora da Conceição

Sobre o Museu Aleijadinho e os horários de visitação do Santuário

Sobre o retorno do Museu Aleijadinho ao Santuário, o pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, Pe. Edmar José da Silva, afirmou que há intenção de retornar o Museu para a Matriz, porém a Paróquia está em fase de captação de recursos para concretizar o projeto museográfico.

“Quando teve início a restauração da igreja, o projeto museográfico que existia no Santuário foi totalmente desfeito. Nós já estamos fazendo um novo projeto para voltar a expor as peças de Aleijadinho na Matriz. Estamos em fase de captação de recursos, em seguida, esse projeto terá que ser aprovado pelo IPHAN e seguir todos os trâmites legais”, declarou o pároco.

Parte do acervo do Museu Aleijadinho, atualmente, está exposta na Igreja de São Francisco de Assis.

Sobre a visitação dos turistas no Santuário, Pe. Edmar disse que em breve a Paróquia irá divulgar os horários de visitação da igreja.

“Será confeccionado um painel com fotos de antes e depois da restauração do Santuário e serão selecionadas algumas peças de Aleijadinho para serem expostas na sacristia da igreja. Também será feita uma escala de funcionários para receberem os visitantes. Em breve, divulgaremos os horários de visitação, mas o Santuário estará aberto para as celebrações religiosas, portanto todas as pessoas que desejarem visitar a igreja poderão vir nos horários das missas”, disse Pe. Edmar.

Sobre os novos horários das missas, após a reabertura do Santuário

A partir da abertura do Santuário, após o Jubileu, as missas voltarão aos horários tradicionais, anteriores ao fechamento da igreja, que são seguintes:

Aos sábados:

18h – Capela de Nossa Senhora Aparecida – Vila Aparecida
19h30 – Igreja de São Francisco de Assis

Aos domingos

7h – Capela de Nossa Senhora das Dores
8h30 – Santuário de Nossa Senhora da Conceição
19h – Santuário de Nossa Senhora da Conceição

Das terças às sextas-feiras: às 19h - no Santuário de Nossa Senhora da Conceição.

Deixar Um Comentário