“Biblioteca na Praça” reunirá estudantes e comunidade para tarde de leitura em Mariana-MG

Evento acontece no dia 27 de setembro e contará ainda com declamações do Grupo Travessuras, conversa com a escritora Jailda de Freitas, apreciação de registros, coral e balé.

Home » “Biblioteca na Praça” reunirá estudantes e comunidade para tarde de leitura em Mariana-MG
Por João Paulo Silva Publicado em 16/09/2019, 08:41 - Atualizado em 16/09/2019, 08:41
Foto- Biblioteca Pública Municipal Benjamin Lemos, em Mariana-MG. Crédito-Reprodução/Divulgação Siga no Google News

No dia 27 de setembro, sexta-feira, de 14h30 as 16h30, a Praça Gomes Freire, também conhecida como “Jardim”, situada no centro histórico de Mariana (MG), receberá estudantes da rede municipal de ensino para uma tarde de leitura e apreciação dos varais de registros das ações educativas da Biblioteca Municipal Benjamin Lemos. O objetivo é aproximar a biblioteca do seu público leitor e da cena pública da cidade, tradicional “Cidade das Belas Letras”.

O evento contará com a participação do Coral e Balé do CRIA (Centro de Referência à Criança e ao Adolescente), além do Grupo Travessuras. A convidada especial dessa edição da “Biblioteca na Praça” é Jailda de Freitas, autora de “A Vida em Mistérios”. A obra será tema de uma roda de conversa com os estudantes e pretende atrair também o grande público.

Jailda de Freitas, membro da 1ª turma da Academia Infatojuvenil de Letras, um departamento da Academia Marianense de Letras. Crédito-Reprodução.

A biblioteca

Criada por Lei 761 de 12 de dezembro de 1985 como equipamento cultural da Secretaria Municipal de Educação, a Biblioteca Pública Municipal Padre Antônio Ferreira da Cruz, originariamente, já nasceu grande.

Por Lei 2019 de 2006, seu patrono passou a ser Benjamin Lemos, mas o escopo da Biblioteca e suas atividades-fim vêm se ampliando a cada dia por meio de sua coordenadoria que tem à frente a professora Patrícia Ferreira, Mestre e Doutora em História Social pela USP (Universidade de São Paulo).

O projeto em vigor na gestão atual da Biblioteca Pública se encontra aos cuidados da Coordenação da Casa do Professor, Acervos e Difusão Cultural da Secretaria Municipal de Educação de Mariana.

Desde que instalada, esta coordenação tem ampliado o diálogo com as instituições parceiras e congêneres, buscando inserir a Biblioteca na cena da Cidade, fazendo com que ela se aproprie do seu calendário cultural, e dialogue com todos os públicos, fazendo fluir e dinamizar os seus serviços.

A Biblioteca Pública Benjamin Lemos é mantenedora de um acervo estimado em 20 mil títulos entre livros e periódicos.

Deixar Um Comentário