22ª Reunião da Câmara de Ouro Preto
Clique play e assista

“Apadrinhe uma Imagem”: contribua com a restauração de imagens sacras da Igreja de Nossa Senhora da Conceição

Inciativa do Padre Edmar, a campanha foi lançada oficialmente na manhã desta quinta-feira (06/05) e reforça o processo de restauração do Santuário, iniciado em 2014; Restauração das imagens não estava inclusa na obra.

Home » “Apadrinhe uma Imagem”: contribua com a restauração de imagens sacras da Igreja de Nossa Senhora da Conceição
Por João Paulo Silva Publicado em 07/05/2021, 14:04 - Atualizado em 07/05/2021, 14:05
Foto – Lançamento da Campanha “Apadrinhe uma Imagem”. Crédito – Ane Souz/PMOP. Siga no Google News

A religiosidade é uma característica nata do povo ouro-pretano. Cidade Patrimônio Cultural da Humanidade, Ouro Preto (MG) exala fé e devoção por suas ladeiras, seus templos seculares e até mesmo nos nomes de seus bairros. Mas você já pensou na possibilidade de ser um agente da restauração das imagens de seus santos ou santas de devoção?  É justamente essa a proposta da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição que busca apoio da comunidade por meio da campanha “Apadrinhe uma Imagem”. Lançada oficialmente na manhã de hoje (06/05), a ação visa restaurar um conjunto de 23 imagens sacras do Santuário, complementando o grande esforço de recuperação do templo iniciado ainda no final do ano de 2014.

Clique aqui e assista pelo Facebook a transmissão ao vivo do lançamento feita pelo Jornal Voz Ativa

Assista aqui pelo YouTube

https://youtu.be/NQuSET7JFsE

Seguindo os protocolos sanitários de combate à Covid-19, Padre Edmar José da Silva, pároco da Igreja de Nossa Senhora da Conceição se reuniu com André Macieira arquiteto e urbanista e chefe do escritório técnico do Iphan; com o prefeito municipal, Angelo Oswaldo; a secretária de Cultura e Patrimônio, Margareth Monteiro; Dom Barroso, Bispo Emérito de Oliveira, dentre outras personalidades importantes da área histórica no município para esclarecer alguns pontos da campanha. “Essa cerimônia simples, mas cheia de simbolismo e significado, marca o início das obras de restauração das imagens contempladas nessa campanha”, disse padre Edmar.

Cerimônia de lançamento da campanha "Apadrinhe uma Imagem". Crédito - Ane Souz/PMOP.

Antes de conduzir a Oração do Espírito Santo e homenagear Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Saúde, Dom Barroso cuja a própria história se confunde com a da paróquia, afirmou que padre Edmar foi inspirado por Deus ao dar o primeiro passo para a realização da campanha.

“Nada acontece por acaso, o Espírito Santo é quem vai nos norteando, mostrando o caminho e dizendo como devemos agir. É realmente uma ação muito feliz do padre Edmar, dar a oportunidade às pessoas de poder escolher um santo de sua devoção e apadrinhá-lo. Tudo o que se faz com a participação da comunidade tem um valor extraordinário”.  

Foto - Dom Barroso, Bispo Emérito de Oliveira. Crédito - Ane Souz/PMOP.

Ainda de acordo com padre Edmar, foram escolhidas várias pessoas “generosas” para auxiliar no andamento da campanha que conta com o empenho da Comissão da própria paróquia a qual deverá prestar contas de todo o processo. Além do prefeito Angelo Oswaldo que participará da campanha de apadrinhamento enquanto fiel e não na figura de gestor público, a campanha já conta também com a participação de mais duas pessoas, Márcia de Oliveira Gomes e Gracileia Neto.

Sobre a ideia da campanha, padre Edmar conta que sempre ao visitar as obras de restauração do Santuário, se deparava com as imagens de Santa Bárbara e São João Nepomuceno. “Eu olhava para elas e o que via era um estado de má conservação. Elas realmente estavam muito deterioradas. Conversando com algumas pessoas, descobri que a imaginária da nossa Matriz não estava contemplada no projeto do Iphan e do governo federal. Então me surgiu essa preocupação. Como é que vamos devolver para a comunidade um templo restaurado e lindo com as imagens nos nichos todas deterioradas?”

Padre Edmar José da Silva, pároco da Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Crédito - Ane Souz/PMOP.

Com esse questionamento em mente, padre Edmar logo cogitou a ideia da comunidade agir como a principal parceira do projeto. A princípio, o slogan que iria nortear a campanha seria “adote uma imagem”, mas de acordo com o sacerdote, não pareceu uma boa ideia. Até que se chegou à frase “apadrinhe uma imagem”, o que fez todo o sentido e foi aprovado pela Comissão Paroquial. “O Padrinho tem total responsabilidade sobre o seu afilhado e tem, inclusive, a oportunidade de acompanha-lo. É justamente o que vai acontecer na nossa campanha”.

Como participar

Embora a campanha, criada para durar pelo menos um ano, tenha sido anunciada na manhã de hoje (06), as arrecadações já estão acontecendo desde o mês de fevereiro, o que de acordo com padre Edmar pode reduzir a sua vigência para nove meses. Dezoito famílias ouro-pretanas já apadrinharam imagens. Outras cinco foram reservadas para que a comunidade possa contribuir por meio de carnês, já que nem todo núcleo familiar possui condições de doar o valor integral necessário para a restauração. No entanto, ainda que o valor seja menor, essas famílias também poderão visitar o processo de restauração mediante acordo com a paróquia.

Padrinhos e Madrinhas poderão acompanhar o processo de intervenção das imagens sacras. Crédito - Ane Souz/PMOP.

De forma ainda mais detalhada, padre Edmar explica que os padrinhos poderão acompanhar o processo de intervenção com visitas ao ateliê, após agendamento prévio. Eles também vão receber um selo de agradecimento e participação na campanha que, ao final, contará com cerimônias de recolocação das imagens sacras, também com participação dos padrinhos.

Técnicos

André Macieira comentou que todo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) se posicionou enquanto grande entusiasta desta campanha e afirmou que a iniciativa veio coroar um grande esforço das representações locais, estaduais e nacional do Instituto.

“Durante toda a obra e elaboração dos projetos, nós contamos com diversos dirigentes que batalharam muito para que isso acontecesse. A igreja foi fechada em 2013 e as obras iniciadas no final de 2014. Mesmo com vários percalços, sejam eles financeiros ou políticos, as nossas obras continuam e vão contemplar elementos que nós não havíamos previsto ou mesmo tínhamos conhecimento de que eram passíveis de operação. Agora, por meio dessa iniciativa, completa-se o sentido de todo esse trabalho. Isso desperta um sentimento de responsabilidade de toda a comunidade para com o seu próprio acervo. O patrimônio pertence às pessoas, já que elas dão sentido a ele”.  

Foto - André Macieira arquiteto e urbanista e chefe do escritório técnico do Iphan. Crédito - Ane Souz/PMOP.

Gilson Felipe, proprietário da empresa Ânima que já atua no restauro do Santuário e ficará, também encarregada do processo de restauração das imagens que constituem o acervo da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, diz que, o templo é um dos mais importantes do Brasil e destacou os desafios envolvidos nesse trabalho tão sutil. Ele diz que “o restauro das imagens é fundamental para a história não só de Ouro Preto, mas de todo o país e ressaltou a importância do envolvimento de toda a comunidade, do apoio técnico do Iphan e parabenizou padre Edmar por “essa iniciativa que pode transpor fronteiras”. 

Madrinhas

As duas fieis engajadas na campanha responderam ao questionamento de padre Edmar. Afinal, o que as motivaram a serem madrinhas das imagens do Santuário de Nossa Senhora da Conceição? Márcia citou as palavras de Dom Barroso ao afirmar que nada acontece por acaso e completou dizendo que foi “agraciada por Deus a ajudar na restauração e escolheu Nossa Senhora da Boa Morte”, santa com quem tem uma ligação muito forte desde a infância.

Foto - Márcia já é madrinha de Nossa Senhora da Boa Morte. Crédito - Ane Souz/PMOP.

Márcia conta que sempre, ao encerrar uma oração junto aos seus familiares, sua avó dedicava a reza à santa. “Porém eu nunca tive a chance de conhecer a imagem de Nossa Senhora da Boa Morte”, primeira santa que ela avistou ao adentrar também pela primeira vez na Igreja de Nossa Senhora da Conceição. “Eu tenho certeza de que ela buscou a minha mãe e a levou em paz. Para mim é uma emoção muito grande poder ajudar na restauração. Agradeço a Deus por essa oportunidade”.

Já Gracilei que optou por ajudar no restauro da imagem de São Domingos Mor, disse ainda não conhecer muito a história do santo, mas que optou por apadrinhar a imagem em devoção a Nossa Senhora da Conceição. “Eu e minha família somos muito devotos da Santa e tenho muitas graças alcançadas por intermédio dela. Agradeço ao padre Edmar por essa iniciativa e desejamos ver o Santuário aberto o mais breve possível”.

Mais que uma organização eclesiástica

O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, disse que a cidade ganhou um grande presente que foi a volta do padre Edmar que já tinha sido pároco de Santa Efigênia e depois foi para Itabirito [MG]. “Ele voltou para estar à frente dessa importante paróquia que não é apenas uma organização eclesiástica, mas também uma instituição cultural, como a concebeu Dom Barroso ao criar o Museu Aleijadinho, a Semana do Aleijadinho, o Coral São Pio X e agora a escola de música, com o apoio do padre Edmar”.  

Foto - Interior da Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Crédito - Ane Souz/PMOP.

“Padre Edmar voltou com uma experiência que já indicava essa direção, para confirmar o que disse Dom Barroso ao afirmar que nada acontece por acaso e que Deus está sempre presente. Padre Edmar foi responsável pela restauração de duas igrejas no município de Itabirito, em Acuruí, no caminho do Rio das Velhas que nasce no alto da Serra de Ouro Preto. Com essa iniciativa tão importante e aclamada pela população de Itabirito, ele chega a Ouro Preto e encontra a Matriz em pleno restauro. Agora, além dos elementos artísticos integrados, nós temos também todo esse conjunto móvel de imagens, graças à iniciativa do nosso pároco”, completou Angelo Oswaldo afirmando também que não escolheu uma imagem específica, “mas sim a Campanha”.

Foto - Angelo Oswaldo, prefeito de Ouro Preto. Crédito - Ane Souz/PMOP.

Por fim, Margareth Menezes reforçou toda a gratidão aos envolvidos, principalmente ao padre Edmar, nesse trabalho que visa a preservação do patrimônio em Ouro Preto. “Essa é uma forma de despertar em toda a comunidade um sentimento de pertencimento. Por meio dessa ação, conseguimos entender que os maiores guardiões de todo esse rico acervo somos nós”.

Foto - A secretária de Cultura e Patrimônio, Margareth Monteiro, concede entrevista ao Jornal Voz Ativa. Crédito - Ane Souz/PMOP.

A campanha terá somente a participação de “pessoa física”, apesar de algumas empresas terem demonstrado a disponibilidade em apadrinhar, porém, segundo Padre Edmar, em momento futuro, será organizada outra etapa para que “pessoas jurídicas” possam ajudar. 

Para mais informações, entrar em contato com o Escritório Paroquial

Telefone: (31) 3551-3282
E-mail: [email protected]

Deixar Um Comentário