Nesta sexta-feira (21), no salão do Colégio Providência, será realizada a cerimônia solene de outorga da Medalha Pedro Aleixo, maior honraria concedida pela Prefeitura de Mariana.
A medalha leva o nome do jurista e ex-presidente da República, Pedro Aleixo, natural do distrito de Bandeirantes. A honraria foi instituída pela Lei Municipal n.° 3.722/2022 e homenageia pessoas que contribuíram na promoção da justiça e do bem-estar na comunidade marianense.
No ano de 2025, serão homenageadas as seguintes personalidades:
Alexandre Silveira de Oliveira
Antônio Augusto Junho Anastasia
Carlos Henrique Martins Teixeira
Euclydes Marcos Pettersen Neto
Luís Eduardo Falcão
Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior
Marcelo de Oliveira Milagres
Mauro Henrique Tramonte
Nikolas Ferreira de Oliveira
Rodrigo Badaró Almeida de Castro
Sérgio André da Fonseca Xavier
Thiago Colnago Cabral
Thiago Fellipe Motta Cota
Pedro Aleixo
Nascido em 1° de agosto de 1901, o marianense Pedro Aleixo foi um dos maiores políticos mineiros do século XX. Além de deputado federal, presidente da Câmara dos Deputados e vice-presidente da República, Aleixo foi professor titular do curso de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e fundador do jornal Estado de Minas.
Em 1930 foi um dos líderes mineiros da revolução que levou à presidência do Brasil o gaúcho Getúlio Vargas. Já em 1943, durante a ditadura do Estado Novo (1937-1945), Pedro Aleixo assinou, junto de outros políticos, o Manifesto dos Mineiros, pedindo o retorno do país ao regime democrático. No entanto, durante o governo de João Goulart (1961-1964), foi um dos articuladores do golpe de estado que instaurou uma nova ditadura de 21 anos.
Eleito indiretamente vice-presidente da República para o período 1967 e 1969, Pedro Aleixo deveria assumir a presidência após a morte do presidente Costa e Silva, mas, por ter se posicionado contra a promulgação do Ato Institucional n° 5, em dezembro de 1968, foi impedido de tomar posse pelos militares.
Mesmo não assumindo o cargo, a Lei Federal nº 12.486/2011, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, incluiu o seu nome na galeria de ex-presidentes do Brasil.
Em Mariana, além da medalha, Pedro Aleixo dá nome ao Paço Municipal, sede do Poder Executivo.
Só não entendi a indicação de Nicolas Ferreira para essa homenagem. Um “cidadão” que não faz nada de útil para a sociedade, muito pelo contrário, é um exímio divulgador de fake News, preconceituoso, homofóbico, pessoa sem um pingo de escrúpulos que disseminao ódio e a desinformação.
Me admira o Município prestar esse papel!
Indignada!
Caramba Oedro Aleixo deve estar revirando em seu túmulo ao saber que a câmara de mariana concedeu está medalha ao excrementissimo sr. deputado federal Nicolas Ferreira, um ser abjeto medíocre mentiroso na verdade um crapula. Parabéns que o indicou. os afins se atraem.
Caramba Pedro Aleixo deve estar revirando em seu túmulo ao saber que a câmara de mariana concedeu está medalha ao excrementissimo sr. deputado federal Nicolas Ferreira, um ser abjeto medíocre mentiroso na verdade um crapula. Parabéns que o indicou. os afins se atraem.