Ocultar anuncios
Ao Vivo

19ª Reunião Orinária da Câmara de Ouro Preto-MG

Role para baixo para ler nossas matérias
Corrida / Atitude ALMG 01/10/2025
Saneouro 17/09/2025
PMOP 26/08/2025
Cooperouro 04/08/2025

Chuvas em Minas: saiba como as prefeituras podem solicitar recursos ao Governo do Brasil

Conheça o que prefeitos e prefeitas podem e devem fazer.
Publicado em Noticias
Data de publicação: 11/03/2026 17:25
Última atualização: 11/03/2026 17:25
Ministério do Desenvolvimento Social determina rapidez e facilidade no acesso aos recursos. Crédito - Tânia Rego/Agência Brasil.
Ministério do Desenvolvimento Social determina rapidez e facilidade no acesso aos recursos. Crédito - Tânia Rego/Agência Brasil.

O Governo do Brasil, por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), repassa recursos extraordinários a estados e municípios da Zona da Mata mineira, que estejam em situação de emergência ou calamidade pública reconhecida pela Defesa Civil Nacional.

Através da iniciativa, o Governo Federal busca oferecer suporte e proteção às famílias afetadas por desastres climáticos, disponibilizando R$ 20 mil para cada grupo de 50 pessoas desabrigadas.

Os gestores de assistência social dos municípios mineiros e do estado podem solicitar esses recursos, desde que atendam a dois critérios principais para serem considerados elegíveis ao apoio federal.

O primeiro critério é ter, no mínimo, 50 pessoas desabrigadas e acolhidas pelo poder público, indicando a necessidade de uma intervenção rápida.

O segundo critério é possuir o reconhecimento federal da situação de emergência ou calamidade, que formaliza a condição de vulnerabilidade da localidade.

A solicitação é simplificada, feita por ofício do gestor da assistência social ao MDS, solicitando o cofinanciamento e agilizando o processo de liberação dos fundos. O documento deve ser enviado para o e-mail [email protected].

Para facilitar o procedimento, o MDS disponibiliza um modelo de requerimento simplificado no seu portal na internet.

Acesse o requerimento

Os recursos podem ser usados para estruturar abrigos provisórios, comprar alimentos, água potável, colchões, roupas, produtos de higiene e limpeza, essenciais para o bem-estar das pessoas acolhidas.

Além disso, os recursos podem cobrir a contratação de equipes de referência e apoio, reparos para acessibilidade, aluguel de imóveis para acolhimento temporário ou hospedagem, e veículos para transporte da população e das equipes, garantindo uma assistência completa.

boca a boca

Matérias Salvas