Cidade turística de Minas na Onda Verde pela primeira vez

A Onda verde é a situação de recuperação que requer menor restrição, mas, por ainda estarmos em pandemia, ainda deve possuir regras de distanciamento e higiene.

Home » Cidade turística de Minas na Onda Verde pela primeira vez
Por João Paulo Silva Publicado em 23/08/2021, 14:15 - Atualizado em 23/08/2021, 14:16
Ouro Preto Onda Verde Minas Consciente
Foto – Ouro Preto vista do mirante da Ladeira João de Paiva, subida para Morro São Sebastião. Crédito – TIno Ansaloni/JVA. Siga no Google News

Em sintonia com o plano “Minas Consciente” do governo estadual, o prefeito de Ouro Preto (MG), Angelo Oswaldo, assinou um novo decreto (n° 6.194), na última sexta-feira (20), que dispõe sobre a progressão do Município da Onda Amarela para Onda Verde, com revogação expressa do Decreto n° 6.158, de 30 de julho de 2021.

De acordo com a administração municipal, o documento leva em consideração a melhora no cenário epidemiológico e assistencial na cidade, em decorrência das medidas restritivas adotadas e forte campanha de vacinação pela Secretaria Municipal de Saúde.

O novo decreto autoriza o exercício das atividades econômicas de acordo com os protocolos sanitários previstos para a onda “verde”, estabelecidos pelo Governo de Minas Gerais, no endereço eletrônico do “Plano Minas Consciente”, disponível em https://www.mg.gov.br/minasconsciente/empresarios, versão 3.9 de 19/07/2021.

Onda Verde

A onda verde é a situação de recuperação, que requer menor restrição, mas, por ainda estarmos em pandemia, ainda deve possuir regras de distanciamento e higiene. O protocolo também permite a realização de eventos com até 250 pessoas, mantendo o distanciamento de 1,5 metros, uso de máscara e álcool em gel.

Veja abaixo o que pode funcionar:

.- Cinemas, bibliotecas, museus, arquivos;
- Bares com entretenimento (shows e espetáculos);
- Parques de diversão, discotecas, boliches, sinuca;
- Serviços de colocação de piercings e tatuagens.
- Atividades artísticas, como produção teatral, musical e de dança e circo;
- Parques, zoológicos e jardins;
- Feiras, congressos, exposições, filmagens de festas, casas de festas, bufê e afins ;

Variante Delta     

O painel da evolução da covid-19 mostra que Minas Gerais já tem transmissão comunitária da variante Delta. O número, no entanto, ainda é baixo, de acordo com o secretário Fábio Baccheretti, embora a tendência seja de aumento. 

Há 12 casos confirmados no estado, sendo cinco na macrorregião Centro, quatro na Sudeste, dois na Noroeste e um na macro Norte. Esse total corresponde a 0,4% das amostras mineiras. No país, 21% das amostras já indicam contaminação pela variante.   

Além disso, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) analisa outros oito casos prováveis ligados à Delta.           

A estratégia adotada pelo Comitê Extraordinário Covid-19 é de intensificar a vigilância em regiões limítrofes, que fazem divisa com outros estados, como a Leste do Sul e a Sudeste, que estão próximas do Rio de Janeiro, onde a variante está mais disseminada.         

“Já temos transmissão comunitária dentro do estado, mas ela ainda está baixa. As medidas de prevenção para a variante Delta devem ser mantidas: uso de máscara, higiene das mãos e distanciamento social. É importante que a gente continue seguindo esses protocolos”, frisa o secretário. 

Minas divida em Ondas
Foto - Reprodução. Crédito - Agência Minas

Informações sobre variante delta são do 19/8/2021. O governo reitera que o Minas Consciente é atualizado semanalmente e o protocolo poderá sofrer alterações conforme a evolução da pandemia no estado.

Deixar Um Comentário