O Museu da Inconfidência, importante marco histórico situado em Ouro Preto, na região Central de Minas Gerais, inaugurou na última quarta-feira (13/5) a impactante exposição “Arte nas Janelas”. Integrando as celebrações em torno da abolição da escravatura no Brasil, a mostra presta homenagem a figuras proeminentes e lideranças culturais emblemáticas da cidade, com o objetivo de valorizar as ricas práticas culturais que ainda florescem no município.
A exposição, composta por expressivas fotografias, foi estrategicamente instalada nas janelas mais elevadas da fachada do icônico prédio histórico. A iniciativa foi viabilizada pelo apoio do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), através do programa Minas Para Sempre, com recursos do Semente, núcleo de fomento a projetos socioambientais do MPMG.
Esta ação colaborativa reúne esforços da Prefeitura de Ouro Preto, do Museu da Inconfidência e da Joaquim Artes e Ofícios. A equipe responsável pela concepção da exposição dedicou-se a identificar os mestres e mestras que personificam importantes referências culturais da cidade, como o congado, as celebrações da Semana Santa e a capoeira.
A mostra também reverencia personalidades queridas pela comunidade local, a exemplo de Bené da Flauta e Niníca. Após criteriosa seleção, um talentoso grupo de fotógrafos, incluindo Zedu Monte, Eduardo Tropia, Alexandre Martins, Lucas Godoy e o Coletivo Olho de Vidro, realizou a pesquisa e captação das imagens. A exposição apresenta obras de Zedu Monte, Mila Damasceno e Dimas Guedes (in memorian).
Essa significativa homenagem integra um conjunto de ações inseridas nas obras emergenciais de restauro conduzidas pela Joaquim de Artes e Ofícios. Essas intervenções fazem parte da execução do projeto de prevenção contra incêndio e pânico, reforma e revisão das instalações elétricas, pintura das alvenarias e limpeza das cantarias das fachadas do Museu da Inconfidência.
O programa Minas para Sempre direciona recursos provenientes de medidas compensatórias ambientais, firmadas entre o MPMG e entidades privadas, para projetos dedicados à revitalização de importantes referências culturais do estado de Minas Gerais.

Matérias relacionadas

FAOP faz balanço positivo do “Sextas Abertas” e próxima edição acontece em Cachoeira do Campo
18/06/2025 às 11:02
Cemig investe cerca de R$ 500 mil em Santa Casa de Ouro Preto
17/06/2025 às 17:05
Mariana recebe Clube de Leitura com foco na Poesia Africana de Língua Portuguesa
17/06/2025 às 15:59
Erros comuns na manipulação de alimentos em casa que podem causar intoxicações
17/06/2025 às 15:31
Ouro Preto-MG – Pastelzinho do Alto da Cruz reabre na sexta-feira
17/06/2025 às 14:53
Deixar Um Comentário