15ª Reunião da Câmara de Ouro Preto-MG
Clique play e assista!

Câmara de Ouro Preto reúne representantes da Igreja Católica e dos Poderes Judiciário e Executivo

Intenção do encontro foi debater obras na Matriz de Santo Antônio, em Glaura.

Home » Câmara de Ouro Preto reúne representantes da Igreja Católica e dos Poderes Judiciário e Executivo
Por Ascom CMOP Publicado em 18/02/2025, 17:33 - Atualizado em 18/02/2025, 17:34
Câmara de Ouro Preto reúne representantes da Igreja Católica e dos Poderes Judiciário e Executivo para debater obras na Matriz de Santo Antônio em Glaura. Crédito – Ascom/CMOP. Siga no Google News

O presidente da Câmara Municipal de Ouro Preto, Vantuir Silva, realizou uma reunião, nessa segunda-feira (17), a fim de solicitar apoio institucional do Ministério Público e da Prefeitura para a conclusão da terceira fase das obras da Matriz de Santo Antônio, no distrito de Glaura, tanto buscando recursos da empresa Vale, como via Plataforma Sementes do Ministério Público. 

O promotor titular da 1ª Promotoria de Justiça de Ouro Preto, Emmanuel Levenhagen Pelegrini, descreve que se trata de “uma plataforma de recursos financeiros oriundos de acordos celebrados pelo Ministério Público de Minas Gerais em termos de ajustamento de condutas, em razão de ilícitos ambientais, ilícitos criminais, quaisquer tipo de ilícitos que são sujeitos à indenização, e os promotores de Justiça do Estado podem destinar esses valores a essa Plataforma Sementes. Esses recursos do Ministério Público são utilizados em benefício da própria população”.

“Nós discutimos a utilização desses recursos, ou de parte deles, para custear a reparação da Igreja Santo Antônio de Glaura. Eu soube, inclusive, que a primeira e a segunda fases de restauro da paróquia já foram custeadas pelo Ministério Público através desses recursos. O Ministério Público está à disposição para contribuir, por meio da Plataforma Sementes, também, nessa terceira fase”, garante Pelegrini. 

De acordo com o padre Harley Carlos de Carvalho Lima, da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré (Cachoeira do Campo), as obras da igreja agora necessitam da terceira fase, que engloba o restauro dos elementos artísticos, os altares laterais e o altar-mor, por exemplo. “Tudo aquilo que demonstra fé através dos elementos artísticos. E também o patrimônio histórico artístico das imagens e dos outros elementos que compõem todo o interior da igreja”. Ele diz estar satisfeito com os resultados do encontro: “Acredito que vai dar muito certo pela resposta positiva [de apoio] do promotor positiva, muito interessado na nossa causa em preservar o patrimônio de fé que é a Igreja de Santo Antônio de Glaura”. 

“Nessa reunião, a gente pôde tratar de vários assuntos, principalmente de finalizar a restauração da igreja de Glaura e de seus elementos artísticos. Esse diálogo é importante para que os recursos para essas obras possam ser captados para a sua conclusão. Tenho certeza que conseguiremos caminhar com essa pauta”, afirma Vantuir. 

Também participaram da reunião o secretário de Cultura e Turismo, Flávio Malta, o gerente de Cultura da Prefeitura, Wanderson José Rolla Gomes, o restaurador responsável pelo projeto de conservação e restauração, Aldo Araújo, e a professora aposentada e moradora de Glaura, Maria Aparecida Guimarães.

Câmara de Ouro Preto reúne representantes da Igreja Católica e dos Poderes Judiciário e Executivo para debater obras na Matriz de Santo Antônio em Glaura. Crédito - Ascom/CMOP.

Deixar Um Comentário