Atos pela democracia são realizados em Mariana e Ouro Preto no final de semana

Em Ouro Preto, a "Tenda da Democracia" estará ativa até o próximo sábado (27), véspera das eleições com oficinais, atrações culturais e orientações políticas aos indecisos.

Home » Atos pela democracia são realizados em Mariana e Ouro Preto no final de semana
Por João Paulo Silva Publicado em 21/10/2018, 15:00 - Atualizado em 02/07/2019, 01:12
Foto-João Paulo Teluca Silva/Jornal Voz Ativa. Siga no Google News

Foto-Tenda da Democracia na Praça Tiradentes, Ouro Preto-MG
Crédito-João Paulo Teluca Silva

Diversas ações políticas pela democracia foram realizadas neste fim de semana em Mariana e Ouro Preto. Na Primaz de Minas, um movimento suprapartidário, organizado e deliberado a partir de plenária popular, organizou o ato “Mariana pela democracia, contra o fascismo”. Vários membros de movimentos sociais se reuniram no sábado (20), logo nas primeiras horas da manhã, no Centro de Convenções Alphonsus Guimarães.

A uma semana das eleições presidenciais que definirão o futuro do país nos próximos quatros anos, os militantes entregaram panfletos e conversaram com a população sobre a importância do voto consciente e a consequência do ato, principalmente para esferas mais frágeis da sociedade, como mulheres, negros e lgbts.

Amendoim, membro do Grupo Internacional da Capoeira, presente em 19 estados e mais de 25 países e que também atua em Mariana com diversos projetos sociais, lembrou Moa do Katendê, capoeirista baiana morto com 12 facadas na Bahia, após uma discussão política.

“Além de negro, Moa do Katendê era um formador de opinião ao divulgar a nossa cultura. A morte dele, simbolicamente, representa a morte diária de tantos negros pelo Brasil que, infelizmente, não causa comoção à sociedade e muito menos preocupação na maioria dos nossos representantes políticos”.

A presidenta do Conselho de Igualdade Racial de Mariana, Aída Anacleto, disse que esse é o momento crucial para que a população se conscientize do seu papel na sociedade, representado, principalmente, pela expressão do voto. “A onda de ódio enfrentada nos últimos tempos em nosso país nos faz lembrar o quanto é inadmissível que haja retrocessos em nossas poucas e recentes conquistas. Nós, mulheres negras, temos que levantar a cabeça e sair conscientizando cada um dos moradores de Mariana. Chega de escravizar o nosso povo. A nossa liberdade de expressão está colocada em jogo. Nenhum direito a menos”.

Ouro Preto

Já em Ouro Preto, a Frente Popular, composta por militantes em defesa da democracia e de uma nova política econômica em Minas Gerais, em parceria com a União Brasileira de Mulheres (UBM) e diversos membros de movimentos sociais realizaram, de 9 às 17h, na Praça Tiradentes, uma tenda da democracia com oficinas e diversas atrações culturais.

A presidenta da União Brasileira de Mulheres (UBM-Ouro Preto), Débora Queiroz, revelou que a tenda da democracia estará ativa, todos os dias, de 9 às 17h, no mesmo local, até o próximo sábado. “Todos aqueles que quiserem passar por aqui e tirar dúvidas sobre os projetos de país que poderão ser definidos no domingo serão bem-vindos. Vamos construir o máximo de atividades possíveis durante a semana para que consigamos construir o máximo de mobilização possível, pois sabemos que existem muitas pessoas indecisas em relação ao voto. São pessoas muito bem-intencionadas que não acreditam na violência como saída para os problemas do Brasil”.

O rapper ouro-pretano J.R falou um pouco sobre o cenário político social enfrentado no país e do rap como arma de resistência. “Tudo o que vem acontecendo no nosso país não é culpa deste ou daquele partido. É a mesma situação repetida há mais de 500 anos, apenas isso. A bandeira do Brasil já fala tudo – “Ordem e Progresso”, ou seja, ordem para o cidadão pobre e progresso para os ricos que estão cada vez mais ricos. Já o rap, com essas letras gigantescas, é o reflexo de tudo o que está entupido na nossa garganta. Temos muito o que falar, ainda que muitos se recusem a ouvir a nossa voz”.

Disputado pelos presidenciáveis Fernando Haddad e Jair Bolsonaro, o segundo turno das eleições 2018 será decido no próximo domingo (28). Uma massa de eleitores ainda não optou pela esquerda ou direita e outra se recusa a votar nos dois candidatos, conforme pesquisa realizada pelo IBOPE, divulgada na última segunda-feira (15).

A pesquisa aponta que 9% dos eleitores declararam voto nulo ou branco para o segundo turno, o que deve beneficiar o candidato que está na frente nas pesquisas. De acordo com o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) os votos nulos, brancos e abstenções não são contabilizados e acabam indiretamente por dar vantagem a quem está em primeiro na disputa.

Foto-João Paulo Teluca Silva/Jornal Voz Ativa.

Deixar Um Comentário