23ª Reunião da Câmara de Ouro Preto
Clique play e assista

Casos de suspeita de Sarampo em Ouro Preto-MG

Home » Casos de suspeita de Sarampo em Ouro Preto-MG
Por Tino Ansaloni Publicado em 11/09/2019, 07:02 - Atualizado em 11/09/2019, 10:00

Nos dias 07 e 10 de setembro, dois casos suspeitos de sarampo deixaram a população agitada e o reflexo ainda é observado nas redes sociais, com muitas informações falsas.

Nossa redação conversou com Maria das Mercês Santos André de Melo, Coordenadora do Setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde do município de Ouro Preto, que afirma a aplicação correta de todo o protocolo.

No primeiro caso, ocorrido no sábado, 07/09, uma criança, moradora da cidade de Poços de Caldas-MG, deu entrada na Santa Casa de Misericórdia, com febre e poucas manchas pelo corpo, semelhantes as de caso de sarampo. A equipe da instituição efetuou o bloqueio vacinal que se trata da aplicação de vacina tríplice viral (caxumba, sarampo e rubéola) em todas as pessoas que estiveram em contato com o paciente, tanto no ambiente familiar, quanto no próprio hospital, além de fazer a assepsia dos locais do ambiente hospitalar onde a criança esteve. A médica que efetuou o atendimento tomou as providências necessárias e não viu a necessidade de manter a internação do paciente, após a normas protocolares serem efetuadas.

Já no caso da UPA – Unidade de Pronto Atendimento, localizada na Rua Mecânico José Português, bairro São Cristóvão, uma criança de 8 meses está em isolamento, sob observação, aguardando resultados de exames. O paciente deu entrada na data de hoje, por volta de 11h30 e segundo a Coordenadora do Setor de Epidemiologia, foi vacinada no dia 26/08/2019. Devido ao tempo de vacina, a criança pode estar com a reação da mesma, chamada de sarampo vacinal, que não é contagioso.

A UPA foi interditada para assepsia da recepção onde a criança aguardou atendimento vacinação das pessoas que estavam no mesmo ambiente também aguardando. Todas as pessoas presentes, que não mostraram cartão de saúde confirmando vacinação em dia, foram vacinadas. A interdição, por alguns minutos, da unidade de saúde, se fez necessária, para controle das pessoas que ali estavam e sua devida vacinação.   

Maria das Mercês Santos afirma que todos os cuidados foram tomados e que a criança não se encontra em estado grave. A manutenção da mesma em isolamento é mais uma das normas protocolares usadas nesses casos, até resultado de exames. A unidade se encontra em funcionamento normal.

Dados do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais apontam à propagação do vírus do sarampo no Brasil. A maior incidência é no estado de São Paulo, com 99% dos casos, no período entre 02 de junho a 24 de agosto de 2019.

Em Minas Gerais, foram confirmados 13 casos nas regiões de Belo Horizonte, Contagem e Betim, durante todo o ano de 2019. Em Uberlândia, 9 casos estão em análise laboratorial.

Deixar Um Comentário