Belo Horizonte sedia 33ª Feira Nacional de Artesanato, uma das maiores da América Latina

Cada município irá expor os seus produtos em estandes de nove metros quadrados.

Home » Belo Horizonte sedia 33ª Feira Nacional de Artesanato, uma das maiores da América Latina
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 06/12/2022, 16:14 - Atualizado em 06/12/2022, 16:14
Foto – Matheus Fonseca/Sede MG Siga no Google News

Com o tema ‘Tudo na vida acontece artesanalmente’, a 33ª Feira Nacional de Artesanato (FNA) acontece entre os dias 6 e 11/12, no Expominas, em Belo Horizonte. Uma das mais tradicionais feiras de toda América Latina, a FNA recebe artesãos de todo país para exporem e venderem seus produtos, além de ser uma excelente oportunidade para refinar negócios e ampliar networking.

E, assim como faz há cerca de 20 anos, o Governo de Minas Gerais, por meio da Diretoria de Artesanato, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, apoia a participação dos artesãos mineiros, disponibilizando a eles, nesta edição, uma área de 400 metros quadrados, por edital de chamamento público, para mostrar a riqueza do artesanato mineiro. E além disso, o espaço conta ainda com a área “Marca Coletiva”,  iniciativa do  Sebrae em parceria com a Sede, cuja finalidade é ampliar a divulgação e dar visibilidade e apoio ao artesanato regional, dando amplo  destaque aos artesãos do Vale do Jequitinhonha, em grandes eventos do setor.

O  "Projeto Cidades Mineiras - Artesanato Mineiro - Negócios, Cultura e Mineiridade” estará presente na feira ocupando um espaço junto ao foyer principal. O espaço, inscrito na Lei Estadual de Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), patrocinado pela Cemig e realizado pelo Instituto Centro Cape, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e Sebrae Minas, reunirá representantes de 20 cidades de Minas Gerais. Cada município irá expor os seus produtos em estandes de nove metros quadrados. A FNA 2022 contará também com oficinas artesanais gratuitas, apresentações culturais com manifestações artísticas do folclore e do cancioneiro nacional, cortejos e shows musicais.

Para selecionar as cidades do projeto, o Instituto Centro Cape, organizador da Feira, convidou a Sede, por meio da Diretoria de Artesanato (Dart) e entidades parceiras, como a Federação do Artesanato Mineiro (FAM), que indicaram os seguintes municípios: Araguari, Araçuaí, Cassia, Catas Altas da Noruega, Cristina, Delfinópolis, Felício dos Santos, Ipanema, Itajubá, Itamarandiba, Marliéria, Marmelópolis, Morro do Pilar, Nova Lima, Paracatu, Pedra Azul, Piranguinho, Serro, Soledade de Minas e Unaí.

A FNA também oferecerá oficinas participativas patrocinadas pela Cemig para os interessados em aprender o artesanato em suas mais diversas modalidades. Haverá oficinas de madeira, sacolas de presente em origami, scrapbook, instrumentos musicais, gnomos, incensário, bonecas, educação ambiental (minhocário e compostagem), entre outras.

De acordo com o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, “a Feira Nacional de Artesanato é uma oportunidade excelente para todos os artesãos, tendo em vista ser um evento de grande porte, com numerosas possibilidades para além da venda dos produtos. É  também a oportunidade de levar a arte mineira para todo Brasil e outras partes do mundo, evidenciando a beleza e riqueza da cultura e das tradições do nosso estado”.

Sobre a Feira Nacional de Artesanato 2022

A FNA acontece há 33 anos em Belo Horizonte, realizada pelo Instituto Centro Cape, no Expominas, e neste ano espera alcançar recorde de público em comparação com 2021. A feira contempla uma área de 2.400 m2, com 900 stands, 3.500 artesãos e vai contar a história do homem através de suas ferramentas, começando com 6.000 AC, com a pedra lascada e terminando em 2022, demonstrando como o fazer artesanal ainda é importante para preparação dos protótipos de carros, motores, móveis, até foguetes.

Dezesseis shows estão previstos para os dias de feira, além de apresentação em forma de cortejo e no Butiquim, na área externa, que já virou um projeto de sucesso, divulgando, principalmente, pequenos grupos que não têm oportunidade de se apresentarem para os públicos mineiros. Além disso, mais de 30 prefeituras de Minas Gerais trarão seus artesãos e as riquezas de suas cidades. Para alimentação a feira conta com 8 lanchonetes, além de 15 quiosques de comida variada espalhados pelo pavilhão.

Feira durante a Copa do Mundo

2022 é ano de copa do mundo e a FNA acontece durante a competição. Tendo isso em vista, o evento contará com telões em led de 30m2 e mais 14 TV´s de 75” que estarão espalhados por todo pavilhão para que os visitantes possam assistir aos jogos da Copa do Mundo que acontecerão na terça-feira(6/12), na sexta (9/12) e sábado (10/12).

Sede / Divulgação

Deixar Um Comentário