Aulão Solidário de Redação para o Enem é realizado na Escola Estadual de Ouro Preto
A iniciativa, premiada pelo Governo de Minas, conta com apoio de instituições públicas e privadas. Alunos e professores do Polivalente relatam sobre a relevância do projeto.
O professor e jornalista Éverlan Stutz ministrou na última segunda-feira, 12 de agosto, dois Aulões Solidários de Redação para o Enem no auditório da Escola Estadual de Ouro Preto, na Bauxita. A primeira ação educativa foi direcionada para as turmas do terceiro ano do Polivalente e aconteceu na parte da tarde. Às 19h, o Aulão de Redação foi realizado para os alunos da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e foi aberto ao público. Os itens de materiais de limpeza arrecadados foram doados para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
De acordo com a professora de empreendedorismo Ana Moreira, graduada em Turismo pela UFOP, o incentivo à participação dos estudantes foi o diferencial da ação educativa. “Fiquei admirada com os alunos participando ativamente das dinâmicas elaboradas pelo professor que tem uma didática excelente”, relata Moreira.
A estudante do terceiro ano do ensino médio Yasmin Campos pretende cursar direito na UFOP. "Com os conhecimentos repassados, acredito que vou obter bons resultados na prova de redação”, explica Yasmin que participou de dinâmicas de construção de argumentos durante a aula.
Para Ana Vitória de Jesus, o conteúdo que ela mais gostou foi como deve ser elaborada a introdução de um texto dissertativo-argumentativo. “É difícil começar a escrever. Aprendi estratégias para contextualizar o tema no tempo e espaço. O método utilizado sanou muitas dúvidas. Gostei bastante da aula”, afirma Ana Vitória que visa utilizar a política de cotas do Governo Federal para garantir uma vaga no ensino superior.
Técnico em mineração pelo IFMG/Campus Ouro Preto, Rafael Fernandes intenciona cursar administração na UFOP. “O aulão é uma iniciativa bastante válida. O maior peso na nota geral do Enem está concentrado na redação. E temos que estar preparados para fazermos uma boa prova”, analisa Rafael.
Licenciado e mestre em Matemática pela UFOP, Renan de Oliveira é professor efetivo do Estado desde 2018. Como meio de incentivar os estudantes, Renan colaborou na construção de argumentos e falou da importância do projeto para a comunidade escolar. “Trata-se de uma didática diferenciada, pois o professor de redação conseguiu prender a atenção dos alunos, incentivou a participação deles de uma forma dinâmica e agregadora”, argumenta Oliveira.
Para o professor e jornalista Éverlan Stutz, o Aulão Solidário de Redação para o Enem é um projeto que visa agregar conhecimentos e parcerias. “A Escola Estadual de Ouro Preto tem uma ótima infraestrutura e profissionais excelentes. Agradeço a todos os funcionários e alunos da escola por acolher e apoiar a iniciativa”, enfatiza Stutz.
O projeto Aulão Solidário de Redação para o Enem conta com o apoio institucional do Instituto Federal de Minas Gerais/Campus Ouro Preto, das Superintendências Regionais de Ensino de Ouro Preto e Varginha, da Câmara Municipal de Ouro Preto, da Secretaria de Cultura de Conselheiro Lafaiete, da Associação de Desenvolvimento Regional de Passos, da Associação de Amparo a Pacientes com Câncer de Conselheiro Lafaiete, do Lar São Vicente de Paula de Ouro Preto e da Escola Estadual Cônego Luiz Vieira da Silva de Ouro Branco.
As escolas e outras instituições interessadas em agendar o projeto podem entrar em contato pelo e-mail: [email protected]
Deixar Um Comentário