Black Friday em Ouro Preto: 7 dicas de como turbinar suas vendas

O 10º ano da Black Friday acontece no próximo dia 29/11.

Home » Black Friday em Ouro Preto: 7 dicas de como turbinar suas vendas
Por Wendell Soares - ACEOP Publicado em 13/11/2019, 16:20 - Atualizado em 13/11/2019, 16:20
Foto-Arte reprodução. Crédito-ACEOP. Siga no Google News

O termo Black Friday – em português, Sexta-feira negra, foi criado na Filadélfia, Estados Unidos, na década de 1960. É uma data que acontece sempre na 4ª sexta-feira de novembro, após o feriado de ações de graças. Por lá, já é uma das datas mais importantes de vendas no país.

No Brasil, a Black Friday acontece desde 2010 e, em sua 10ª edição, já tem expectativa tão grande quanto o Natal, Dia das crianças e Dia das mães. A data, aliás, subiu 23% nas vendas no último ano, e tem ticket médio de compra de R$608,00.

Para se ter ideia do seu impacto, a Black Friday gerou um faturamento de R$2,6 bilhões para o e-commerce brasileiro em 2018 representando 4,9% de todo o faturamento do mercado online nesse ano. 

Mas não é apenas o comércio online que fatura com a data. As lojas físicas podem também aproveitar a situação para renovar estoque para o Natal, oferecer ofertas diferenciadas e lucrar. Mas lembre-se: os clientes procuram promoções exclusivas para a data, então é momento de se criar um planejamento que – ainda que reduza a margem de lucro, conquiste novos clientes ou gere faturamento pelo montante.

Em 2019, a Black Friday vai acontecer no dia 29 de novembro. Por isto, preparamos este artigo, com 7 dicas de como se preparar para a Black Friday.

1 – Crie promoções reais na Black Friday

A primeira dica é a mais importante. Por isso, não caia no popular “pela metade do dobro ou black fraude”. Temos certeza que você não quer ter seu estabelecimento lembrado por isso. Além do cliente poder acionar o Procon, isso desqualifica a ocasião. O importante é: veja suas prioridades ao escolher uma promoção. Às vezes é mais chamativo colocar produtos específicos com desconto atraente do que “toda a loja com 10%”. Um desconto que acontece em situações normais não é convidativo. Por isto, repense o que vai ser o chamariz da loja.

2 – Analise seu estoque e garanta a promoção

A conferência de estoque vai te ajudar a decidir o que pode ser promocionado. Desde um produto que está fora de linha, àquele que é o carro chefe do seu negócio. Arrisque um desconto maior. Pense naqueles produtos ou serviços que precisam ser vendidos. Inclusive para quem trabalha no setor de serviços, este é momento de dar visibilidade aos que têm menos saída.

Esta também é a situação ideal para se fazer caixa, uma vez que os maiores descontos podem vir atrelados à pagamento em espécie.

3 – Alie preço a lucro

Tome cuidado para não ter mais prejuízo que lucro, nunca vendendo um produto abaixo da margem de compra. Contudo, repense se não vale a pena ter uma margem menor e o ganho em cima do montante, ao vender vários destes produtos.

4 – Veja quais produtos novos podem ser promocionados

Essa é uma ótima ação para você realmente surpreender os seus clientes e ainda vender mais nesta Black Friday. Mas para que mesmo assim sua loja saia no lucro, vale a pena consultar os seus fornecedores de produtos para analisar se eles estão com preços diferenciados para lojistas. 

5 – Foque na data para a promoção, e evite estender os prazos

O que faz uma campanha sazonal ter sucesso é sua duração. E no caso da Black Friday, não é diferente. Um desconto realmente atrativo, por um único dia, é mais interessante que um desconto menor que o cliente encontra durante todo o mês. Ainda que vários estabelecimentos optem por Black november, black week, em geral, têm menos impacto que as promoções na data.

Opte por centralizar tudo na sexta-feira.

6 – Decore sua vitrine e faça da data uma ocasião realmente especial

A vitrine vai ter um papel super importante na Black Friday. Afinal, ela é um ótimo atrativo de clientes. Por isso, quanto mais trabalha e com descontos ela tiver, mais vendas serão realizadas. Isso porque quando um cliente passa em frente à loja, sua vitrine vai ter poucos segundos para chamar a atenção e fazê-lo decidir se entra ou não em sua loja. Portanto, sua vitrine de Black tem que ter uma atenção ainda mais especial!

7 – Divulgue conosco, gratuitamente, sua Black Friday

Após todos estes passos, chegou a hora da divulgação. E pensando nisso, a ACEOP irá reunir todas as promoções de seus associados para a Black Friday, com divulgação através do mailing, whatsapp, redes sociais, site e aplicativo. Não há nenhum custo adicional para o associado, e todos os cadastrados em nossos canais receberão, ao longo da sexta-feira, todas as informações das principais promoções do comércio da cidade. São 32 mil pessoas impactadas diretamente com uma única campanha.

Para participar, basta entrar em contato conosco pelo (31)3551-1469 ou mandar sua promoção até o dia 27/11 para [email protected].

Aos lojistas, ainda teremos gratuito e aberto ao público, a palestra "Gestão de vendas", que irão te ajudar a turbinar suas vendas neste final do ano. Basta fazer seu cadastro e o de sua equipe, clicando aqui.

Se você é consumidor em Ouro Preto, baixe já nosso aplicativo e receba, além de todas as informações da cidade, as principais promoções da Black Friday direto em seu celular. Disponível para IOS e Android.

Deixar Um Comentário