Nesta sexta-feira, dia 19, foi realizada a cerimônia de início da restauração da Igreja de Bom Jesus de Matosinhos, uma das obras mais aguardadas pela comunidade de Ouro Preto. Financiada pelo PAC Cidades Históricas, a execução da obra será realizada pelo município de Ouro Preto.
Com um investimento de quase 4 milhões de reais, a restauração tem previsão de conclusão em janeiro de 2026. Estiveram presentes no evento secretários, vereadores, membros da comunidade, alunos da Escola Municipal Alfredo Baeta, o prefeito Angelo Oswaldo, a vice-prefeita Regina Braga e o Padre Adilson, pároco da Igreja Nossa Senhora do Pilar.
O pároco abençoou o início das obras e expressou a expectativa dos fiéis: “Queremos que comece bem, continue bem e termine ainda melhor. São várias etapas e fases da obra, mas com o início, já nos sentimos mais animados e felizes. Estamos agradecidos.”
A primeira etapa da obra envolve alterações internas, incluindo serviços de estruturação e contenção da Igreja, com um projeto estrutural complexo que envolve o estaqueamento da torre para garantir estabilidade. Além disso, serão realizadas obras civis abrangendo o telhado, alvenaria, instalações elétricas e hidráulicas.
Numa etapa futura, será construído o muro de contenção ao redor da Igreja, atualmente em aprovação pelo Governo Federal, e a etapa de conservação dos bens artísticos e históricos, elementos que também estão em fase de aprovação.
alunos da escola alfredo baeta ??